Explicação completa do condicionamento operante na teoria de Skinner

O condicionamento operante é um método de aprendizagem que usa recompensas e punições como consequências comportamentais. Esta teoria foi desenvolvida por B.F Skinner e frequentemente também é chamada de teoria de Skinner e condicionamento instrumental. O condicionamento operante pode ser praticado em muitos aspectos da vida cotidiana, especialmente durante as atividades de aprendizagem em sala de aula. Dessa forma, muitas crianças aprenderam um comportamento bom ou positivo até se acostumarem a ele.

Definição de condicionamento operante

O conceito de recompensa e punição usado no condicionamento operante O condicionamento operante é um método de aprendizagem que usa recompensas e punições como consequência de um comportamento. Com este método, as pessoas que o estudam compreenderão a relação que existe entre o comportamento e as consequências. No mundo da pesquisa, esse conceito pode ser visto em ratos em experimentos. Os camundongos foram colocados em uma gaiola, com 2 luzes, cada uma verde e outra vermelha. Então, ao lado da lâmpada há uma alavanca. Se você mover a alavanca quando a luz verde estiver acesa, o mouse obterá comida. No entanto, se você mover a alavanca quando a luz vermelha estiver acesa, o mouse receberá um choque leve. Com o tempo, o rato aprendeu que a alavanca só deveria ser puxada quando a luz verde estava acesa e ignorou a alavanca quando a luz vermelha estava acesa. Isso indica que o rato conseguiu estabelecer uma conexão entre o comportamento e as consequências por meio das recompensas e punições que recebe.

Tipos de comportamento de acordo com Skinner

O movimento reflexo é um exemplo de comportamento respondente de acordo com Skinner. Skinner distingue o comportamento humano em 2 grupos principais, ou seja, comportamento respondente e comportamento operante. Cada um deles se relaciona com a teoria do condicionamento operante que ele elaborou.

• Comportamento respondente

O comportamento respondente é aquele que aparece automática e reflexivamente, como manter a mão afastada ao tocar acidentalmente em um objeto quente ou mover a perna quando o médico bate em seu joelho. Esse comportamento não precisa ser aprendido e será dominado pelos humanos automaticamente.

• Comportamento operante

Enquanto isso, o comportamento operante ou comportamento operante é o comportamento que aprendemos e iremos revelar, seja intencionalmente ou não quando houver um evento relacionado. Este comportamento operante pode ser formado por meio de condicionamento operante. Podemos treinar a nós mesmos e aos outros para fazer coisas que são consideradas boas e, assim que nos acostumarmos, esses comportamentos se tornarão parte de nosso comportamento diário. Leia também:Quais são os comportamentos normais e anormais dos adolescentes?

Componentes do condicionamento operante

No conceito de condicionamento operante, existem componentes-chave que precisam ser compreendidos, a saber, reforço (suporte ou recompensa) e punição (punição).

• Reforço

Exemplos de reforço positivo no condicionamento operante O reforço é qualquer coisa que aconteça que possa fortalecer um comportamento. O reforço pode ser positivo ou negativo.
  • Reforço positivo

O reforço positivo é algo que produz ou reforça um comportamento positivo. Por exemplo, depois que você faz um bom trabalho no escritório, a empresa lhe dá elogios e bônus salariais. O bônus salarial é um reforço positivo que pode melhorar seu próximo desempenho no escritório.

Porque, você aprenderá que, fazendo um bom trabalho, haverá consequências positivas que serão obtidas.

  • Reforço negativo

O reforço negativo é algo que é feito para interromper o comportamento negativo encontrado. Por exemplo, seu filho grita no meio da multidão e a gritaria para depois que você lhe dá um lanche. Isso vai te fazer pensar que dando um lanche, terá como consequência que a criança fica tranquila. No entanto, esse comportamento não é positivo e você se acostumará a depender de lanches quando seu filho estiver agitado. Leia também:Como repreender uma criança sem gritar e berrar

• Punição

Exemplos de punição no condicionamento operante O oposto de reforço, punição é qualquer coisa que possa reduzir a ocorrência de um comportamento. A punição também é dividida em duas, ou seja, punição positiva e punição negativa.
  • Punição Positiva
Punição Positiva ou punição por aplicação É feita uma tentativa de reduzir a ocorrência de um comportamento atenuando a resposta. Um exemplo é punir uma criança batendo levemente em seu corpo por se comportar mal em público.
  • Punição negativa
A punição negativa também é conhecida como punição por remoção. Ou seja, essa ação é realizada livrando-se de objetos ou qualquer coisa que possa desencadear um comportamento negativo. Um exemplo dessa etapa é proibir as crianças de brincar com dispositivos e mantê-los caso se comportem mal em público. [[Artigo relacionado]]

Exemplos de aplicações de condicionamento operante na vida cotidiana

Elogiar uma criança ativa é um exemplo de condicionamento operante em uma aula.O condicionamento operante pode ser praticado na vida cotidiana, tanto para você, para crianças e outras pessoas. Aqui está um exemplo.
  • Elogie os alunos que estão calmos em sala de aula na frente de outras crianças, para que os outros queiram obter o mesmo apreço. Este método é geralmente praticado com eficácia nas aulas de educação infantil (PAUD).
  • Quando há alunos ativos na turma e o professor diz que o aluno não precisa fazer o dever de casa porque já está participando ativamente, o aluno aprenderá as consequências positivas de ser um aluno ativo na turma.
  • Treine o animal dando-lhe comida toda vez que ele obedecer aos comandos dados
  • Punir as crianças pegando seus aparelhos porque elas não limpam o quarto sujo e bagunçado.
Se a punição não conseguir tornar a criança mais ordeira, você pode substituí-la por uma abordagem mais positiva. Por exemplo, prometa um presente ou recompensa aumentando o tempo de funcionamento do gadget de acordo com seu sucesso na limpeza do ambiente. Portanto, se ele puder limpar o quarto por 10 minutos, você também aumentará o tempo de reprodução do gadget em 10 minutos. Se você quiser saber mais sobre o condicionamento operante e outros padrões de comportamento, pergunte a um psicólogo no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.