O leite materno é uma ingestão que pode atender a todas as necessidades nutricionais de um bebê, pelo menos até os seis meses de idade. Então, se o leite não é liso, qual é exatamente a causa do leite não sair e como contornar? Os bebês ainda podem receber nutrição suficiente? Essas perguntas podem ter passado pela cabeça de mães que vão ou já deram à luz. O processo de amamentação, para algumas mães, não ocorre tão bem quanto o desejado.
O leite materno não sai após o parto, o que está acontecendo mesmo?
O leite materno não sai poucos dias após o parto é uma coisa natural. Depois do parto até alguns dias depois, o leite materno produzido é muito pequeno. No entanto, o leite materno contém colostro, que é muito bom para o desenvolvimento do bebê. Por isso, tem-se sugerido que o início da amamentação precoce (DMI) seja feito, assim que o bebê nasça. Depois do DMI, se o leite não sair, a mãe não precisa se preocupar. Porque, isso é comum e não significa que você está enfrentando certos problemas. O leite materno geralmente volta dois a três dias depois. O conteúdo do leite colostro que sai nessa hora diminuiu. Mas o volume de leite até aumentou. A falta de produção de leite, alguns dias após o parto, é causada por uma diminuição na produção do hormônio progesterona. Durante a gravidez, a placenta tem um papel importante na produção de hormônios que desempenham um papel na produção do leite materno. Então, durante o parto, a placenta se separa do útero e deixa o corpo. Como resultado, há uma diminuição drástica no nível do hormônio progesterona no corpo, o que faz com que o leite materno não saia após o parto. A produção de leite, voltará a funcionar 32-40 horas após o parto.
A razão pela qual o leite materno não sai, embora já tenham se passado três dias após o parto
A cesárea também pode ser um fator de risco para o leite materno não sair. Dois a três dias é o tempo médio que uma mãe leva para produzir leite, depois que o primeiro leite é produzido e administrado durante o processo de CPM. Além disso, se o leite não saiu após o parto, pode-se dizer que é tarde demais para sair. Na linguagem médica, isso é conhecido como
início tardio da lactação.Conheça o processo de lactação em mães que amamentam para que a implantação do aleitamento materno exclusivo possa posteriormente ocorrer sem problemas. Mesmo que seja tarde, isso não significa que as mães que têm essa doença não possam produzir leite. Infelizmente, esse atraso na liberação do leite pode desencadear estresse na mãe, o que também pode fazer com que o leite materno não saia. Este ciclo precisa ser quebrado. Além do estresse, alguns dos fatores abaixo também podem fazer com que o leite materno não saia ou saia tarde.
1. Primeira entrega
Algumas mulheres que estão dando à luz pela primeira vez, pode levar até cinco dias para que os seios fiquem totalmente cheios de leite. Aí, no parto do segundo filho e assim por diante, o leite vai sair mais rápido.
2. Trabalho de parto com complicações
O longo processo de trabalho de parto, acompanhado de fatores complicadores e dolorosos, pode fazer com que o leite materno não saia, embora já tenha se passado mais de três dias após o parto. Além disso, o uso de anestésicos e infusões em longo prazo também pode reduzir a produção de leite.
3. Cesariana
Procedimentos cirúrgicos, estresse, dor e outros fatores emocionais associados ao parto cesáreo podem atrasar a liberação do leite materno.
4. Trabalho de parto prematuro
O leite materno pode realmente ser produzido no final do segundo trimestre da gravidez. No entanto, o início repentino do trabalho de parto, o estresse que vem com ele e a incapacidade do bebê prematuro de mamar podem inibir a produção de leite.
5. O bebê tem dificuldade em encontrar o mamilo da mãe
O leite materno será produzido quando houver uma “demanda do bebê”. Isso significa que se não houver estimulação da boca do bebê na mama ou movimentos de ordenha, a produção de leite não ocorrerá. Por isso, a dificuldade do bebê em encontrar ou alimentar o mamilo da mãe pode afetar a produção de leite. Além de condições médicas, como
nó na língua, lábio leporino ou problemas com os nervos do bebê também podem dificultar a sucção do bebê.
6. Níveis elevados de açúcar no sangue
Mães que têm diabetes demoram mais para produzir leite. Isso se deve a vários motivos, que vão desde distúrbios hormonais até o alto índice de prematuros e cesarianas em mães com histórico de diabetes.
7. Transtornos hormonais
O leite materno não sai também pode ser causado por distúrbios hormonais, como hipotireoidismo e síndrome dos ovários policíticos (SOP). O leite materno não sai após o parto também pode ser causado por hormônio prolactina baixo. Nas mulheres, o hormônio prolactina atua estimulando a produção de leite e o crescimento dos seios. Os níveis do hormônio prolactina no corpo da mulher aumentam durante a gravidez até a amamentação, o que aumenta a produção de leite.
8. Excesso de peso
O corpo de uma mãe que estava acima do peso antes da gravidez ou que experimentou ganho de peso excessivo durante a gravidez também está em risco de atrasar a produção de leite. Mesmo que o leite não saia, é aconselhável continuar amamentando o bebê. Porque, nos primeiros quatro dias após o parto, ainda tem colostro na mama, que é bom para o bebê consumir. Além disso, a estimulação da boca do bebê também estimulará a produção de leite. [[Artigo relacionado]]
Como lidar com o leite materno que não sai
Extrair o leite materno regularmente pode fazer com que o leite materno saia rapidamente. Existem várias maneiras de fazer o leite materno sair rapidamente, a saber:
• Bombeie leite materno rotineiramente
Mesmo que o leite não saia, não há nada de errado em bombear seus seios regularmente. Isso ocorre porque o movimento de ordenha vai estimular a produção de leite para que o leite saia mais rápido.
• Massageando os seios
Você também pode massagear seus seios se não houver leite saindo, mesmo que seja quase uma semana após o parto. Massageie os seios em movimentos circulares para baixo. A pressão aplicada na massagem ajudará a que o leite saia mais rápido.
• Aumentar a frequência de contato com bebês
O contato pele a pele entre mãe e filho pode trazer vários benefícios, um dos quais é estimular a produção de leite materno.
• Não tome medicamentos que não sejam prescritos por um médico
Não tome medicamentos descuidados, a menos que prescritos por um médico. Porque, alguns tipos de medicamentos podem inibir a produção de leite materno.
• Consulte um médico
Quando o leite não sai, você deve esperar algum tempo para que o corpo produza naturalmente o leite. No entanto, se isso não acontecer, não há nada de errado se você consultar um médico ou conselheiro em lactação. O seu médico ou conselheiro de lactação examinará a possibilidade de certas doenças que estão por trás dessa condição, bem como fornecerá a solução certa para você. Você não precisa se preocupar muito se o leite não sair. Porque, mesmo que o leite materno não consiga suprir as necessidades nutricionais das crianças por causa da pequena quantidade, ainda existem outras alternativas que podem ser utilizadas, como o leite artificial feito especialmente para o recém-nascido.