Funções do etanol e a diferença com o metanol

O etanol ou o que também pode ser referido como álcool ou álcool etílico é um líquido de cor clara que é o ingrediente principal de bebidas como cerveja ou vinho. Além disso, o etanol também é usado em produtos de uso diário, como cosméticos, tintas, para soluções desinfetantes. O etanol é uma substância natural que pode ser obtida de plantas fermentadas. Este componente também pode ser produzido pela hidratação do etileno. O etanol é diferente do metanol. Outros tipos de álcool são mais perigosos para a saúde. Esse tipo de álcool traz muitos benefícios para a vida cotidiana. No entanto, se não for usado conforme as instruções, existem riscos e efeitos colaterais do etanol que podem ser prejudiciais à saúde.

Função etanol

O etanol é amplamente usado como uma mistura em produtos domésticos e combustíveis que também são usados ​​diariamente. Aqui estão algumas funções do etanol na íntegra.

1. Mix cosmético

O etanol é comumente usado como matéria-prima para fazer cosméticos e outros produtos de beleza. Exemplos de produtos comuns que usam etanol incluem:
  • adstringente. Este produto é geralmente usado para limpar a pele.
  • Loção. Neste produto, o etanol é usado como conservante e para manter os ingredientes unidos.
  • Laca. Etanol faz spray de cabelo adere bem ao cabelo.

2. Como um complemento aos produtos domésticos

O etanol é amplamente utilizado em produtos domésticos, como tintas e produtos de limpeza domésticos. A razão é porque esse composto químico pode se misturar facilmente com água e outros materiais orgânicos. Nos produtos de limpeza doméstica, o etanol também é escolhido como conservante, por ser seguro e pode matar organismos prejudiciais aos usuários desses produtos.

3. Aromas alimentares

Devido à sua capacidade de melhorar o sabor dos extratos alimentares, o etanol também é frequentemente usado como aditivo em alguns produtos alimentares. Este material também pode ajudar a uniformizar a cor dos alimentos.

4. Como combustível

Nos Estados Unidos, cerca de 97% do combustível contém etanol. Isso ocorre porque esse material pode ajudar a oxidar o combustível e reduzir a poluição do ar.

5. Como agente esterilizante e mistura de drogas

No mundo médico, o etanol é frequentemente usado como ingrediente para limpar ou esterilizar a superfície de objetos como mesas e cadeiras. O etanol também é usado como material de base desinfetante para as mãos, porque o etanol é eficaz em matar microorganismos como bactérias, vírus e fungos. Além disso, esse tipo de álcool também pode ser usado como conservante ou solvente na medicina. Leia também:Vários usos de álcool a 70% para uso diário

O etanol é prejudicial aos humanos?

sim. O etanol pode ser prejudicial aos seres humanos se não for usado de acordo com as instruções. O risco de saúde do etanol pode ocorrer devido à exposição de curto ou longo prazo.

• Perigos do etanol devido à exposição de curto prazo

O etanol em produtos cosméticos e outros utensílios domésticos passou por um processo de processamento com doses que são bem guardadas, por isso é seguro para uso. No entanto, se este material for usado de forma inadequada, alguns dos efeitos colaterais abaixo podem ocorrer.
  • Quando em contato com os olhos, pode causar olhos vermelhos, doloridos e ardentes
  • Quando exposto a pele excessiva, pode causar irritação, pele seca e vermelhidão
  • Se inalado, pode causar tosse, dor de cabeça, sonolência e fraqueza. Em intoxicações graves, o etanol pode causar insuficiência respiratória.
  • Se ingerido em excesso, pode causar queimação no trato digestivo, dor de cabeça, confusão, tontura, perda de consciência, náuseas, vômitos, hipoglicemia e distúrbios no equilíbrio ácido-básico e eletrólitos no corpo.

• Perigos do etanol de exposição a longo prazo

Entretanto, para quem usa o etanol a longo prazo de forma errada, aqui estão os riscos de efeitos colaterais que podem surgir.
  • Se inalado continuamente, o etanol pode causar irritação no trato respiratório superior.
  • Se a pele for exposta ao etanol por muito tempo, a camada de gordura da pele pode ser perdida.
  • Consumir etanol continuamente a longo prazo pode causar cirrose hepática, intoxicação hepática, sangramento interno, distúrbios de coagulação do sangue, sangramento gastrointestinal, problemas cardíacos e danos aos nervos.

Diferença entre etanol e metanol

Ainda há muita gente que pensa que etanol e metanol são o mesmo material. Mas, embora ambos sejam álcool, ambos têm usos e níveis de risco diferentes. O metanol é um álcool líquido claro, comumente usado para fins industriais, pesticidas e combustíveis alternativos. Este material é tóxico e muito perigoso se consumido além do limite recomendado. De acordo com o artigo 5 do Regulamento do Chefe da Agência de Supervisão de Alimentos e Medicamentos da Indonésia nº 14 de 2016, o limite máximo de teor de metanol em uma bebida alcoólica é de 0,01% do volume do produto. Mais do que isso, o metanol pode causar intoxicações que podem ser fatais. Enquanto isso, o teor de etanol nas bebidas alcoólicas foi dividido em 3 grupos, a saber:
  • Grupo A: 5%
  • Grupo B:> 5% - 20%
  • Grupo C:> 20% - 55%
Nos estágios iniciais do envenenamento por metanol devido à exposição de curto prazo, esta substância pode causar dores de cabeça, confusão, perda de consciência e dificuldade de mover o corpo devido à falha de coordenação muscular. Enquanto isso, em intoxicações graves, o metanol pode aumentar a acidez do sangue, causando cegueira e até a morte. [[artigos relacionados]] Tanto o etanol quanto o metanol trazem benefícios para a vida humana. No entanto, todos esses ingredientes devem ser usados ​​de acordo com as regras e dentro de limites seguros para evitar vários riscos de efeitos colaterais prejudiciais à saúde. Se você quiser saber mais sobre os efeitos do uso de álcool na saúde, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.