Vulnus Laceratum: características, causas e primeiros socorros de feridas rasgadas

Vulnus laceratum ou lacerações ocorrem frequentemente durante acidentes. Como qualquer outro tipo de ferida, esta ferida deve ser tratada imediatamente. O manuseio do vulnus laceratum deve ser feito de maneira adequada para evitar o risco de falta de sangue ou infecção da ferida.

O que é vulnus laceratum?

Vulnus laceratum é uma ferida rasgada. A parte do corpo que é rasgada devido ao vulnus laceratum é o tecido mole do corpo. Freqüentemente, uma laceração vulnus laceratum é contaminada com bactérias de objetos que ferem o corpo. Em casos de vulnus laceratum ou lacerações profundas, o sangramento pode ocorrer de forma rápida e violenta. Em certas partes do corpo, as lacerações podem causar sangramento intenso, como no couro cabeludo. Quando ocorre uma laceração, há uma sensação de dormência ao redor da ferida. Se você tiver uma laceração, a parte inferior do corpo afetada pelo vulnus laceratum torna-se mais difícil de mover. [[Artigo relacionado]]

Causas do vulnus laceratum

A principal causa de um laceratum vulnus ou laceração é geralmente uma lesão por um objeto pontiagudo, como um vidro quebrado. O impacto de objetos pontiagudos também pode causar lacerações. Além de vidros quebrados e objetos pontiagudos, as lacerações também podem ser causadas por acidentes de trabalho, como o uso de ferramentas, facas ou operação de máquinas. Acidentes de trabalho são a causa do vulnus laceratum

As características do vulnus laceratum

Nas feridas do vulnus laceratum, é claro que há uma diferença distinta entre essa laceração e outros tipos de feridas. Normalmente, as feridas podem ser distinguidas pela sua forma. O processo pelo qual os objetos podem ferir o corpo também é um fator distintivo nas características de cada ferida. De acordo com o livro Encyclopedia of Forensic and Legal Medicine, as características do vulnus laceratum, nomeadamente feridas visíveis a olho nu. Em outras palavras, as lacerações geralmente são causadas por objetos pontiagudos com bordas retas. Por exemplo, se causado por uma faca, o ferimento parecerá uma linha reta. O corte que faz a ferida vulnus laceratum é um corte limpo ( corte limpo ) [[artigo relacionado]] No entanto, uma ferida aberta no vulnus laceratum também pode ser causada por um objeto pontiagudo com bordas irregulares, de modo que terá uma forma enrugada e irregular. No final da ferida rasgada, cada lado ainda está conectado pelos restos de pele descamada. Quando as pessoas com lesões no vulnus laceratum, também encontraram as características das lesões por impacto sem corte, como inchaço, vermelhidão e hematomas. Vulnus laceratum, lacerações ou lágrimas, na verdade, têm vários tamanhos e formas. Normalmente, em uma ferida aberta, parece um corte na pele, uma lâmina de pele descascando ou um ferimento profundo. Nesse tipo de ferida, nenhuma pele é perdida.

Primeiros socorros Vulnus laceratum

Quando você tem uma ferida rasgada, é claro que precisa da ajuda imediata de um médico. No entanto, também existem métodos de primeiros socorros que você pode usar para tratar uma ferida rasgada. Siga estas etapas de primeiros socorros para esta ferida rasgada:

1. Mantenha a calma

Quando você quiser ajudar alguém que tem uma ferida rasgada, certifique-se de estar calmo e seguro. Um vulnus laceratum grave geralmente sangra profusamente. Certifique-se de que o sangue não entre em contato com você e outras pessoas.

2. Rápido parar o sangramento

O risco de vulnus laceratum é a perda de grandes quantidades de sangue. Controle o sangue da melhor maneira possível, pressionando a área onde há uma laceração. Se ainda assim não parar, vá imediatamente ao pronto-socorro do hospital mais próximo ou ligue para 119 para chamar uma ambulância. Limpe o ferimento e a área ao redor dele com água corrente limpa. Leve-o ao hospital imediatamente se o sangramento não parar

3. Determine o gesso no ponto certo

Se a ferida for pequena, aplique um antisséptico tópico e uma fita adesiva especial para unir a ferida. Se a ferida for profunda e grande, consulte imediatamente um médico para fazer os pontos.

4. Mantenha a ferida e as partes do corpo ao redor limpas

Para proteger a ferida que foi engessada, cubra o vulnus laceratum com gaze esterilizada e um curativo. Também visa evitar que o anti-séptico tópico fique sujo.

Como tratar o vulnus laceratum

Depois de receber os primeiros socorros, o corpo precisa de tempo para reparar o tecido ferido por uma ferida rasgada. Portanto, é necessário um cuidado bom e correto para que o processo de cicatrização seja maximizado. [[artigos relacionados]] Seu médico irá aconselhá-lo a tomar uma vacina antitetânica para prevenir a infecção pelo tétano. Se você tem diabetes mellitus, o médico irá aconselhá-lo a manter o ferimento limpo e controlar o açúcar no sangue para que o ferimento não piore. O seguinte é como tratar uma ferida rasgada de acordo com o American College of Surgeon:
  • Se suas mãos estiverem visivelmente sujas, lave-as com sabão e água corrente por 15 a 30 segundos. Se não parecer sujo, use-o desinfetante para as mãos com 60% de álcool.
  • Se você puder tomar banho, remova o curativo e limpe a ferida ou o vulnus laceratum com água e sabão. Deixe a água escorrer sobre a ferida até que não haja mais nenhum resíduo de sabão. Use um cotonete para limpar qualquer resíduo de sangue ou escama que se formou.
Abra a bandagem para limpar a ferida rasgada
  • Não molhe a ferida vulnus laceratum ou nade se a ferida ainda estiver molhada.
  • Se a ferida ainda sangra ao limpá-la, cubra o vulnus laceratum com gaze e aperte por cinco minutos.
  • Aplicar antibióticos tópicos ou vaselina para manter a ferida úmida. Isso pode prevenir infecções, acelerar o processo de cicatrização e reduzir crostas.
  • Se a ferida for profunda, não demore a consultar um médico.
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Vulnus laceratum é um tipo de ferida, ou seja, uma ferida rasgada. Seja qual for o tipo de ferida que você tiver, seja vulnus laceratum ou outros tipos de feridas, certifique-se de obter os primeiros socorros ideais. Lembre-se de que o mais importante nos primeiros socorros para uma ferida rasgada é garantir que não haja sangramento abundante. Se o sangramento ainda persistir, vá imediatamente para o pronto-socorro do hospital mais próximo para obter tratamento médico adicional.