O cretinismo é uma doença grave de deficiência do hormônio tireoidiano que ocorre em recém-nascidos. Hoje, o termo cretinismo foi renomeado como hipotireoidismo congênito. Bebês com esta doença apresentam retardo no crescimento, apresentam retardo de crescimento, deformidades físicas e problemas com a função nervosa. Existem dois tipos de cretinismo: endêmico e esporádico. O cretinismo endêmico ocorre quando a mãe não consome iodo suficiente durante a gravidez. Enquanto isso, o cretinismo esporádico ocorre quando a glândula tireoide não se forma adequadamente durante a formação do feto. O termo cretinismo só pode ser usado em bebês. Enquanto isso, a condição em adultos com distúrbios da glândula tireoide semelhantes a essa é chamada de mixedema.
Sinais e sintomas de cretinismo
De acordo com o Ministério da Saúde da Indonésia, 95% das crianças com cretinismo não apresentam imediatamente sinais da doença ao nascer. Mesmo se houver, geralmente esses sintomas são vagos e difíceis de identificar. Se a condição persistir, com o tempo os sintomas se tornarão mais evidentes. A seguir estão os sintomas de cretinismo que podem ser observados em seu filho.- Pele amarela
- Fraco
- A língua é maior que o normal ou macroglossia
- Nariz achatado
- Umbigo estúpido
- Pele seca
- Evacuação de movimentos intestinais ou prisão de ventre
- Existem muitas feridas na pele
- Rouquidão
- Fácil de engasgar ao comer
- Estômago distendido
- A coroa é larga
- Os músculos não são fortes o suficiente para suportar o corpo (hipotonia)
- Fácil ficar frio
- O rosto dela parece inchado
Como detectar cretinismo
Como a detecção precoce é o estágio mais importante na cura do cretinismo, todo recém-nascido é obrigado a se submeter ao exame da tireoide como um exame normal de rotina. O médico ou outro profissional de saúde fará um teste inserindo uma pequena agulha na sola do pé do bebê para colher uma amostra de sangue. O exemplo será usado para ver duas coisas, a saber:- Hormônio tiroxina ou T4. Hormônio. Este hormônio é produzido pela glândula tireóide para ajudar a controlar o metabolismo e o crescimento.
- Estimular o hormônio tireoidiano ou TSH. Esse hormônio é produzido pela glândula pituitária para estimular a glândula tireóide a produzir mais hormônios.