Siringoma pode perturbar a aparência, veja como superá-lo

Você tem pequenas saliências na superfície da pele? Essa condição pode ser causada por siringoma. Siringoma é um pequeno tumor benigno que geralmente é encontrado ao redor das bochechas e das pálpebras. Em casos raros, esses caroços sólidos também podem aparecer no pescoço, tórax, axilas, couro cabeludo, umbigo, estômago ou órgãos genitais. Essa condição geralmente é inofensiva, mas pode ser irritante.

Causas do siringoma

O siringoma ocorre quando as células das glândulas sudoríparas crescem excessivamente ou se tornam hiperativas, formando crescimentos anormais de tecido (tumores benignos). Essa condição pode ser causada por qualquer atividade que aumente a produtividade das glândulas sudoríparas. Além disso, várias condições que afetam as glândulas sudoríparas também têm o potencial de causar o desenvolvimento de siringoma, incluindo:
  • Genética
  • Diabetes mellitus
  • Síndrome de Down
  • Síndrome de Ehlers-Danlos
  • Síndrome de Marfan.
Essa condição pode afetar qualquer faixa etária, mas geralmente começa a se desenvolver na idade adulta entre 25-40 anos.

Sintomas de siringoma

O siringoma é caracterizado pelo aparecimento de pequenos caroços sólidos, de cor amarela, marrom, rosa ou de acordo com a cor da pele. Esses caroços geralmente crescem em grupos com uma largura de cerca de 1-3 mm. O siringoma tem uma textura densa O siringoma tende a aparecer em ambos os lados do corpo na mesma área. Essa condição costuma ser confundida com outros problemas de pele, como:
  • Milia
  • Hiperplasia sebácea
  • Xantomas
  • Líquen plano
  • Verrugas planas
  • Câncer de pele basocelular.
No entanto, os caroços do siringoma não causam coceira ou dor e não têm potencial para se tornarem câncer. No entanto, dor excruciante e coceira ocorrem em alguns casos raros, especialmente durante a transpiração. [[Artigo relacionado]]

Como tratar o siringoma

Por ser inofensivo, o siringoma não necessita de tratamento especial. No entanto, se você quiser se livrar dele por motivos de aparência, existem algumas opções:
  • Usando drogas

As gotas de ácido tricloroacético podem ser aplicadas no siringoma para fazê-lo murchar e pode desaparecer após alguns dias. Os médicos também podem prescrever isotretinoína para ser administrada por via oral. Existem também cremes e pomadas de venda livre que podem ser usados ​​para reparar a pele ao redor do siringoma. No entanto, esse método não é considerado tão eficaz quanto a cirurgia.
  • Cirurgia a laser

Procedimentos a laser podem remover o siringoma Nesse procedimento, ondas de luz vermelha são focalizadas e enviadas por meio de um laser que é direcionado ao siringoma para destruir o tecido. Esta cirurgia apresenta baixo risco de infecção e cicatrizes. Em muitos casos, apenas um procedimento a laser é necessário para remover todo o crescimento do siringoma.
  • Eletrocirurgia

Nesse procedimento, uma corrente elétrica é direcionada e enviada ao siringoma para destruir o tecido anormal e danificar os vasos sanguíneos. Este procedimento só precisa ser feito uma vez para remover completamente o siringoma. Além disso, normalmente eletrocirurgia não deixa cicatrizes.
  • Crioterapia

Sobre crioterapia , o médico usará nitrogênio líquido para congelar o tumor do siringoma para que esse problema de pele possa ser completamente eliminado.
  • Dermoabrasão

Este procedimento envolve o uso de um abrasivo para remover e alisar a camada superior da pele, incluindo siringomas. No entanto, a dermoabrasão pode não funcionar se o nódulo do siringoma estiver inserido profundamente na pele.
  • Cirurgia de excisão

O siringoma também pode ser removido por excisão cirúrgica com o uso de instrumentos cirúrgicos, como faca, tesoura ou bisturi. Esta é a primeira escolha se o caroço estiver inserido profundamente na pele. O médico fechará a ferida aberta resultante com pontos. No entanto, esse procedimento acarreta um risco enorme de formação de cicatrizes. Consulte a seleção de procedimentos para superar este siringoma com seu médico para descobrir os prós e contras para você. Para uma discussão mais aprofundada sobre o siringoma, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .