Benefícios dos medicamentos de glucosamina para ossos e articulações, entenda os riscos de seu uso

A glucosamina é uma molécula que ocorre naturalmente no corpo e é útil para manter ossos e articulações saudáveis. Esta molécula é dividida em três tipos, variando de sulfato de glucosamina, cloridrato de glucosamina, a N-acetilglucosamina (NAG). Por outro lado, a glucosamina também pode estar na forma de um medicamento que geralmente é um esteio quando o corpo tem problemas com ossos e articulações, bem como outros distúrbios inflamatórios. Este conteúdo é obtido a partir de ingredientes naturais, como conchas de amêijoas, ossos de animais e cogumelos. Em seu uso, o medicamento glucosamina pode ser tomado diretamente ou aplicado na forma de cremes e pomadas.

Quais são os benefícios da glucosamina?

À medida que envelhecemos, a cartilagem se torna menos flexível e começa a se quebrar. Isso causa dor, inflamação e danos aos tecidos. No corpo, a glucosamina é útil para formar e reparar a cartilagem. Existem algumas evidências que sugerem que a glucosamina é boa para a saúde óssea. Em alguns estudos, afirma-se que a droga glucosamina ajuda a reduzir a dor causada pela inflamação articular severa da cartilagem (osteoartrite), especialmente na área do quadril e joelho. Além disso, a glucosamina também pode ajudar a tratar doenças inflamatórias crônicas, como:
  • Inflamação do trato urinário (cistite intersticial)

A droga glucosamina é usada como tratamento para a inflamação do trato urinário devido à falta de glicosaminoglicanos no corpo. Isso é feito porque a própria glucosamina faz parte do composto de glicosaminoglicano.
  • Inflamação do intestino (Doença inflamatória intestinal)

A falta de glucosamina pode causar inflamação intestinal cistite intersticial A inflamação intestinal está frequentemente associada à falta de compostos glicosaminoglicanos. Embora haja muito pouca pesquisa que apóie essa ideia, experimentos em camundongos com BID mostraram que a glucosamina pode reduzir a inflamação.
  • Esclerose múltipla

Algumas fontes afirmam que a glucosamina é um tratamento poderoso para o tratamento da diabetes esclerose múltipla (EM).Esclerose múltipla em si é uma doença auto-imune que ataca o sistema nervoso central no cérebro e na medula espinhal. Um estudo mostra o impacto do uso de sulfato de glucosamina em combinação com a terapia tradicional. Como resultado, o tratamento fez com que a taxa de recorrência e a progressão da doença não aumentassem significativamente.
  • Danos aos nervos do olho (glaucoma)

Vários estudos mostraram que o sulfato de glucosamina pode melhorar a saúde ocular. Isso ocorre porque a glucosamina reduz a inflamação e tem efeitos antioxidantes na retina. No entanto, outros estudos sugerem que a ingestão excessiva de glucosamina pode piorar os danos aos nervos do olho. Embora tenha muitos benefícios para a saúde, deve-se observar que a dose diária de glucosamina que você pode consumir é de 1.500 mg. Esta quantidade pode ser tomada de uma só vez ou dividida em várias pequenas doses várias vezes.

Efeitos colaterais de tomar glucosamina

Assim como outros medicamentos e suplementos, tomar glucosamina pode certamente causar efeitos colaterais em algumas pessoas. As reações que podem surgir com o uso de medicamentos à base de glucosamina incluem:
  • Nausea e vomito
  • Diarréia
  • Indigestão
  • Dor de estômago
Antes de tomar a medicação com glucosamina, consulte primeiro seu médico. Esta etapa é executada para reduzir o risco de sofrer efeitos colaterais que surgem devido ao seu uso. [[Artigo relacionado]]

Os medicamentos de glucosamina não devem ser tomados sob certas condições

Nem todo mundo está autorizado a tomar o medicamento glucosamina. Grupos de pessoas proibidas de usar este medicamento incluem:
  • Mães grávidas e lactantes

O uso de drogas glucosamina não é recomendado para mulheres grávidas e lactantes. Mesmo assim, não há uma explicação definitiva por que mulheres grávidas e lactantes não devem tomar esse medicamento.
  • Sofredores de câncer

Sabe-se que alguns medicamentos tornam o tratamento do câncer menos eficaz. Se você deseja tomar glucosamina durante o processo de tratamento do câncer, consulte primeiro o seu médico.
  • Diabéticos

Em um estudo mencionou que tomar o medicamento glucosamina pode afetar os níveis de glicose no corpo. Isso é certamente perigoso para diabéticos que têm problemas com os níveis de açúcar no sangue.
  • Sofredores de asma

Um estudo divulgado em 2008 disse que a glucosamina pode causar falta de ar em asmáticos.
  • Tem alergias

Para quem sofre de alergias, o uso de glucosamina derivada de marisco pode desencadear problemas de saúde.
  • Têm distúrbios de circulação sanguínea

A ingestão de glucosamina pode afetar a pressão arterial e a coagulação. Pessoas com essa condição devem evitar tomar glucosamina com medicamentos para afinar o sangue. Além disso, continue monitorando a pressão arterial ao usar glucosamina.

Notas de SehatQ

A glucosamina é necessária para manter a cartilagem saudável e tratar vários distúrbios inflamatórios crônicos. Embora tenha muitos benefícios para o corpo, nem todas as pessoas podem tomar medicamentos à base de glucosamina. Se você deseja tomar este medicamento, consulte primeiro o seu médico.