Os benefícios da cafeína que podem ser ouvidos com mais frequência são a redução da fadiga, o aumento da concentração e o foco e a eliminação da sonolência. Aparentemente, os benefícios da cafeína são mais do que isso. Todos os dias, milhões de pessoas consomem cafeína, não apenas do café, mas de várias outras fontes de cafeína, como:
- Chá
- Drinque suave
- Chocolate
No entanto, os mais populares entre as pessoas do mundo são o café e o chá. Na verdade, quais são os benefícios da cafeína? Existem efeitos colaterais, se consumido em excesso?
A miríade de benefícios da cafeína para a saúde
A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos declarou a cafeína como droga, além de ingredientes alimentícios (aditivos).
O chá é outra fonte de cafeína. Se for considerado uma droga, quais são os benefícios para a saúde da cafeína, que é muito popular na comunidade mundial?
1. Melhore a memória
Um estudo pediu aos entrevistados que consumissem 200 miligramas (mg) de cafeína, depois de estudar e observar uma série de fotos. No dia seguinte, eles foram questionados sobre quem eram as fotos e foram capazes de se lembrar delas. Esta é uma evidência de que os benefícios da cafeína podem melhorar a memória de longo prazo. Além disso, um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, também recomenda consumir cafeína após os estudos. Isso é feito para melhorar a memória de longo prazo.
2. Perder peso
Café, uma fonte de cafeína apreciada por muitos. Outro benefício da cafeína é a perda de peso. Porque, a cafeína pode de fato suprimir o apetite e reduzir o desejo de comer, embora seja temporário. Além disso, acredita-se que a cafeína também estimula o processo de produção de calor (termogênese), que tem o potencial de suprimir o apetite, queimar gordura e aumentar o metabolismo. No entanto, mais pesquisas ainda precisam ser feitas para comprovar os benefícios da cafeína na perda de peso.
3. Melhorar o desempenho esportivo
Você já viu pessoas tomando café ou chá antes de levantar pesos no
Academia? Não sem razão, consomem cafeína, antes de se exercitarem. Agência Europeia de Segurança Alimentar (
Agência Europeia de Segurança Alimentar), reconhece que a cafeína pode melhorar o desempenho e a capacidade de resistência. O desempenho físico durante o exercício também aumenta. É por isso que muitas pessoas gostam de beber café antes de se exercitar. No entanto, a pesquisa que prova os benefícios da cafeína para melhorar o desempenho esportivo é limitada a atletas e profissionais em áreas relacionadas. Pesquisas sobre o público em geral ainda precisam ser feitas.
4. Reduz o risco de doença de Parkinson e Alzheimer
Um estudo prova que consumir cafeína regularmente, a longo prazo, pode reduzir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer. Além disso, algumas pesquisas também relatam que as pessoas que consomem mais cafeína não correm o risco de desenvolver a doença de Parkinson.
5. Previna o câncer de pele
Estudos em animais mostraram que a cafeína aplicada à pele pode impedir que os raios ultravioleta (UV) causem câncer de pele. Outro estudo também afirma que consumir 3 xícaras de café com cafeína todos os dias pode reduzir o risco de carcinoma basocelular (um tipo de câncer de pele) em 21% nas mulheres e 10% nos homens.
6. Superando a depressão
Em um estudo, os pesquisadores estudaram o estilo de vida de cerca de 50.000 mulheres que não sofriam de depressão. Esses pesquisadores então conduziram pesquisas com dezenas de milhares de mulheres, durante 10 anos. Os entrevistados que beberam 2 a 3 xícaras de café com cafeína tiveram um risco reduzido de desenvolver depressão mental, em até 15%, em comparação com os participantes que consumiram apenas uma xícara de café com cafeína em uma semana. Pois, o efeito estimulante da cafeína pode liberar dopamina e serotonina, o que faz a pessoa se sentir feliz e feliz.
7. Aumente o estado de alerta
Acredita-se que cerca de 75 mg de cafeína aumenta o seu estado de alerta e atenção ao meio ambiente. Além disso, acredita-se que 160-600 mg de cafeína aumenta o estado de alerta mental e as habilidades de memória. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Os benefícios da cafeína são muito diversos, mas isso só se aplica se você consumi-la em limites razoáveis. Não consuma cafeína, mais de 400 mg por dia. Se houver mais, podem ocorrer efeitos colaterais como nervosismo, distúrbios do sono, frequência cardíaca anormal, pressão alta, dores de cabeça e tremores musculares. Se você sentir esses efeitos colaterais, deve consultar um médico.