Estágios do exame Leopold em mulheres grávidas e suas funções

Quando as mulheres grávidas entram no terceiro trimestre, vários exames antes do parto serão realizados pelos médicos. Um que seu médico pode escolher é um exame Leopold. Você já ouviu esse termo? Leopold é um exame físico realizado por um obstetra para verificar o estado do feto.

A função do exame de Leopold em mulheres grávidas

O exame Leopold é um exame com o método tátil que visa determinar a condição e a posição do feto no útero. Normalmente, o exame de Leopold é realizado no terceiro trimestre da gravidez, antes do parto. Isso ocorre porque o objetivo do exame de Leopold é determinar a localização da cabeça do feto (pélvis ou não). A posição do feto no útero pode variar e mudar na idade gestacional. O bebê pode ficar na posição da cabeça na parte inferior do útero, ou na nádega, para transversalmente. Por meio desse exame, o médico também pode determinar a condição do canal do parto que será passado pelo bebê. No final, esse exame pode ser usado pelo médico para determinar o processo de parto correto para você, por via vaginal ou por cesariana. Leia também: Trimestre 3 da Gravidez: Quais são os desenvolvimentos e riscos que as futuras mães precisam saber?

Quantos testes Leopold existem?

Este exame possui quatro movimentos com suas respectivas funções. Veja como verificar Leopold 1 a 4 que pode ser seguido:

1. Leopold 1

Leopold é feito para descobrir a idade gestacional e que parte do feto está na parte superior do abdômen da mãe (fundo do útero). O truque é que o médico colocará as duas mãos no topo do estômago da mãe para estimar o topo. Se parecer duro e redondo, é provável que seja a cabeça do feto. Se for macio e sensível, pode indicar nádegas. Idealmente, nesta seção nádegas palpáveis ​​do feto.

2. Leopold 2

Este movimento Leopold II requer que seu examinador apalpe (toque) a lateral do abdômen da mãe. O obstetra ou a parteira colocará as duas mãos na área e, em seguida, aplicará uma pressão suave, mas profunda. O segundo objetivo de Leopold é determinar se o feto está voltado para a direita ou para a esquerda. O médico sentirá a parte larga e dura e indicará que é a parte de trás do feto. Por exemplo, se o médico sentir a área dura e larga à esquerda, o lado direito parece macio e irregular, o médico interpretará como um feto voltado para a esquerda.

3. Leopold 3

Como na primeira manobra, o médico confirmará a apresentação do feto e estimará sua posição. Este terceiro Leopold visa determinar a parte do corpo fetal sob o útero, seja a cabeça, as nádegas ou as pernas. Normalmente, esse fundo é a cabeça. No entanto, essa parte também pode ser as pernas, ombros ou nádegas. Se isso acontecer, o feto corre o risco de nádegas. Se a apresentação do feto não for sentida ou vazia, então é possível que a posição fetal seja transversal. Este terceiro exame também pode ser usado para estimar o peso fetal e o volume do líquido amniótico.

4. Leopold 4

O exame de Leopold iv é feito palpando a parte inferior do abdômen. O objetivo desse movimento é determinar se o feto já está no canal de parto, entrando na pélvis da mãe ou não. Se tiver entrado na cavidade pélvica, geralmente a cabeça do feto será difícil de sentir. Você também deve estar preparado para passar pelo trabalho de parto em um futuro próximo. Leia também: O que é a preparação da mãe e do casal para o parto?

Suporte para exame Leopold

Os resultados do exame Leopold acima podem ser levados em consideração pelo médico para determinar um processo de parto seguro para você. No entanto, para decidir, os médicos costumam recomendar vários exames pré-natais que podem determinar o estado da gravidez e a saúde do feto de forma mais detalhada, a saber:

1. Ultra-som (ultra-sonografia)

O exame de ultrassom pode detectar a prontidão do útero e do feto antes do processo de parto. Por meio da ultrassonografia, o obstetra terá uma imagem mais nítida da posição do feto, do volume do líquido amniótico, até as anomalias congênitas que o feto pode apresentar.

2. CTG (cardiotocografia)

CTG é um exame de suporte para determinar a condição do bebê através dos batimentos cardíacos. Quanto mais ativo o bebê for, mais rápida será sua freqüência cardíaca. Essa ferramenta também pode ser usada para medir a frequência cardíaca do bebê quando você já está tendo contrações. Leopold é muito útil para obstetras ou parteiras que atuam em unidades de saúde sem equipamento de ultrassom. Também não é preciso duvidar dos resultados das medidas com esse método manual, pois há estudos que afirmam que a acurácia desse exame não difere muito de um aparelho de ultrassom de custo mais caro. Se você quiser consultar diretamente com um médico sobre Leopold, você podechat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.

Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.