A pele oleosa é um tipo de pele que ocorre quando as glândulas sebáceas produzem muito sebo. O excesso de produção de sebo torna a pele brilhante e brilhante. Saber as causas da pele oleosa e como tratá-la adequadamente é muito importante para manter a saúde da pele. A presença de sebo é muito importante para manter a umidade da pele. O sebo é uma substância oleosa que protege e mantém a umidade da pele. No entanto, se houver produção excessiva de sebo, pode ocorrer pele oleosa, tornando-a propensa a obstruir os poros, causando o aparecimento de acne. As características da pele oleosa geralmente são vistas na área do rosto. As características da pele oleosa incluem a aparência de um rosto oleoso ou brilhante, poros grandes e bem visíveis, a pele do rosto parece espessa e áspera, até que apareçam cravos e espinhas.
O que causa o rosto oleoso?
Existem várias causas de rosto oleoso que podem ocorrer. Alguns deles parecem impossíveis de prevenir. Portanto, é importante saber a causa da face oleosa para que como lidar com ela seja feito de maneira adequada. As várias causas do rosto oleoso são as seguintes.
1. Fatores genéticos
Uma das causas comuns de rosto oleoso é devido a fatores genéticos ou hereditariedade que vem da família. Portanto, se um dos pais tem o rosto oleoso, a criança também pode ter um tipo de pele semelhante.
2. Fator de idade
A pele oleosa tende a aumentar em adolescentes e adultos jovens. Os grupos de adolescentes e adultos jovens geralmente se queixam mais de rosto oleoso. Na verdade, as glândulas sebáceas podem produzir até 500% de sebo quando uma pessoa entra na puberdade. No entanto, com a idade, a pele perderá as proteínas da pele, incluindo o colágeno. Como resultado, a produção de sebo diminuirá e a pele ficará mais seca. Sem dúvida, os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão, começarão a aparecer.
3. Poros faciais dilatados
Os poros faciais grandes podem ser a causa de um rosto oleoso. Isso ocorre porque, em um rosto oleoso, as glândulas sebáceas produzirão mais sebo ou óleo natural. Os poros faciais podem aumentar devido à idade, alterações de peso ou incompatibilidade da pele com o uso de certos produtos para a pele.
4. Mudanças no tempo ou clima
A causa do rosto oleoso pode ser devido a mudanças no tempo e no clima. Quem mora ou está em um local onde o tempo ou clima é quente com muita umidade, corre o risco de deixar a pele mais oleosa. A pele também tende a ficar brilhante no verão.
5. Desequilíbrio hormonal
O desequilíbrio hormonal pode fazer com que as glândulas sebáceas produzam sebo excessivo, o que pode causar a oleosidade da pele. Essa condição geralmente surge devido à menstruação, gravidez, menopausa, uso de anticoncepcionais e vários outros fatores.
6. Pule o uso de hidratante
Ainda é importante usar hidratante para pele oleosa Os proprietários de pele oleosa muitas vezes assumem que o uso de
hidratante pode tornar a pele do rosto oleosa. Enquanto,
hidratante Para a pele oleosa é muito importante manter a pele úmida e bem hidratada. Especialmente se você usar medicamentos diários para acne que contenham ácido salicílico e peróxido de benzoíla. O uso de hidratante pode prevenir o ressecamento da pele devido ao tratamento da acne.
7. Limpe ou esfolie o rosto excessivamente
Lavar e esfoliar o rosto é uma série de cuidados com a pele que não é menos importante para quem tem pele oleosa. No entanto, se você lavar o rosto com muita frequência, as glândulas sebáceas respondem a isso como uma emergência. Como resultado, mais sebo ou óleo natural na pele serão produzidos.
8. Uso de produtos de cuidados da pele inadequados
É importante usar produtos para a pele específicos para pele oleosa. A causa da pele oleosa também pode ser desencadeada pelo uso de produtos
cuidados com a pele o que não é correto. Por exemplo, digamos que você tenha pele oleosa, mas, em vez disso, use produtos de cuidados da pele indicados para pele seca.
9. Comer muitos alimentos de alto índice glicêmico
Para algumas pessoas, o consumo de alimentos de alto índice glicêmico, como açúcar, carboidratos e gordura saturada, pode fazer com que a produção de sebo se torne ativa. Esta é a causa do próximo rosto oleoso. Além disso, os alimentos de alto índice glicêmico também correm o risco de aumentar os níveis de andrógenos no corpo, fazendo com que os hormônios fiquem desequilibrados.
10. Estresse
O estresse descontrolado também pode causar a ocorrência de pele oleosa. A razão é que, quando uma pessoa passa por estresse, a produção do hormônio cortisol aumenta. Como resultado, a pele produzirá mais, o que corre o risco de desencadear o aparecimento de outros problemas de pele.
Como cuidar da pele oleosa fazer?
Na verdade, é difícil superar completamente a condição de pele facial oleosa. No entanto, você pode fazer várias maneiras de tratar a pele oleosa abaixo para reduzir os níveis de óleo na pele facial. Com isso, outros problemas de pele que podem obstruir os poros ou causar acne podem ser evitados. Aqui estão os tratamentos para a pele oleosa que podem ser feitos.
1. Lave o rosto regularmente
Uma maneira de tratar a pele oleosa é lavar o rosto regularmente. Você pode lavar o rosto até 2 vezes ao dia. Evite usar sabonete líquido para o rosto com ingredientes que podem irritar a pele do rosto. Por exemplo, ele contém fragrâncias, álcool ou outros ingredientes excessivamente fortes. A razão é que esses vários ingredientes podem produzir mais sebo. Como solução, use um produto para lavagem de rosto com um conteúdo suave. Por exemplo, uma lavagem facial para pele oleosa que contém peróxido de benzoíla ou ácido salicílico. Ao lavar o rosto, você pode usar água morna ou água morna para enxaguar o rosto. Evite água muito quente ou fria, pois pode ressecar a pele e causar maior produção de sebo.
2. Aplicar hidratante
Pessoas com pele oleosa podem evitar o uso de hidratantes porque acredita-se que eles deixam a pele ainda mais oleosa. Na verdade, usar o hidratante certo é a maneira recomendada para tratar a pele facial oleosa. Para aqueles de vocês que têm pele facial oleosa, escolha um hidratante para pele oleosa sem óleo ou ingredientes à base de água para manter a pele hidratada sem sentir oleosidade. Além disso, procure os rótulos "sem óleo" ou "
óleo livre " e "
não comedogênico ou não propenso a obstrução dos poros. Esta forma de tratar um rosto oleoso também se aplica ao uso de cosméticos ou produtos cosméticos
Maquiagem.
3. Use protetor solar ou protetor solar
Outro cuidado com a pele oleosa que deve ser feito é usá-la regularmente
protetor solar ou protetor solar.
protetor solar visa prevenir rugas e manchas escuras na pele devido à exposição excessiva ao sol. A American Academy of Dermatology recomenda o uso de um filtro solar contendo
óxido de zinco e dióxido de titânio. Tente evitar usar
protetor solar contendo óleos e fragrâncias. Usar
protetor solar para pele oleosa com FPS 30 regularmente após usar hidratante antes de sair para atividades.
4. Desgaste papel mata-borrão ou papel pergaminho
O cuidado da pele oleosa que não é menos importante é usar
papel mata-borrão ou papel pergaminho. Embora a função do papel de óleo facial não possa controlar a produção de sebo na pele, este método de tratamento da pele oleosa pode funcionar para absorver o excesso de óleo da pele ao longo do dia. Assim, o brilho da pele facial pode ser reduzido.
5. Use uma máscara facial
O uso de máscaras faciais também pode ser uma forma de se livrar de um rosto oleoso. Você pode usar uma máscara facial para pele oleosa ou uma máscara facial natural feita de mel, aveia e
argila (lama). Você também pode usar uma máscara de clara de ovo para reduzir o excesso de produção de óleo no rosto. Se necessário, misture as claras com o suco de limão. Acredita-se que o conteúdo de vitamina C na água com limão pode tornar a pele mais saudável.
6. Use produtos de cuidado facial especificamente para pele oleosa
Como mencionado anteriormente, o uso de produtos de cuidado facial inadequados pode causar a ocorrência de pele oleosa. Portanto, é importante usar produtos de cuidados da pele oleosa como uma forma de lidar com isso. Geralmente, os tratamentos faciais especialmente concebidos para a pele oleosa são isentos de óleo e não têm tendência para obstruir os poros.
7. Esfolie a pele
Esfoliar regularmente pode ser uma forma de tratar a pele oleosa. A esfoliação facial é feita removendo as células mortas da pele que causam o entupimento dos poros. Este método de tratamento da pele oleosa também pode prevenir o aparecimento de problemas de acne. Além disso, a esfoliação também pode ajudar a diminuir os poros faciais. [[artigos relacionados]] A pele oleosa é um problema complexo. As causas do rosto oleoso podem variar. Para rostos oleosos, é necessário um compromisso de longo prazo para cuidar deles. Na verdade, pode levar vários meses para que as condições da pele oleosa apresentem melhora. É necessário consultar um dermatologista se os métodos acima para tratar a pele oleosa não ajudarem ou se você tiver problemas causados pelo excesso de produção de óleo. Se você ainda tem dúvidas sobre como tratar a pele facial oleosa, venha
consulte diretamente com o médico através do aplicativo de saúde da família SehatQ. O truque, certifique-se de fazer o download em
App Store e Google Play .