Distinguir Empatia de Compaixão e Simpatia

Quando você está caminhando na beira da estrada, você vê um mendigo e sente que é capaz de entender o que o mendigo está sentindo e vivenciando. O sentimento que surge quando você olha para o mendigo não é apenas compaixão ou pena, mas empatia. Compreender a empatia é muito diferente da noção de compaixão ou simpatia. Os três são freqüentemente confundidos, embora a empatia seja uma emoção que não é o mesmo que compaixão e simpatia. Então, o que é empatia e quais são os benefícios da empatia para os humanos? Comunicar-se com outras pessoas requer empatia

Empatia é o que os humanos precisam

O que é empatia? Empatia é a capacidade de compreender ou compreender o que outra pessoa está sentindo emocionalmente. Em suma, a empatia ajuda você a se imaginar no lugar de outra pessoa. Nem todos têm o mesmo nível de empatia, alguns acham fácil ter empatia pelos outros e alguns acham difícil se colocar no lugar de outra pessoa. Empatia é algo que falta a uma pessoa e às vezes precisa de prática para desenvolver ou melhorar. Em geral, existem três tipos de empatia que você pode ter, a saber:
  • Empatia somática

Você já assistiu a um filme e sentiu dor quando o elenco se machucou? Isso é conhecido como empatia somática. Você é capaz de sentir e responder fisicamente ao que outras pessoas estão vivenciando. Por exemplo, você também sente azia ao ver seu amigo que está ansioso antes da apresentação.
  • Empatia cognitiva

A empatia cognitiva inclui a compreensão dos pensamentos ou da mentalidade de outra pessoa. Você pode entender o que outras pessoas estão pensando e pode entender o que outras pessoas vão pensar.
  • Empatia afetiva

A empatia afetiva é a empatia praticada com bastante frequência. Você é capaz de compreender as emoções ou sentimentos dos outros, o que o fará sentir também aquelas emoções que podem desencadear um sentimento de consideração por essa pessoa. [[Artigo relacionado]]

Os benefícios da empatia para os humanos

A empatia não existe e funciona apenas para ser capaz de compreender as emoções das outras pessoas, pois existem benefícios da empatia para o ser humano, tais como:
  • Construir relacionamentos com outras pessoas

O principal benefício da empatia é construir relacionamentos sociais com outras pessoas. Ao compreender e compreender os pensamentos e sentimentos de outras pessoas, você pode interagir e responder apropriadamente aos outros. Outras pessoas se sentirão compreendidas por você e, naturalmente, ficarão mais confortáveis ​​e próximas de você.
  • Promove um comportamento útil

Empatia é uma emoção que pode levar a um comportamento de ajuda. Quando você consegue ter empatia pelos outros, é mais provável que você seja capaz de se envolver em um comportamento pró-social na forma de ajudar os outros.
  • Formando moral

Um dos benefícios da empatia é que ela molda seu moral. A empatia ajuda você a identificar qual é o comportamento apropriado a fazer e direciona e molda os valores morais que são seguidos.
  • Ajuda a regular as emoções

O fato único é que quando você consegue ter empatia por outras pessoas, você achará mais fácil controlar suas próprias emoções. A capacidade de regular as emoções é importante para ajudá-lo a reconhecer e compreender as emoções que está sentindo, como controlar os níveis de estresse para que não o sobrecarreguem. A empatia também o ajuda a comunicar suas emoções e pensamentos de maneira saudável. Empatia excessiva pode causar danos a si mesmo

O outro lado dos benefícios da empatia

Os benefícios da empatia para os humanos são realmente necessários na vida cotidiana, mas por trás dos benefícios da empatia, empatia excessiva pode causar alguns danos a você, como:
  • Abandonando a vida

Empatia excessiva pode fazer você sacrificar muitas coisas, incluindo sua vida e finanças. Você pode dar suas economias para outra pessoa e abandonar sua família e sua vida.
  • Causa fadiga

A empatia excessiva também pode causar fadiga física e mental por sentir e pensar muito sobre a tristeza, a raiva e as emoções negativas experimentadas por outras pessoas.
  • Suspeitando de outros

Empatia excessiva permite que você perceba mal o que as outras pessoas sentem e pensam. Você pode suspeitar de outras pessoas erroneamente porque acha que conhece os sentimentos e pensamentos dessa pessoa. Portanto, a empatia não deve ser mostrada demais e apenas o suficiente. Você deve ser capaz de limitar seus interesses, sentimentos e desejos e não misturá-los com outras pessoas. Empatia é diferente de simpatia e compaixão

A diferença entre empatia, compaixão e simpatia

Empatia é uma emoção diferente de simpatia e compaixão. Por um momento, você pode se sentir confuso com a diferença entre os três, mas, na verdade, esses três são emoções diferentes. A compaixão surge quando você acredita que o que outra pessoa está passando não deveria estar passando por ela. Você apenas percebe que a pessoa não deve ter o problema. Simpatia é um sentimento ou expressão que surge quando você se preocupa com outra pessoa e deseja que ela seja mais feliz. Simpatia é uma emoção mais profunda do que apenas compaixão. No entanto, a simpatia não se baseia na compreensão do que a outra pessoa está experimentando, sentindo ou pensando. Portanto, você só pode simpatizar com os animais, mas não pode ter empatia com eles. Empatia não é apenas compaixão ou simpatia, porque empatia inclui compreender os sentimentos e pensamentos dos outros, bem como transmitir essa compreensão aos outros. A empatia pode levar ao desejo de ajudar os outros.