Falar sobre acne é infinito. Esse convidado indesejado costuma interferir nas aparências para torná-los menos confiantes. A acne pode aparecer em qualquer área do corpo, incluindo costas, tórax e até mesmo na vagina. O aparecimento de acne na vagina pode fazer com que as pessoas se sintam desconfortáveis e preocupadas se essa condição é perigosa ou não. O que realmente causa a acne vaginal?
Causas de acne na vagina
A acne vaginal é uma condição comum em mulheres. Essa condição geralmente ocorre na área da vulva (lábios da vagina). Embora a acne na vagina nem sempre seja um motivo de preocupação, esse problema de pele às vezes pode ser um sinal de certas doenças. Existem várias causas para a acne vaginal, incluindo:
Geralmente, a acne vaginal é causada por dermatite de contato. Esta condição é uma reação que ocorre quando a vagina é exposta a certos irritantes ou alérgenos. A dermatite de contato da área vaginal também pode ser causada por sabonetes contendo fragrâncias, lenços umedecidos, absorventes internos, absorventes, lubrificantes, espermicidas, medicamentos tópicos, detergentes e outros produtos. Além disso, a vagina também pode ficar irritada devido ao corrimento vaginal, urina ou esperma que pode desencadear a formação de acne.
A foliculite também é uma das causas mais comuns de acne na área feminina. Esta é uma infecção e inflamação dos folículos capilares, que são pequenas cavidades onde os pelos crescem, incluindo os pelos púbicos. A foliculite pode ser causada pelo barbear, pelos encravados, pelo uso de calças justas ou que roçam muito a pele, folículos obstruídos com certos produtos ou suor e natação em piscinas sujas.
O molusco contagioso é uma infecção viral da pele que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo a área vaginal. Essa condição causa o aparecimento de pequenas lesões brancas na pele que são acompanhadas de dor. O molusco contagioso geralmente melhora em 6-12 meses, mas também pode durar até 4 anos.
A hidradenite supurativa é uma doença crônica da pele que afeta as glândulas sudoríparas. Esta doença causa lesões semelhantes à acne em todo o corpo, incluindo a vulva. A causa da hidradenite supurativa não é conhecida com certeza e não pode ser curada facilmente. Além disso, esta doença rara também pode deixar cicatrizes. Esta doença afeta 4% da população mundial. [[Artigo relacionado]]
Superando acne na vagina
Ao lidar com a acne vaginal, nunca tente espremê-la, pois ela pode espalhar bactérias e provocar infecções. Além disso, essa área sensível também se irrita facilmente, o que pode piorar a condição. Existem várias coisas que você pode fazer para tratar a acne na área genital, a saber:
Se a acne for causada pela depilação dos pelos pubianos ou pelo uso de certos produtos, você deve parar de usar produtos que possam irritar ou causar alergias.
Mantenha sua vagina limpa
A umidade da área genital torna o local ideal para o desenvolvimento de bactérias. Portanto, manter esta área limpa é muito importante. Limpe a vagina regularmente, todos os dias, usando água morna e sabonete sem perfume. Evite o uso de produtos de limpeza agressivos, pois eles podem afetar o equilíbrio do pH da vagina. Além disso, use roupas íntimas de algodão que não deixem os órgãos genitais mais úmidos. Se você estiver menstruando, tente trocar os absorventes regularmente.
Em vez de apertar, é melhor comprimir a vagina com água morna. Isso pode ajudar com coceira e dor devido à acne vaginal. Além disso, as compressas quentes também podem ajudar a eliminar ou diminuir a acne por conta própria. Molhe um pano ou toalha pequena em água morna, torça e aplique na vagina. Você pode repetir várias vezes ao dia. Em caso afirmativo, deixe a pele secar primeiro antes de colocar as calças de volta.
Se a acne não desaparecer por si mesma, consulte um médico para obter o medicamento correto. Se for causada por dermatite de contato, seu médico pode prescrever um medicamento tópico ou anti-histamínico. Enquanto isso, se for causada por uma infecção, um antibiótico tópico ou oral será prescrito. Certos tratamentos também podem ser necessários para a doença subjacente. Existem várias doenças que se parecem com espinhas, mas na verdade incluem outros caroços, como cistos de Bartholin, lesões de herpes genital,
verrugas genitais (verrugas púbicas) e
marcas na pele (crescimento de carne). Consulte imediatamente um médico se a acne na vagina não desaparecer ou se a condição piorar.