O uso de dentaduras pode restaurar a função da cavidade oral como antes. Mas, às vezes, esses dentes podem ficar frouxos, tornando-os desconfortáveis quando usados ou até mesmo causar efeitos colaterais, como feridas na boca. Quando isso acontecer, você precisa ir ao dentista imediatamente para que como lidar com dentaduras soltas possa ser feito imediatamente.Também é aconselhável não atrasar o reparo ou reparo de dentaduras. Porque se próteses desconfortáveis forem constantemente forçadas a usar, haverá muitas perdas.
Como lidar com dentaduras soltas
A aplicação de cola dentária pode tratar próteses soltas. Existem várias etapas que você pode seguir para lidar com próteses soltas, a saber:
1. Usando cola dentária
A cola dentária, ou o que na linguagem médica também pode ser chamada de adesivo, é uma solução rápida para superar dentaduras soltas. Para usar esta cola para próteses, basta aplicar uma pequena quantidade na superfície interna das próteses. Essa cola tem um poder adesivo para aderir à superfície de dentaduras e gengivas, para que os dentes não se soltem ou fiquem soltos. As regras de uso de cola dentária podem variar dependendo da marca que você usa. Portanto, certifique-se de seguir os passos indicados na embalagem. Observe que o uso de cola dentária é uma solução temporária. Também não é aconselhável aplicar a cola mais de uma vez por dia.
2. Relining dentaduras
Relining é um procedimento realizado por dentistas para revestir novamente a superfície da prótese dentária de forma que sua forma possa ser ajustada aos tecidos da cavidade oral. No processo
relining, o médico irá reimprimir a mandíbula. A impressão é então usada como uma referência para o número de processos de revestimento que precisam ser realizados. Com o revestimento adequado, o formato da dentadura retornará ao tecido da cavidade oral, de modo que adira bem e seja confortável ao ser usada.
3. Colocação do implante
Existem vários métodos para fazer com que as próteses utilizadas possam ser estáveis na cavidade oral. Em dentaduras de acrílico, os aparelhos ortodônticos são geralmente usados e colocados nos dentes remanescentes. Nas dentaduras plásticas modernas, a fixação ocorre automaticamente entre as dentaduras e as gengivas. Porém, no último método, que é o mais recente e estável, o médico instalará o implante. Os implantes são um tipo de parafuso implantado na gengiva. No final do implante, um dispositivo como um ímã ou um clipe será conectado para fazer com que o interior da dentadura adira bem e fique estável na cavidade oral. Você ainda pode remover e instalar dentaduras em casa, como as dentaduras normais que devem ser limpas ou guardadas antes de ir para a cama. Lembre-se de que os implantes para suporte de dentaduras são diferentes dos implantes dentários normais.
Leia também:O risco de instalar dentaduras sem extrair os dentes primeiro
Por que as dentaduras se soltam?
As próteses podem se soltar quando há mudanças nos tecidos orais com a idade. As próteses podem se soltar após anos de uso ou mesmo quando o uso é curto. Existem vários motivos, tais como:
• Mudanças na estrutura dos tecidos orais
Com a idade, várias mudanças ocorrerão no corpo. A pele fica mais enrugada, a visão fica embaçada e os ossos e gengivas da cavidade oral sofrem reabsorção ou absorção, de modo que sua posição fica mais baixa ou estreita. Quando ocorre a reabsorção óssea, as próteses cuja forma é ajustada ao formato do osso se tornam mal adaptadas ou frouxas quando usadas.
• Excesso de saliva na cavidade oral
Quando as dentaduras são colocadas, inicialmente o tecido oral irá confundir o objeto como um objeto estranho. Como resultado, a produção de saliva aumenta automaticamente. Quando isso acontece, pode ser difícil encaixar perfeitamente as dentaduras nas gengivas.
• Danos aos dentes pilares
Se você usar próteses removíveis de acrílico com aparelho e dentes adjacentes para suporte, pode ocorrer afrouxamento quando os abutments são cáries ou deterioração. Isso evitará que os fios grudem nos dentes e fará com que a dentadura fique frouxa ao usá-la para mastigar.
• Danos às dentaduras
Se danificadas, as dentaduras também podem ficar frouxas, embora não haja alterações no tecido da cavidade oral. Quando as dentaduras estão quebradas, rachadas ou deformadas devido ao uso impróprio, você deve substituí-las imediatamente por novas. [[Artigo relacionado]]
Por quantos anos as próteses devem ser substituídas?
Não há um tempo específico para a substituição da dentadura. Desde que a dentadura esteja em boas condições, seja confortável para usar e seja limpa regularmente, você não precisa ser substituída. Mesmo assim, em média, as próteses removíveis e de instalação automática precisam ser substituídas a cada 5 anos porque estão gastas, soltas, danificadas ou mesmo quebradas. Se as próteses que você usa forem desconfortáveis de usar devido a danos ou outras condições, entre imediatamente em contato com o seu dentista para repará-las ou substituí-las por novas. Porque se dentaduras que são desconfortáveis ou danificadas são usadas continuamente, você experimentará alguns efeitos colaterais, como aftas que não desaparecem, dor ao mastigar, dor na mandíbula, dificuldade de engolir. Sempre verifique o estado de sua cavidade oral regularmente com o dentista para ver o estado de suas dentaduras. Porque, às vezes, os usuários de próteses não sabem que os dentes que utilizam são fonte de doenças e problemas na cavidade oral. Se você quiser saber mais sobre dentaduras,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play.