A albumina é uma substância importante no organismo, esse é o seu papel

A albumina é uma das substâncias mais abundantes no sangue. Portanto, quando a quantidade é menor, você sente alguns sintomas desagradáveis. O que é albumina? Quais são as funções da albumina para o corpo? A albumina é na verdade um tipo de proteína produzida no fígado, mas a maior parte dela é distribuída diretamente por todo o corpo através da corrente sanguínea. A albumina é o principal tipo de proteína do sangue encarregada de controlar a pressão osmótica do próprio sangue, para que a albumina não se mova. Em adultos, o fígado produz cerca de 12 gramas de albumina por dia, o que representa 25% da síntese de proteínas hepáticas e metade de todas as proteínas excretadas pelo órgão. Enquanto isso, os níveis normais de albumina são 3,4-4,7 g / dL e constituem cerca de 60% da proteína plasmática total.

A albumina é uma substância com esta série de funções importantes

A albumina, entre outros, desempenha um papel na distribuição de drogas pelo sangue. Os níveis de albumina no sangue refletem as condições de saúde do fígado, níveis de cálcio, nutrientes e o potencial para doenças crônicas no corpo. Não é à toa que os médicos às vezes recomendam que pacientes com certos sintomas façam um teste de albumina sérica por meio de coleta de sangue. Manter os níveis de albumina normais no corpo é muito importante para a saúde geral. Como uma proteína plasmática, as seguintes funções da albumina.

1. Mantenha a pressão osmótica

A albumina é responsável por manter 75% -80% da pressão osmótica plasmática. A pressão osmótica ocorre devido à presença de água em diferentes concentrações no organismo, que é influenciada pelo teor de sal e outros nutrientes do organismo.

2. Manter o equilíbrio ácido-base

A albumina também funciona como guardiã do equilíbrio ácido-base no corpo, porque tem muitos ânodos eletricamente carregados.

3. Distribuir medicamentos

Outra função da albumina é transportar drogas, como digoxina, varfarina, antiinflamatórios ou AINEs, etc. por todo o corpo, ao mesmo tempo ajudando seu metabolismo.

4. Distribuir outras substâncias

Além dos medicamentos, a albumina também é responsável pelo transporte de bilirrubina, ácidos graxos, íons, hormônios e minerais por todo o corpo através da circulação sanguínea.

5. Como antioxidante

A albumina pode atuar como um antioxidante que inibe a produção de radicais livres pelos leucócitos.

6. Como anticoagulante e antitrombótico

Em pequena escala, a albumina pode atuar como um anticoagulante por meio de muitos grupos carregados negativamente, que podem se ligar aos grupos carregados positivamente da antitrombina III. Essa função é mais beneficiada por pacientes em diálise (hemodiálise). Quando o nível de albumina no sangue cai abaixo de 3,5-2,5 g / dL, você sofre de uma condição conhecida como hipoalbuminemia. A hipoalbuminemia geralmente ocorre em idosos (idosos), pacientes em tratamento no hospital (hospitalização), pacientes desnutridos e pacientes com doença crônica avançada. [[Artigo relacionado]]

Sintomas de deficiência de albumina dos quais você deve estar ciente

A falta de albumina pode causar icterícia. A diminuição dos níveis de albumina é um sinal de que o fígado ou os rins estão com problemas. Os sintomas associados à doença incluem:
  • A icterícia, também conhecida como icterícia, é caracterizada por uma mudança na cor da pele e dos olhos para amarelo
  • Perda de peso repentina, mesmo se você não estiver fazendo dieta
  • Aparece fadiga excessiva
  • Inchaço ao redor das pernas, olhos e estômago
Ao sentir esses sintomas, o médico recomendará um teste de albumina sérica para determinar a gravidade do dano que ocorreu ao fígado. Em um teste de albumina, um médico irá tirar sangue de seu braço para ser testado em um laboratório. Um teste de albumina sérica também será recomendado por um médico para verificar o potencial de doenças crônicas do pâncreas e dos rins. Os testes de albumina também podem ser repetidos para determinar se seus órgãos melhoraram ou não após certos medicamentos. Níveis baixos de albumina podem indicar doenças como:
  • Danos ao fígado
  • Inflamação
  • Choque
  • Desnutrição
  • Síndrome nefrótica ou nefrótica
  • Doença de Crohn ou doença celíaca
Enquanto isso, níveis elevados de albumina indicam desidratação ou dieta rica em proteínas. No entanto, os médicos raramente usam o teste de albumina para diagnosticar a desidratação em pacientes. Se o seu médico suspeitar de lesão hepática, geralmente você será aconselhado a fazer outros exames para determinar o tipo de lesão hepática que você tem. A lesão hepática em si é dividida em 3 tipos: hepatite, cirrose e necrose hepatocelular. Qualquer que seja o diagnóstico, comunique ao seu médico os cuidados e tratamentos adequados. Você também deve consultar se deseja usar medicamentos fitoterápicos para que não haja contra-indicações aos medicamentos de médicos.