Antes de usar o remédio do médico, houve algumas pessoas que primeiro fizeram o tratamento com plantas medicinais. A medicina erval ou tradicional tem milhares de espécies. De um total de cerca de 40 mil tipos de medicamentos tradicionais no mundo, acredita-se que 30 mil estejam na Indonésia. No entanto, descobriu-se que existem apenas cerca de 9 mil espécies de medicamentos fitoterápicos que são considerados benéficos para a saúde. Então, que tipo de planta pode ser usada como remédio, pode ser cultivada em casa e é benéfica para a saúde? Leia a explicação completa.
O que são plantas medicinais?
Plantas medicinais ou farmácias vivas são tipos de plantas cujos conteúdos ou parte da planta são úteis como remédios, ingredientes ou ingredientes. O Ministério da Agricultura afirmou ainda que as plantas medicinais são plantas úteis para a medicina, a cosmética ou outras condições de saúde. Como medicina alternativa, isso inclui partes das plantas, como folhas, caules, frutos, tubérculos, até as raízes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a medicina fitoterápica (
medicinal plantas) como plantas utilizadas para fins medicinais e como ingredientes originais para a preparação de medicamentos fitoterápicos. Em seguida, citando a página Better Health, os medicamentos tradicionais que vêm de farmácias em funcionamento geralmente podem interagir com medicamentos de médicos. No entanto, isso não pode ser feito ao acaso.
Os benefícios das plantas medicinais para a saúde
A tendência das pessoas em consumir a medicina tradicional é inseparável de seu estilo de vida
de volta a natureza e seus benefícios crescentes. Como resultado, algumas pessoas começaram a recorrer a um desses tipos alternativos de tratamento para superar os problemas de saúde do corpo e minimizar os efeitos colaterais dos medicamentos. Além disso, não são poucas as famílias que finalmente fazem boticários morar em casa. É usado para problemas de saúde de primeiros socorros. As plantas medicinais tradicionais têm vários efeitos no sistema metabólico do corpo humano. Desde fornecer analgésicos, antioxidantes, até efeitos anti-inflamatórios. Portanto, não é surpreendente que muitos usem ingredientes naturais para ajudar a superar problemas de saúde, tais como:
- Febre,
- Tosse,
- Tem resfriado,
- Gripe,
- Dor de cabeça,
- Indigestão,
- Problemas de pele, até
- Insônia.
As plantas medicinais também podem ser processadas para diversas necessidades, como a indústria de alimentos ou bebidas, os ingredientes básicos para a fabricação de cosméticos, bem como para a indústria tradicional de spa. [[Artigo relacionado]]
Vários tipos de plantas medicinais
Aqui estão alguns tipos de plantas medicinais que se enquadram na categoria de farmácias vivas para que você possa usá-las para superar problemas de saúde.
1. Gengibre
Consumo de gengibre, no máximo, 1 colher de chá por dia O gengibre é um tipo de planta medicinal que já é familiar. Além disso, contém gingerol, que é uma substância altamente antiinflamatória e antioxidante. Alguns dos benefícios do gengibre para a saúde do corpo estão ajudando a superar dores de estômago, náuseas, vômitos, tonturas por vertigem, dores de cabeça, dores menstruais, para aliviar o reumatismo e a osteoartrite. Embora classificado como seguro, você não deve consumir mais de 5 gramas ou o equivalente a 1 colher de chá por dia. Consumir gengibre em excesso corre o risco de aumentar vários efeitos colaterais, como flatulência, dor de estômago, azia e irritação na boca.
2. Cúrcuma
A substância curcumina na cúrcuma oferece vários benefícios à saúde. Por ser uma das plantas medicinais em uma farmácia domiciliar, a cúrcuma também é usada para especiarias, ervas e produtos de beleza. Os benefícios da cúrcuma para a saúde não podem ser separados do conteúdo das substâncias da curcumina. Por exemplo, ajuda a manter o sistema digestivo, diminui o colesterol, diminui os níveis de açúcar no sangue e reduz o risco de doenças cardíacas. No entanto, pessoas que têm problemas de estômago, como úlceras e DRGE, e que tomam medicamentos para afinar o sangue regularmente, não são aconselhadas a consumir muito açafrão.
3. Galanga (Laos)
Galangal ou laos contêm galangina, beta-sitosterol e flavonóides que são bons para o corpo. Além disso, este tipo de planta medicinal natural também contém vitamina A, vitamina C, ferro e fibras. Alguns dos benefícios da galanga para a saúde do corpo são como antioxidante, reduz a dor e a inflamação, combate infecções, aumenta a fertilidade masculina e tem potencial como anticâncer.
4. Kencur
Kaempferia galanga ou kencur também é um tipo de planta medicinal natural que também tem muitos benefícios para a saúde. Entre eles, o aumento do apetite e da estamina, bem como o início da menstruação. Então, o kencur também é útil para ajudar a superar problemas de saúde, como gripes, resfriados, diarréia, tosse, dores de cabeça e úlceras estomacais.
5 Temulawak
Temulawak é frequentemente usado como um ingrediente natural para aumentar o apetite. Temulawak é um tipo de medicamento tradicional que pode ser usado para tratar distúrbios digestivos, como síndrome do intestino irritável (SII), flatulência após comer e distúrbios gástricos. Plantas que podem ser usadas como remédios também são úteis como estimulantes do apetite. No entanto, existem efeitos colaterais se consumidos em excesso a longo prazo, como causar irritação no estômago e vômitos.
6. Aloe vera
Aloe vera é outra planta medicinal familiar que também é benéfica para a beleza. Você pode tentar aplicá-lo na pele, no cabelo ou comê-lo diretamente. Alguns dos benefícios do aloe vera incluem cicatrizar feridas, melhorar a saúde digestiva, manter a saúde bucal e tratar a acne. Geralmente, o uso de aloe vera na pele é seguro para ferimentos leves. Se consumir diretamente, preste atenção se há sinais de alergia. Mulheres grávidas, mães que amamentam e crianças menores de 12 anos não são recomendadas para consumi-lo diretamente.
7 folhas de bigode de gato
Os bigodes de gato são conhecidos por serem eficazes no tratamento de cálculos urinários. Geralmente, também são usados como um dos tipos de farmácias vivas em casa. Este tipo de planta medicinal natural é geralmente usado para tratar doenças renais, inflamação da bexiga, cálculos urinários, diabetes e gota.
8. Folhas de manjericão
Para algumas pessoas, as folhas de manjericão costumam ser usadas como vegetais frescos ou alimentos complementares que servem para adicionar aroma aos alimentos. No entanto, descobriu-se que o manjericão também pode ser usado como uma planta que pode ser usada como medicamento à base de ervas. Alguns dos benefícios das folhas de manjericão para a saúde são: aliviar a flatulência, aumentar o apetite e tratar arranhões na pele.
9. Lima
O consumo regular de água com cal tem um bom efeito no corpo. A cal contém vitamina C e antioxidantes que são bons para a saúde do corpo. Consumir suco de limão regularmente pode estimular o sistema imunológico, reduzir o risco de doenças cardíacas, prevenir pedras nos rins, ajudar na absorção de ferro e melhorar a saúde da pele. Geralmente, o limão é seguro para consumo. No entanto, o ácido nele contido pode causar dor na ferida e desencadear úlceras estomacais e DRGE.
10. Folha de betel
A folha de bétele contém iodo, potássio, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e ácido nicotínico. Os taninos antioxidantes neste tipo de planta medicinal também aceleram a resposta do corpo à coagulação do sangue e à cicatrização de feridas. De acordo com vários resultados de pesquisas, os benefícios da folha de betel para a saúde são diversos, como superar o diabetes, aliviar a asma, diminuir os níveis de colesterol, manter a saúde bucal e tratar úlceras estomacais.
11. Folhas de coentro
O coentro é uma planta medicinal que também traz benefícios para a saúde. Vários estudos mostraram que o coentro é bom para manter a saúde digestiva. Isso ocorre porque o conteúdo nele é capaz de eliminar substâncias tóxicas no sistema digestivo.
12. Folhas de hortelã
A hortelã (hortelã-pimenta) é um tipo de planta medicinal com um aroma muito característico. Quando misturadas a bebidas como chá, as folhas de hortelã podem aliviar a indigestão e as náuseas. Se usado na forma de um medicamento tópico ou tópico, os benefícios desta planta medicinal familiar em casa podem aliviar as dores musculares.
13. Alho
Além de ser usado como ingrediente culinário, o alho também pode ser usado como planta medicinal. Ele contém vitamina C, vitamina B6 e magnésio. Rico em antioxidantes, o alho é útil para estimular o sistema imunológico, aliviar resfriados, combater o envelhecimento prematuro, manter a pressão arterial e prevenir doenças cardíacas.
14. Alecrim
O alecrim pertence à classe
Lamiaceae, bem como lavanda e manjericão. Não apenas perfumado, este tipo de planta medicinal contém ferro, cálcio e vitamina B-6. O alecrim também tem antioxidantes que, acredita-se, melhoram o sistema imunológico e a circulação sanguínea. De acordo com pesquisas realizadas pela Therapeutic Advances in Psychopharmacology, o aroma desta planta de alecrim pode melhorar a concentração e melhorar o humor. Antes de decidir usar medicamentos tradicionais de farmácias para a saúde do corpo, observe que as plantas medicinais não podem substituir o tratamento médico. Se você deseja processá-lo como um medicamento fitoterápico, deve primeiro consultar seu médico sobre os prós e os contras de acordo com sua condição. Além disso, certifique-se de não ter alergia a plantas medicinais para evitar uma reação alérgica. Se você quiser saber mais sobre os benefícios das plantas medicinais para tratar certas doenças, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora na App store e no Google Play.