Cada vez que comemos alimentos embalados, também introduzimos vários tipos de aditivos no corpo. Um dos aditivos que costumam ser misturados em alimentos processados e embalados é a maltodextrina. O que é maltodextrina? A maltodextrina é segura nos alimentos que comemos?
O que é maltodextrina?
A maltodextrina é um aditivo frequentemente adicionado a alimentos processados como espessante ou enchimento. Como um enchimento (
enchimento ), a maltodextrina é misturada para aumentar o volume de alimentos processados da fábrica. A maltodextrina também funciona como conservante para aumentar a vida útil dos produtos embalados. Algumas das funções da maltodextrina em alimentos processados, a saber:
- Engrossa o alimento ou líquido para ajudar a unir os ingredientes
- Melhora a textura ou sabor dos alimentos
- Ajude a preservar os alimentos e a aumentar sua vida útil
A maltodextrina é um aditivo fácil de fazer e relativamente barato. Por esse motivo, a maltodextrina é comumente misturada a vários produtos processados e alimentos embalados. A julgar pela nutrição, um grama de maltodextrina contribui com 4 calorias. O corpo pode digerir a maltodextrina rapidamente - portanto, esse ingrediente pode ser útil se você precisar de ingestão de energia em um curto período de tempo. No entanto, o índice glicêmico da maltodextrina tende a ser alto, que gira em torno de 106-136. Ou seja, a maltodextrina também pode desencadear um aumento rápido do açúcar no sangue.
Como fazer maltodextrina

A maltodextrina é feita de uma mistura de enzimas e amido de milho que forma uma farinha branca e insípida. A maltodextrina é feita de amido de milho, arroz, batata ou trigo. Porém, mesmo sendo de origem vegetal, a maltodextrina é um material que passou por diversos processos de processamento. O amido das plantas acima passará por um processo chamado hidrólise para que possa ser dividido em formas menores. Em seguida, ácidos ou enzimas como a alfa-amilase são misturados ao amido. A mistura de enzimas e amido produzirá uma farinha branca que é solúvel em água e não tem sabor. Na verdade, a maltodextrina ainda é semelhante ao xarope de milho sólido. No entanto, os dois ingredientes apresentam diferenças no teor de açúcar. Os sólidos do xarope de milho contêm pelo menos 20% de açúcar. Enquanto isso, a maltodextrina tem um teor de açúcar abaixo de 20%.
Alimentos que contêm maltodextrina
Existem muitos tipos de alimentos processados que contêm maltodextrina, por exemplo:
- Massas, cereais cozidos e arroz
- Substituto de carne
- Comida assada
- Molho para salada
- Comida congelada
- Sopa
- Açúcar e doces
- Bebidas energéticas e esportivas
A maltodextrina também é usada em produtos não alimentícios, como loções para a pele, produtos para os cabelos e até mesmo ração animal.
A maltodextrina é segura para consumo?
A agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, ou seja, o FDA, afirma que a maltodextrina é segura para consumo (
geralmente reconhecido como seguro ) No entanto, no rótulo de informações de valor nutricional, a maltodextrina está incluída nos carboidratos totais. Se você faz uma dieta baixa em carboidratos, tem diabetes ou sofre de resistência à insulina, deve ser extremamente cuidadoso com a maltodextrina. Além disso, dado o alto índice glicêmico da maltodextrina, o consumo de alimentos processados contendo esses aditivos certamente deve ser limitado (ou talvez evitado) - especialmente em pessoas com diabetes ou pré-diabetes. Outra razão para limitar o consumo de maltodextrina é seu efeito negativo sobre as bactérias benéficas do intestino. Esses aditivos alteram a composição da bactéria no intestino, o que torna a pessoa mais suscetível a doenças. A maltodextrina tem o risco de enfraquecer o crescimento de probióticos no trato digestivo, de modo que também afeta a função imunológica do corpo.
Pode haver algum benefício da maltodextrina?
A maltodextrina ainda tem o potencial de ter vários benefícios
em alguns casos . Benefícios da maltodextrina, incluindo:
1. Torne-se a escolha para ingestão de energia em um curto espaço de tempo
Como mencionado acima, a maltodextrina é um carboidrato que é rapidamente digerido pelo corpo. Esses aditivos costumam ser misturados em alimentos ou bebidas para a prática de esportes. Alimentos e bebidas contendo maltodextrina podem ser uma opção para fornecer ingestão energética rápida, principalmente durante atividades físicas.
2. Faça parte da terapia para hipoglicemia crônica
A hipoglicemia é uma condição de níveis baixos de açúcar no sangue. Pacientes com hipoglicemia geralmente tomam maltodextrina para aumentar os níveis de açúcar no sangue. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
A maltodextrina é um aditivo que ajuda a engrossar, aumentar o volume e preservar os alimentos processados. A maltodextrina pode desencadear um aumento rápido do açúcar no sangue, por isso deve ser reduzido ou limitado o consumo para diabéticos. Para obter outras informações relacionadas à saúde dos aditivos, você pode
pergunte ao médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. O aplicativo SehatQ pode ser baixado em
Appstore e Playstore para ajudar a acompanhar sua vida saudável.