Alimentos para pacientes com febre tifóide permitidos e proibidos

A febre tifóide ou tifóide é causada por uma infecção bacteriana Salmonella typhi que entram no corpo através do consumo de alimentos ou bebidas contaminados. A febre tifóide ataca o trato digestivo. Portanto, a comida para quem sofre de tifo também deve ser organizada dessa forma.

Sintomas de febre tifóide

A doença tifóide é muito comum em áreas com instalações sanitárias inadequadas e em pessoas que não implementaram totalmente estilos de vida limpos e saudáveis. Os sintomas da febre tifóide aparecerão dentro de uma a três semanas após a bactéria S. typhi infectar. Reclamações comuns incluem:
  • Fraco
  • Dor de cabeça
  • Febre alta
  • Tremendo
  • Dor de estômago
  • Diarreia ou prisão de ventre
  • Barriga inchada
  • Dor de garganta

Tratamento de febre tifóide

O tratamento com antibióticos é muito eficaz na cura da febre tifóide. Este medicamento deve ser tomado mesmo que se sinta melhor após alguns dias de toma. Nunca pare de tomar antibióticos sem consultar seu médico. Sua condição pode piorar e desenvolver resistência aos antibióticos. A resistência aos antibióticos fará com que certos tipos de antibióticos não funcionem mais para erradicar as bactérias em seu corpo, portanto, você precisará de um tipo mais forte de antibiótico. Enquanto isso, o paciente também deve manter sua alimentação e limpeza durante o período de cicatrização para não transmitir a doença a outras pessoas. [[Artigo relacionado]]

Tipos de alimentos recomendados para quem sofre de febre tifóide

Quando as pessoas com febre tifóide ainda apresentam sintomas, como febre, estômago e digestão, geralmente sentem desconforto. É por isso que é melhor dar às pessoas com tifo alimentos leves, macios e fáceis de digerir. Aqui está a explicação

1. Comida suave

Alimentos leves, sem ervas e especiarias, visam evitar irritações no trato digestivo. Neste caso, especialmente, as pessoas que sofrem de febre tifóide devem evitar alimentos picantes. Esse tipo de alimento para pessoas com febre tifóide também serve para reduzir a acidez gástrica para que não haja mais inflamações graves no trato gastrointestinal.

2. Rico em nutrientes e calorias

Embora os alimentos para quem sofre de tifo não devam conter muitas especiarias e temperos, esses alimentos devem ser capazes de atender às necessidades nutricionais e calóricas dos pacientes com tifo. Quando você tem febre, a taxa metabólica basal de seu corpo aumenta em até 10%. Isso significa que mais tecido corporal é processado para se tornar energia. Portanto, os alimentos para quem sofre de tifo devem conter muitas proteínas e calorias suficientes.

3. Líquido

Fluidos adequados também devem ser fornecidos para manter a hidratação e o equilíbrio eletrolítico do corpo. Aconselha-se beber muita água, embora também possa ser de sucos de frutas sem açúcar. Sopa de alimentos, como canja de galinha, também são bons para quem sofre de tifo.

Opções alimentares para quem sofre de febre tifóide

Assim como em outros casos de infecção, a dieta de pacientes com febre tifóide deve ser considerada. Portanto, escolha alimentos que sejam brandos, mas fáceis de digerir e leves. Alimentos como esse têm como objetivo facilitar a digestão e estimular o sistema imunológico. Em geral, são consumidos alimentos que são bons para pessoas com febre tifóide, incluindo:

1. Alimentos com alto teor calórico

Alimentos como batata cozida, banana, mingau, macarrão, pão branco são exemplos de alimentos com alto teor calórico. Pequenas porções de alguns desses alimentos ajudarão a fornecer energia para pacientes com febre tifóide.

2. Há muito molho e alto teor de água

As pessoas que sofrem de febre tifóide são aconselhadas a consumir frutas ricas em água (como melancia, melão, uvas e damascos), água na boca, suco de limão, manteiga, bebidas com eletrólitos e caldo de vegetais para evitar a desidratação.

3. Alimentos ricos em carboidratos

Alimentos semissólidos, como mingaus, ovos cozidos e batatas assadas, são alimentos fáceis de digerir e contêm carboidratos saudáveis, muito úteis para pessoas com tifo.

4. Produtos lácteos

Iogurte e leite serão muito úteis para garantir que as pessoas com febre tifóide recebam proteína suficiente no corpo e devem estar sempre disponíveis na dieta de pacientes com febre tifóide.

Mudar lentamente de alimento líquido para sólido

Se uma pessoa com febre tifóide perder o apetite, pode-se fazer a mudança de sua dieta de líquida para sólida para atender às suas necessidades nutricionais, enquanto espera o retorno do apetite. Mudanças nos padrões de alimentação, também conhecidas como dietas progressivas, podem ser feitas das seguintes maneiras:

1. Ainda com febre e sem apetite

Dê alimentos líquidos na forma de água de coco, líquidos eletrolíticos, sucos de frutas frescas e sopas diversas. Esse tipo de alimento pode continuar a ser dado a pessoas com febre tifóide até que a febre baixe e a temperatura corporal volte ao normal. Se houver sintomas de náusea, você pode comer alimentos de textura sólida, como mingau ou arroz integral.

2. Depois de alguns dias consumindo alimentos líquidos

Pessoas com febre tifóide podem comer bananas, melões, melancias, uvas e outras frutas gradualmente. Evite alimentos sólidos primeiro, a menos que o paciente esteja realmente com fome.

3. Quando o apetite do paciente está melhorando

Com o aumento do apetite dos portadores de febre tifóide, comece a dar alimentos macios. Por exemplo, mingau, arroz mole (arroz do time), batata cozida ou purê, ovo de boi, iogurte, preparação de maçã e sopa de vegetais.

4. No período de recuperação da febre tifóide

Quem sofre de febre tifóide pode começar a comer frutas ou vegetais cozidos, ovos e alimentos ricos em carboidratos (como pão branco e arroz) durante o dia. Ovos e iogurte são boas fontes de proteína para pessoas com febre tifóide porque são mais fáceis de digerir do que a carne.

Tipos de alimentos a evitar quando você tem febre tifóide

O objetivo de regular a dieta de quem sofre de tifo é garantir que a doença não piore. Alimentos para pessoas com febre tifóide devem ajudar a acelerar o processo de cicatrização e reduzir os sintomas de infecção no trato gastrointestinal. Os tabus alimentares para pessoas com febre tifóide incluem:
  • Alimentos com alto teor de fibra, como cereais grãos inteiros , aveia , pão de trigo , e vegetais frescos, como saladas. A ingestão de alimentos ricos em fibras fará com que o sistema digestivo trabalhe mais.
  • Tipos de repolho e repolho, tipos de pimentão (como pimentões e pimentões) e rabanetes. Esses alimentos podem causar queixas de flatulência.
  • Alimentos oleosos, condimentados e especiarias como pimenta, pimenta em pó e assim por diante também devem ser evitados para não agravar a inflamação no trato digestivo.
[[artigos relacionados]] Reclamações que são sentidas devido aos sintomas do tifo e alimentos insípidos que devem ser ingeridos costumam dificultar a alimentação dos portadores de tifo. Para contornar isso, coma aos poucos, mas com mais frequência. Isso garantirá que seu corpo ainda receba os nutrientes e as calorias de que necessita para sua recuperação.