Causas de gengivas purulentas e a maneira certa de lidar com isso

Você já experimentou gengivas purulentas? Essa condição geralmente aparece acompanhada de inchaço e outros sintomas que a precedem, como cáries e acúmulo de tártaro. Embora seja experimentado com bastante frequência, muitas pessoas não entendem realmente a causa desse distúrbio gengival. Na verdade, o tratamento para gengivas purulentas pode ser diferente para cada pessoa, dependendo da causa inicial.

O que causa gengivas purulentas?

Uma das causas da gengiva purulenta é a má higiene oral. A causa comum da gengiva purulenta é quando uma pessoa tem uma infecção bacteriana. Quando ocorre uma infecção, as bactérias na cavidade oral continuam a crescer e resultam em um acúmulo de líquido, ou o que é comumente chamado de pus. Com o tempo, esse acúmulo fará com que as gengivas pareçam inchadas. Essa condição é chamada de abscesso. Quando a gengiva não consegue mais reter o pus, o abscesso pode estourar. O pus também pode vazar pela abertura entre a gengiva e os dentes. Aqui estão algumas condições que podem causar o acúmulo de bactérias que causam a inflamação das gengivas.

1. Má higiene oral e dentária

Se você não mantiver os dentes e a boca limpos adequadamente, ocorrerá o acúmulo de placa. Se você deixar placa nos dentes, ela vai endurecer com o tempo e se tornar tártaro. O tártaro pode causar inflamação das gengivas e outros tecidos de suporte dos dentes, o que é conhecido como periodontite. Se não for tratada imediatamente, a periodontite pode levar ao aparecimento de uma infecção gengival chamada abscesso periodontal.

2. Cavidades

As cáries são um ponto de entrada ideal para bactérias. As bactérias podem entrar no dente e depois na ponta da raiz. Se as cáries não forem tratadas imediatamente, o acúmulo de bactérias nelas desencadeará a formação de um abscesso dentário na ponta da raiz e fará com que as gengivas apodreçam.

3. Os dentes do siso crescem para os lados

Os dentes do siso que crescem para os lados podem, de fato, ser a fonte do problema. Além de ser capaz de causar dor de dente, essa condição também pode fazer com que as gengivas fiquem infeccionadas. A razão é que, quando os dentes do siso crescem lateralmente, as gengivas abertas podem ser um ponto de entrada para bactérias. Essas bactérias podem causar o desenvolvimento de uma infecção chamada pericoronite. É por isso que, quando os dentes do siso crescem para os lados, você pode sentir gengivas inchadas, febre e gengivas infeccionadas.

4. Sistema imunológico fraco

Algumas pessoas podem ter um sistema imunológico enfraquecido devido a procedimentos médicos, como quimioterapia, uso de drogas esteróides e certas doenças, como diabetes. Isso torna o corpo mais suscetível a ataques bacterianos, incluindo bactérias que causam inflamação nas gengivas.

Sintomas que acompanham gengivas purulentas

Muitas outras doenças dentais progridem para graves, sem quaisquer sintomas específicos. No entanto, isso não se aplica a gomas purulentas. O aparecimento de gengivas purulentas é geralmente acompanhado por outros sintomas, como dor intensa, vermelhidão das gengivas e inchaço. Outros sintomas de gengivas purulentas que podem ser reconhecidos incluem:
  • Sensível a estímulos quentes e frios de alimentos e bebidas
  • Dor ao mastigar
  • Dificuldade em engolir comida
  • Inchaço nas bochechas
  • Em alguns casos, existem dentes soltos
  • Há um gosto ruim na boca devido ao pus vazando
  • Febre

Qual é a cura para gengivas purulentas?

Uma maneira de lidar com gengivas purulentas é realizar um tratamento de canal. As gengivas do punho só podem ser tratadas por um dentista. Portanto, você não é aconselhado a tratar o problema das gengivas purulentas em casa. Ao contrário de quando você tem outras infecções bacterianas, que podem contar com o sistema de defesa do corpo para combater os agentes causadores de doenças, tratamentos como analgésicos e compressas quentes aliviarão temporariamente essa condição. Algumas das maneiras que os dentistas podem fazer para tratar gengivas purulentas são por meio de:

• Tratamento de canal radicular

Se as gengivas estiverem infeccionadas devido a grandes cavidades, o tratamento que pode ser feito para tratar essa condição é o tratamento de canal. O tratamento de canal radicular é um procedimento para limpar o canal radicular do dente para remover o nervo do dente que morreu devido à bactéria. Nesse tratamento, o canal radicular será preenchido com um material especial que pode ajudar a remover bactérias, de forma que o abscesso possa ser desinflado.

• Curetagem de goma

Se as gengivas estiverem infeccionadas devido à periodontite, o médico poderá realizar um procedimento de curetagem gengival. Mas antes disso, o médico irá sugar o pus das gengivas inchadas. Depois disso, com uma cureta de goma especial, o médico removerá o tecido gengival danificado devido à infecção. O médico também limpará o tártaro (escala dentes) até que a sujeira que adere da coroa a algumas raízes dos dentes desapareça.

• Pequena cirurgia

Se o abscesso na cavidade oral for grande o suficiente, o médico pode realizar a cirurgia fazendo uma pequena incisão na gengiva inchada para drenar o pus. Antes de realizar este procedimento, o médico aplicará um anestésico local para que a área ao redor das gengivas inchadas e cheias de pus se torne imune.

• Administração de antibióticos

Os antibióticos são administrados como tratamento complementar, a fim de acelerar a cicatrização das gengivas purulentas. Além disso, dar este medicamento também ajudará a aliviar sua condição de infecção. Além de antibióticos, analgésicos e antiinflamatórios também podem ser prescritos após outros procedimentos de tratamento das gengivas para aliviar a dor e ajudar a tratar as gengivas inchadas que estão infectadas.

• Extração de dente

Em condições severas, o médico removerá o dente que é a fonte da infecção bacteriana. Durante o processo de extração, o pus sairá junto com o sangue. O dentista limpará a área de extração com um líquido especial para que nenhuma bactéria seja deixada. [[Artigo relacionado]]

As gengivas purulentas podem cicatrizar sozinhas?

A gengiva infeccionada não pode curar por si mesma. Se não for tratada imediatamente, a gengiva purulenta pode causar várias complicações. A infecção pode se espalhar para o rosto e mandíbula. Na verdade, em condições graves, a infecção pode se espalhar para a área do pescoço. A complicação mais grave que pode ocorrer nas gengivas purulentas é a sepse. Sepse é a propagação de uma infecção bacteriana que atinge todo o corpo e pode causar distúrbios em órgãos vitais, tornando-se fatal. No entanto, essa condição é muito rara.

Como prevenir gengivas purulentas

Escovar os dentes regularmente pode ajudar a prevenir a contaminação das gengivas. As gengivas com punhos são uma condição que pode ser prevenida. Para evitar a inflamação das gengivas, aqui estão algumas etapas que você pode seguir.
  • Escove os dentes regularmente. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, após o café da manhã e antes de ir para a cama.
  • Limpe os dentes com fio dental. Fio dental ou fio dental Isso ajudará a limpar entre os dentes que a escova não consegue alcançar.
  • Comer comida saúdavel. Reduza o consumo de alimentos doces e pegajosos porque podem aumentar o risco de cáries.
  • Verifique seus dentes regularmente. Vá ao dentista pelo menos a cada seis meses para que as doenças dentárias que surgem possam ser detectadas e tratadas imediatamente, antes que se tornem graves.
Quando as gengivas purulentas de pus começam a ocorrer, é um sinal de que os danos causados ​​aos dentes ou a outras áreas da cavidade oral são graves o suficiente. Verifique imediatamente o estado das gengivas purulentas antes que ocorram complicações perigosas nos dentes e gengivas ou em outras áreas da cavidade oral.