Aqui estão 10 maneiras eficazes de lidar com a dor menstrual insuportável

A dor menstrual durante os períodos menstruais é sentida pela maioria das mulheres com diferentes intensidades de dor. A dor menstrual geralmente não se apresenta apenas na forma de cólicas abdominais na parte inferior, mas também pode ser na forma de dor ou sensibilidade nas costas, cintura e coxas. Geralmente, as mulheres experimentam cólicas intensas e dores latejantes na parte inferior do abdômen. No entanto, também existem aquelas que sentem dores menstruais na forma de dores leves, mas que ocorrem continuamente. A dor menstrual geralmente começa a diminuir lentamente após 2-3 dias. A maioria das mulheres provavelmente já sabe a razão do início dos períodos menstruais, mas o que causa a dor menstrual durante os períodos menstruais?

Causas da dor menstrual

A dor menstrual que você sente ocorre por causa do hormônio prostaglandinas, que aumenta as contrações da parede uterina. Durante o período menstrual, o revestimento uterino da mulher se contrai para permitir que o revestimento do útero se espalhe. As contrações uterinas comprimem os vasos sanguíneos e causam redução do suprimento de oxigênio no útero. O fornecimento reduzido de oxigênio faz com que o útero secrete hormônios que causam dor e um deles é o hormônio prostaglandinas. O hormônio prostaglandinas não só aumenta a contração da parede uterina, mas também aumenta a dor que causa a cólica menstrual. Mulheres com níveis elevados do hormônio prostaglandinas têm maior probabilidade de apresentar cólicas menstruais dolorosas. Além da dor menstrual, o hormônio prostaglandinas pode causar diarreia, dores de cabeça e vômitos durante os períodos menstruais. Se a dor menstrual interferir nas atividades diárias, piorar ou aparecer quando você tiver 25 anos ou mais, consulte um médico. A causa da dor menstrual pode ser causada por certas condições médicas que requerem tratamento médico.

Duração da dor menstrual

A dor menstrual geralmente não aparece apenas no primeiro dia da menstruação, mas também pode aparecer antes da menstruação. Algumas mulheres podem sentir dores menstruais alguns dias antes do primeiro dia da menstruação. A duração da dor menstrual sentida pode ser diferente para cada mulher. Em geral, a dor menstrual sentida pode durar de 48 a 72 horas.

Gerenciamento da dor menstrual

Você pode fazer várias coisas para reduzir a dor menstrual que sente, como:
  • Exercício. Os exercícios leves podem ajudar a reduzir a dor menstrual. Você pode praticar esportes como caminhada, ciclismo e assim por diante.
  • Banho quente. A sensação de calor pode relaxar o corpo e reduzir a dor menstrual sentida. Você também pode colocar uma bolsa térmica ou garrafa cheia de água morna sobre o estômago.
  • Parar de fumar. Fumar pode aumentar o risco de dores menstruais.
  • Técnicas de relaxamento. Fazer atividades relaxantes pode ajudá-lo a pensar menos sobre as dores menstruais. Algumas técnicas de relaxamento que podem ser aplicadas são massagem, ioga, meditação e assim por diante.
  • Analgésico. Se a dor for insuportável, você pode tentar tomar analgésicos, como aspirina, ibuprofeno, paracetamol e assim por diante. No entanto, se você tem asma, problemas estomacais, renais ou hepáticos, não é aconselhável tomar ibuprofeno e aspirina. Deve-se notar que a aspirina não deve ser tomada por pessoas com menos de 16 anos de idade.
  • Evite cafeína e alimentos salgados. Como se livrar da dor menstrual que deve ser tentado, é preciso evitar certos alimentos e bebidas, como alimentos salgados, cafeína, álcool e alimentos gordurosos. Acredita-se que esses alimentos causam retenção de líquidos, inchaço e sensação de desconforto.
  • Experimente ioga. De acordo com um estudo, acredita-se que a ioga seja uma forma de lidar com a dor menstrual. Os participantes tiveram aulas de ioga de 1 hora uma vez por semana. Após 12 semanas de seguimento do estudo, os participantes experimentaram uma redução significativa na dor menstrual.
  • Coma certos alimentos. De acordo com um estudo de 2000, comer uma dieta com baixo teor de gordura e seguir uma dieta vegetariana pode aliviar a dor menstrual e os sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM).
  • Mantenha a hidratação. Ao lançar o Healthline, a desidratação pode piorar as dores menstruais. Portanto, tente manter seu corpo hidratado bebendo água com mais regularidade.
  • Acupressão. A acupressão é um medicamento chinês que é feito pressionando certas partes do corpo com as mãos. Um estudo de 2004 afirmou que massagear as panturrilhas logo acima dos tornozelos no sentido horário ou circular pode ser uma maneira bastante eficaz de lidar com a dor menstrual.
Se você tiver dúvidas sobre como lidar com a dor menstrual, não hesite em perguntar a um médico no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe-o na App Store ou Google Play agora.