Causas do aumento dos queloides e 8 maneiras de superá-lo

Queloides são tecidos cicatrizados (fibrose) que crescem em excesso na pele onde se localiza a cicatriz. Essa condição geralmente aparece na pele por causa de cicatrizes de piercing, vacinas, operações cirúrgicas e acne. Se não forem tratados imediatamente, os queloides na pele com cicatrizes têm o potencial de continuar a crescer e aumentar. As causas dos quelóides aumentados também variam, sendo o crescimento diferente para cada pessoa.

O que causa o aumento dos queloides?

O crescimento de queloides em cicatrizes pode ser causado por diversos eventos, como arranhões ao barbear, queimaduras, incisões cirúrgicas, picadas de insetos, problemas de pele (acne, catapora e outras doenças que causam tecido cicatricial), tatuagens e piercings. Com o tempo, os queloides nas cicatrizes vão crescer e aumentar por conta própria até certo tamanho. O crescimento dos queloides em cada pessoa é diferente um do outro, pode demorar semanas ou meses para atingir o tamanho máximo. Não há uma explicação definitiva sobre o que causa o aumento dos quelóides. No entanto, a genética familiar é um dos fatores que desencadeia o aparecimento e crescimento de queloides na pele com cicatrizes. De acordo com um estudo, pessoas com queloides geralmente têm um gene chamado ANHAK em seus corpos. Diz-se que a presença desse gene no corpo tem o potencial de fazer crescer queloides em cicatrizes. Além da genética familiar, algumas condições que também têm o potencial de dar origem a quelóides na pele com cicatrizes incluem:
  • Pele escura
  • Vem de raça latina ou asiática
  • Menos de 30 anos
  • Está grávida
  • Adolescentes que estão entrando na puberdade
Embora pareça terrível, os queloides não têm um impacto significativo na sua saúde. Se você tem queloide, pode ser incomodado apenas pela coceira da cicatriz. Além disso, os quelóides também podem limitar seus movimentos se aparecerem na área articular. Para aqueles que priorizam a aparência, o aparecimento de queloides em locais abertos, como o lóbulo da orelha ou o rosto, pode diminuir sua autoconfiança. Portanto, costuma-se dizer que os queloides têm um impacto mais negativo na aparência do que na saúde.

Como se livrar dos quelóides que já estão aumentados

Embora não tenha um efeito negativo sobre a saúde se deixado sozinho, as pessoas às vezes se sentem desconfortáveis ​​com quelóides em sua pele. Existem várias ações médicas que você pode realizar para remover queloides, a saber:

1. Operação de levantamento

Sendo capaz de se livrar dos quelóides rapidamente, esse método pode causar novos problemas se você não cuidar dele adequadamente. Além de reaparecer, esse método também tem o potencial de fazer novos queloides ficarem maiores que os anteriores. Mesmo assim, você pode evitar esse potencial combinando-o com os cuidados adequados após a remoção cirúrgica.

2. Radioterapia

A aplicação de radioterapia após a cirurgia pode reduzir o risco de desenvolvimento de queloides em cicatrizes. Mesmo assim, esta terapia tem o potencial de causar câncer devido à exposição à radiação.

3. Aplicação de pressão (compressão)

Esse método é feito aplicando pressão sobre o queloide com curativo ou gesso. Para obter resultados máximos, os queloides recebem pressão 24 horas por dia por um período de 6 a 12 meses. Enquanto isso, a compressão do queloide na orelha geralmente usa um dispositivo especial conhecido como Tala Zimmer . Essa ferramenta pode ajudar a reduzir o tamanho dos quelóides no ouvido em até 50% em um ano de uso.

4. Terapia a laser

Além da remoção cirúrgica, a terapia a laser é a forma convencional de remoção de queloides. No entanto, a terapia a laser não pode garantir que o queloide removido não volte um dia.

5. Gel de silicone

Segundo vários estudos, a hidratação da cicatriz cobrindo-a com gel de silicone pode reduzir o tamanho do queloide aos poucos. Este método é bastante seguro e confortável porque não causa dor.

6. Injeções de corticosteroides

Injeções de corticosteroides, como acetonido de triancinolona, ​​são injetadas diretamente no queloide em 4-6 semanas . Embora possa reduzir o tamanho do queloide, as injeções de corticosteroides geralmente deixam um efeito desconfortável na cicatriz.

7. Injeção de fluorouracil

Além dos corticosteroides, a remoção dos quelóides pode ser feita com injeções de fluorouracila. Essa injeção combina as drogas quimioterápicas fluorouracila e triancinolona para serem injetadas no queloide.

8. Criocirurgia

Utilizando nitrogênio líquido, a criocirurgia funciona congelando o queloide. Realizado a cada 20 a 30 dias, esse tratamento tem um efeito colateral que torna a pele ao redor do queloide mais clara. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Queloides são problemas de pele que, na verdade, não são ruins para a saúde. Se um queloide crescer na pele com cicatrizes, consulte imediatamente as condições do seu médico. O manuseio feito o mais cedo possível pode evitar que os quelóides cresçam e cresçam.