Antes de a infecção se espalhar, trate com antibióticos para gengivas inchadas

A dor de dente pode ocorrer quando uma bactéria entra na raiz do dente, também conhecida como abscesso dentário. Para superar isso, é necessário dar antibióticos para gengivas inchadas antes que piore. Além de dar antibióticos, várias coisas também podem ser feitas para aliviar a dor de dente em casa. Comece usando uma escova de dente macia, evite alimentos muito quentes e frios e aplique compressas de gelo ao redor da mandíbula.

Antibióticos para gengivas inchadas

Nem todas as dores de dente requerem antibióticos. As condições que obrigam você a tomar antibióticos são:
  • Quando a infecção é suficientemente grave
  • Quando a infecção começa a se espalhar
  • O paciente tem problemas de sistema imunológico
Se as condições acima ocorrerem, o dentista dará medicamentos para evitar que a infecção se espalhe para outros dentes ou até mesmo para a mandíbula e pescoço. Alguns tipos de antibióticos para gengivas inchadas que são comumente prescritos por médicos incluem:
  • Amoxicilina
  • Azitromicina
  • Cefoxitina
  • Metronidazol
  • Clindamicina
  • Penicilina
O tipo de antibiótico que você toma depende da bactéria que está causando a infecção. A forma como os medicamentos funcionam pode ser diferente no combate às bactérias, por isso tem de escolher qual é o mais eficaz. Da lista acima, penicilina é o grupo mais frequentemente prescrito para tratar infecções dentárias. Por outro lado, metronidazol também pode ser uma opção quando o paciente tem uma infecção bacteriana grave. Às vezes, esse tipo de medicamento é prescrito junto com penicilina se a infecção for ampla o suficiente e as bactérias forem mais diversificadas. Pacientes que têm uma reação alérgica a penicilina outras alternativas serão prescritas, como clindamicina ou eritromicina. Além de tomar antibióticos, há várias maneiras de aliviar a dor quando você tem uma infecção dentária, como:
  • Gargarejo com água morna e sal
  • Evite alimentos muito quentes ou frios
  • Mastigar o lado da boca sem problemas
  • Escove os dentes com uma escova macia
  • Reduza o consumo de alimentos e bebidas com alto teor de açúcar
Não menos importante, verificar regularmente o estado dos seus dentes com o médico, que é a cada 6 meses, é muito importante para garantir que a sua saúde dentária está bem mantida. Se houver algum problema, ele pode ser detectado precocemente, antes de se tornar uma infecção.

A maneira certa de tomar antibióticos

A dose de consumo de antibióticos depende da gravidade da doença. Certifique-se de tomar os antibióticos prescritos pelo seu médico para não desenvolver resistência aos antibióticos. O consumo de antibióticos, pelo menos, deve ser consistente por uma semana. Dependendo do tipo de medicamento administrado, em um dia pode ser tomado de 2 a 4 vezes. Mesmo que os sintomas que você sente tenham diminuído, ainda assim complete o consumo da droga. Caso contrário, é possível que alguns tipos de bactérias persistam e sejam mais difíceis de tratar.

A importância dos antibióticos no tratamento de infecções

Os antibióticos podem prevenir o agravamento de uma infecção na boca. Uma infecção ou abscesso dentário pode causar o aparecimento de uma bolsa cheia de pus. A causa pode ser cáries, lesões ou procedimentos médicos anteriores relacionados aos dentes e à boca. Ao experimentar uma infecção, o sofredor sentirá uma dor forte. Além disso, os dentes e as gengivas ficam mais sensíveis. A área infectada também aparecerá inchada. Se você sentir isso, consulte imediatamente um dentista para evitar a propagação da infecção. Isso é importante porque as infecções na boca podem afetar os tecidos circundantes, como cavidades nasais, causando sinusite; se atingir a área dos olhos, pode causar celulite e, em alguns casos, pode até atingir o cérebro se não for tratada adequadamente. Pessoas com problemas no sistema imunológico têm maior risco de desenvolver abscessos cerebrais. Esta infecção fará com que o cérebro inche devido ao aparecimento de pus e células mortas. Além de entrar por um ferimento aberto na cabeça, as bactérias também podem vir de infecções em outras partes do corpo, incluindo a boca, que fica perto do cérebro. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Além de infecções dentárias, abscessos cerebrais também podem ocorrer devido a: infecção do sinus ou o mesmo problema no ouvido. Para discutir mais sobre problemas de saúde bucal e dentária e como evitá-los, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.