O que é gliconeogênese? Conheça sua função para manter o corpo energizado

O corpo tem várias maneiras de mantê-lo energizado para as atividades. Algumas das formas mais populares são a glicólise ou o uso de açúcar para obter energia e a lipólise ou o uso de gordura como energia. No entanto, existe uma outra maneira incrível de o corpo produzir energia, a saber, por meio da gliconeogênese. Como o que?

O que é gliconeogênese?

A gliconeogênese é o processo de síntese ou fabricação de glicose a partir de compostos que não são carboidratos no corpo. Normalmente, a gliconeogênese converte proteína ou gordura em glicose (açúcar) que precisamos como energia. O processo de gliconeogênese ocorre principalmente no fígado. Aqui, a glicose será feita de outros compostos e moléculas não carboidratos, como:
  • Aminoácidos (proteínas)
  • Glicerol (um componente dos triglicerídeos)
  • Lactato
  • Piruvato
Normalmente, o processo de gliconeogênese ocorre quando você está em uma dieta baixa em carboidratos. No entanto, esse mecanismo também ocorre quando jejuamos, quando estamos com fome, durante exercícios intensos ou se você consumir proteínas em excesso.

A função da gliconeogênese e da glicose para o desempenho corporal

A glicose é a principal fonte de energia do corpo que pode ser obtida dos carboidratos simples. A gliconeogênese é um dos processos de produção da glicose. Por que a glicose? Embora algumas pessoas possam ser alimentos anti-carboidratos e seus componentes (incluindo glicose), a glicose é na verdade a principal fonte de energia para o corpo e o cérebro. Quando descansamos, o corpo também precisa de energia para funcionar. O cérebro precisa de glicose para funcionar. Em um dia, esse órgão requer 100 gramas de glicose para funcionar normalmente. Da mesma forma, pelo corpo, principalmente pelos músculos, a glicose é necessária em níveis mais elevados. A glicose se torna a fonte de energia "favorita" do corpo porque pode ser consumida rapidamente. A conversão da glicose em energia é realizada por meio de um processo denominado glicólise. Nesse processo, a glicose é quebrada em moléculas menores chamadas piruvato - que são então usadas como energia. A gliconeogênese é realizada pelo corpo para garantir um suprimento constante de glicose para energia. Por exemplo, quando você está com fome ou jejuando, seus níveis de açúcar no sangue caem e seu corpo não tem carboidratos para se decompor em glicose. O corpo então comandará a gliconeogênese e absorverá outros compostos não-carboidratos, incluindo aminoácidos e glicerol. Uma vez que a glicose é produzida no fígado, esse açúcar entra na corrente sanguínea e se deságua nas células para ser usado como energia.

Estágios de gliconeogênese

A gliconeogênese é um processo químico complexo. Em termos simples, a gliconeogênese é realizada através das seguintes etapas:
  • Etapa 1: conversão de piruvato em ácido fosfoenolpirúvico ou PEP
  • Estágio 2: Conversão de PEP em frutose-6-fosfato, um composto que é um derivado da frutose
  • Estágio 3 : Conversão de frutose-6-fosfato em glicose
Então, a glicose será usada como energia.

Como a gliconeogênese difere de outros processos de produção de energia?

A gliconeogênese difere de outros mecanismos populares, como cetose e glicogenólise.

1. Diferença entre gliconeogênese e cetose

Para aqueles que seguem uma dieta baixa em carboidratos, especialmente a dieta cetônica, podem não estar familiarizados com o termo cetose. A cetose é outra forma de o corpo produzir energia quando não há glicose suficiente. Na cetose, o corpo usa a gordura como energia. O fornecimento de energia virá dos corpos cetônicos que circulam na corrente sanguínea. Os corpos cetônicos são produzidos por um processo denominado cetogênese, que também ocorre nas células do fígado.

2. Diferença entre gliconeogênese e glicogenólise

A glicogenólise é outro processo que o corpo executa quando os níveis de glicose estão baixos na corrente sanguínea. A glicogenólise usa moléculas de glicogênio que são então quebradas em glicose. O glicogênio é uma forma armazenada de glicose como uma molécula de energia de reserva. A glicogenólise difere da gliconeogênese porque a glicogenólise usa glicogênio. Enquanto isso, a gliconeogênese é realizada pelo corpo usando compostos não carboidratos. A glicogenólise geralmente ocorre entre as refeições ou enquanto você dorme. Enquanto isso, a gliconeogênese pode ocorrer quando você jejua por um longo tempo. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A gliconeogênese é o processo de síntese ou fabricação de glicose a partir de compostos que não são carboidratos no corpo. A existência de gliconeogênese indica que a glicose é de fato a fonte de energia preferida do corpo porque é fácil de usar. Porém, ainda é importante lembrar que altos níveis de glicose no corpo podem ser perigosos - por isso o consumo de alimentos deve ser feito com moderação, balanceado e variado.