Acontece que isso é o resultado de raramente tomar banho para a saúde do seu corpo

O banho é uma parte importante da manutenção da higiene pessoal. Na Indonésia, todos geralmente tomam banho duas vezes ao dia, de manhã e à noite / noite. No entanto, a frequência dos banhos pode ser diferente de acordo com cada condição. Tomar banho demais ou com pouca frequência parece ter um impacto na saúde. Tomar banho com muita frequência pode causar pele seca e irritada. Enquanto isso, o resultado de tomar banho raramente tem o potencial de torná-lo mais suscetível a certas infecções.

As consequências de raramente tomar banho em sua saúde

Quando comparado ao banho com muita frequência, raramente o banho é realmente mais benéfico para a saúde da pele. No entanto, tomar banho regularmente conforme necessário é a escolha mais apropriada. Uma série de doenças pode surgir devido a banhos infrequentes. Aqui estão as doenças que ameaçam as pessoas que raramente tomam banho.

1. Odor corporal

O odor corporal é causado por uma mistura de suor e bactérias na superfície da pele. Basicamente, o suor é inodoro ou inodoro. No entanto, é a contaminação bacteriana no suor que desencadeia o mau cheiro. Pilhas de bactérias na superfície da pele podem se acumular devido ao fato de raramente tomar banho. Portanto, não é surpreendente que o odor corporal possa aparecer se você suar quando raramente toma banho. Principalmente na região das axilas e virilhas.

2. Aumentar a gravidade das doenças de pele

O acúmulo de sujeira, células mortas da pele e suor na superfície da pele também podem ocorrer devido a banhos pouco frequentes. Essas várias impurezas causarão bloqueio ou fechamento dos poros da pele. Esta condição pode desencadear ou agravar várias doenças de pele, como acne, psoríase, dermatite e eczema.

3. Aumente o número de bactérias nocivas

Desequilíbrio de bactérias na superfície da pele, incluindo as consequências de banhos pouco frequentes. Esse problema ocorre porque o número de bactérias ruins cresce mais do que as bactérias boas. O desequilíbrio bacteriano pode aumentar os fatores de risco para infecções de pele. Um deles é o crescimento de placas na superfície da pele chamadas dermatite neglecta. Esta condição é caracterizada pelo aparecimento de manchas espessas e pele escamosa.

4. Causa infecção por fungos

O fungo é uma das doenças que podem causar infecções graves na pele. O fungo pode estar na superfície da pele, nos órgãos genitais e no interior da boca. Uma das principais causas de infecções fúngicas é a falta de higiene pessoal, como a falta de banho. [[Artigo relacionado]]

5. Acúmulo de células mortas da pele

Além de erradicar as bactérias nocivas, o banho também funciona para limpar o corpo das células mortas da pele e várias outras impurezas. Por outro lado, as células mortas da pele podem se acumular e causar uma diminuição na beleza da pele devido ao fato de raramente tomar banho. Como resultado, a pele ficará mais escura e opaca.

6. Coceira na pele

Vários tipos de sujeira, suor e micróbios que se acumulam na superfície da pele podem deixá-la desconfortável. Esta condição é geralmente caracterizada por coceira na pele. A coceira que piora pode causar irritação por coçar. Além disso, as condições corporais sujas e fedorentas também podem convidar insetos como os mosquitos a virem até você. Portanto, isso pode piorar a coceira e a irritação.

7. Distúrbios da área genital

A virilha é uma das áreas mais afetadas por tomar banho raramente. Além de cheirar mal, banhos infrequentes também tornam a área genital mais suscetível a infecções bacterianas e fúngicas. Especialmente se a área costuma ser úmida. Esse problema pode causar coceira, desconforto e, possivelmente, dor que requer atenção médica.

8. Problemas de cabelo

Além da pele e dos órgãos genitais, o resultado de tomar banho raramente também afeta a condição do cabelo. O couro cabeludo que raramente é limpo ficará sujo e mais oleoso. Além de aumentar os distúrbios do couro cabeludo, como caspa, o cabelo também ficará sujo, oleoso, flácido e fedorento. Basicamente, não existe uma frequência de banho ideal. Os especialistas não recomendam tomar banho com muita frequência. Na verdade, algumas pessoas com determinados estilos de vida ou condições ambientais são aconselhadas a tomar banho apenas uma vez a cada dois dias ou mesmo duas vezes por semana. Você pode aumentar o número de banhos conforme necessário se estiver sujo, suar com mais frequência (como praticar esportes ou em áreas quentes), tiver tendência a cheiros corporais e outros motivos. Tome um banho rápido de 5 a 10 minutos para limpar e hidratar a pele. Se você tiver dúvidas sobre a saúde da pele, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.