5 consequências de comer doces demais para as crianças

As consequências de comer muito doce para as crianças são variadas. Não só pode desencadear cáries, o risco de obesidade para diabetes também aumentará. Os pais precisam estar cientes disso e começar a limitar a porção de alimentos doces de seus filhos desde cedo. Seu filho pode não entender bem por que você não deve comer doces todos os dias. Portanto, além de bani-lo de uma vez, você também precisa fornecer compreensão e fazer certos truques que são mais saudáveis ​​para que o desejo da criança de comer alimentos doces ainda possa ser satisfeito de maneira controlada.

Consequências de comer doces todos os dias

Além do açúcar, os doces contêm muitos outros aditivos, como gordura, conservantes, corantes e sabores artificiais. Embora consumi-los ocasionalmente não seja proibido, comer doces com muita frequência pode desencadear vários efeitos negativos na saúde, tais como: Doces podem causar cáries

1. Cavidades

Os doces são um dos alimentos com alto teor de açúcar e consistência pegajosa. Ambas as propriedades são ideais para desencadear cáries. O açúcar é o principal alimento para as bactérias causadoras de cáries e, com sua consistência pegajosa, os resíduos de doces serão mais difíceis de remover, especialmente se ficarem presos entre os dentes.

2. Obesidade

Ingredientes usados ​​para fazer doces como chocolate, caramelo e açúcar carregam muitas calorias. Alguns doces também usam gordura como ingrediente. Isso faz com que os doces entrem como um dos alimentos altamente calóricos. A ingestão excessiva de calorias no corpo irá desencadear um ganho de peso que, se continuar, pode evoluir para obesidade.

3. Desnutrição de gatilho

Como resultado de comer muitos doces, as crianças também podem sofrer de desnutrição. Lembre-se de que a desnutrição nem sempre é caracterizada por um peso corporal inferior ao normal. As crianças podem parecer gordas ou ter peso normal, mas estão desnutridas. Isso pode ocorrer quando a criança não obtém nutrientes suficientes em sua dieta diária. Quando uma criança come muitos doces, ela se sente satisfeita, por isso é difícil comer. Se isso acontecer, o estômago da criança, que deveria ser preenchido com vegetais, frutas, carboidratos, proteínas e outros alimentos saudáveis, na verdade será preenchido com doces que não têm nenhum valor nutricional significativo além de alto teor de gordura e calorias. Comer doces todos os dias pode aumentar os níveis de açúcar no sangue

4. Aumentar o risco de doenças crônicas

O consumo excessivo de açúcar aumenta o risco de várias doenças crônicas perigosas, como diabetes, doenças cardíacas e câncer. Este risco aumenta com a idade.

5. Interferir no desenvolvimento

Comer muitos doces também pode interferir no desenvolvimento da criança, especialmente se a criança carece de proteínas e gorduras saudáveis ​​que são necessárias para o crescimento dos ossos, músculos, cérebro e nervos. Quando uma criança prefere comer doces a alimentos pesados, a longo prazo, esse distúrbio do desenvolvimento irá ocorrer e torná-la suscetível a várias doenças quando crescer. [[Artigo relacionado]]

Dicas para reduzir a ingestão de doces em crianças

Proibir as crianças de comerem doces não é fácil, especialmente se ela está acostumada a comer doces todos os dias. Mesmo assim, isso não significa que esse hábito não possa ser mudado. Aqui estão algumas dicas que podem ser feitas para reduzir a ingestão de açúcar em crianças.

• Crie uma programação especial para comer doces

Comer doces não precisa ser totalmente proibido. Você só precisa reduzi-lo. Uma maneira é fazer um cronograma de ingestão de doces para as crianças. Por exemplo, você permite que seu filho coma doces apenas uma vez por semana aos sábados. Você também pode limitar o consumo de doces, dando-os somente depois que a criança tiver comido, para que ela se sinta saciada e não belisque muito doces.

• Introduza alimentos doces saudáveis, como frutas frescas

Obter doçura nem sempre precisa vir de doces, sorvete ou chocolate. Frutas frescas como banana, melão, melancia ou maçã também fornecem um sabor doce na língua e são muito mais saudáveis ​​para o corpo. Para impedir que as crianças comam doces, os pais podem começar a apresentar aos filhos o fato de que a fruta também é um tipo de alimento doce.sobremesa) Dessa forma, as crianças aceitarão alegremente a ingestão de doces de ingredientes muito mais saudáveis ​​do que os doces.

• Não substitua o consumo de doces por suco de frutas

Embora frutas frescas inteiras sejam uma boa alternativa aos doces para crianças, o suco de frutas não pode substituir esse papel. O motivo é que o suco de frutas contém mais açúcar do que as frutas frescas, portanto, não pode ser considerado uma alternativa mais saudável aos doces.

• Acostume-se a beber leite puro sem aromatizante

Leite com uma variedade de sabores, chá, refrigerante e outras bebidas açucaradas também não são uma alternativa melhor do que doces. Portanto, quando você estiver limitando o consumo de doces ou outros alimentos doces por seu filho, acostume-o a beber água pura ou leite sem sabor. Ambas as bebidas proporcionam muitos benefícios para a saúde do seu filho, incluindo o apoio ao desenvolvimento dos ossos.

• Faça seus próprios lanches doces

Uma forma de limitar a ingestão de açúcar do seu filho é dar-lhe lanches caseiros, em vez de comprá-los no supermercado. Quando seu filho deseja algo doce, em vez de dar-lhe doces, você pode dar a ele guloseimas fáceis de fazer, como bolos, onde o açúcar é substituído por adoçantes naturais, como tâmaras. Não é à toa que as crianças não são aconselhadas a comer doces todos os dias por especialistas em saúde. Os efeitos negativos desse hábito alimentar errado não serão sentidos apenas agora, mas também no futuro. Os pais precisam definir sua própria estratégia para limitar a ingestão de açúcar pelos filhos. Um dos segredos é não se acostumar a consumir muito açúcar desde o período dos sólidos. Crianças que crescem com alimentos que não são muito açúcar, geralmente não terão desejos muito frequentes por alimentos doces. [[artigos relacionados]] Para discutir mais sobre uma dieta saudável para crianças e as necessidades nutricionais dos alimentos todos os dias, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.