O que é lisina? Conheça o papel e os benefícios desses aminoácidos essenciais

Os aminoácidos são componentes das proteínas importantes para o corpo. Vários tipos de aminoácidos se enquadram na categoria de aminoácidos essenciais. Ou seja, os aminoácidos nesta categoria não podem ser produzidos pelo corpo e só podem ser obtidos a partir de alimentos ou suplementos. Um tipo de aminoácido essencial é a lisina. Quais são os benefícios da lisina para o corpo?

O que é lisina?

A lisina é um tipo de aminoácido essencial que é um componente da proteína. Como um aminoácido essencial, a lisina não pode ser produzida pelo corpo, portanto, deve ser consumida com alimentos ou suplementos. A lisina desempenha um papel importante no corpo, apoiando o crescimento normal, o ciclo de perda e construção muscular e ajudando a mover a gordura entre as células para que possa ser queimada para obter energia. Além disso, a lisina também é necessária para formar carnitina, um tipo de composto encontrado em muitas células do corpo. A forma de lisina que o corpo pode usar é chamada de L-lisina. A L-lisina é encontrada naturalmente nos alimentos e também está disponível na forma de suplemento. A L-lisina oferece benefícios ao corpo, tanto para a saúde física quanto para a saúde psicológica.

Benefícios da lisina para a saúde física e psicológica

Aqui estão alguns dos benefícios da lisina para o seu corpo:

1. Reduza a ansiedade

A lisina é considerada útil para reduzir a ansiedade. Uma pesquisa no jornal Pesquisa Biomédica menciona, tomar suplementos de 2,64 gramas de lisina e arginina pode reduzir a ansiedade induzida pelo estresse e reduzir os níveis do hormônio do estresse ou cortisol. A lisina também tem potencial para ajudar pessoas que sofrem de esquizofrenia. Esse transtorno mental pode interferir na percepção de uma pessoa sobre o mundo exterior - tornando difícil entender a realidade. Embora a pesquisa sobre esse potencial ainda esteja em andamento, espera-se que a lisina controle os sintomas da esquizofrenia.

2. Superando bolhas na pele em pessoas com herpes

A lisina em forma de suplemento tem o potencial de tratar bolhas nos lábios devido ao herpes labial. A infecção pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) pode causar sintomas característicos chamados tarde fria . Tarde fria É caracterizada pelo aparecimento de bolhas dolorosas cheias de líquido, uma sensação de formigamento ou ardência e uma sensação de queimação nos lábios ou nos cantos da boca. A lisina em forma de suplemento tem potencial para superar tarde fria a. Este aminoácido essencial pode inibir a replicação do HSV-1, ajudando a reduzir a duração de sua ocorrência tarde fria . A lisina inibe a replicação do HSV-1 porque ajuda a bloquear a arginina, um aminoácido que o HSV-1 precisa para se reproduzir.

3. Otimizando a absorção de cálcio

Outro benefício potencial da lisina é que ela otimiza a absorção de cálcio no intestino. Este aminoácido também pode ajudar os rins a reter cálcio, de forma que não saia muito do corpo. Este efeito pode ser benéfico para pessoas com osteoporose, a fim de reduzir o risco de perda de cálcio do corpo. Uma pesquisa publicada na revista Nutrição relataram que o uso de suplementos de lisina e cálcio pode reduzir os níveis de cálcio perdidos na urina. Esta pesquisa conclui que os suplementos de lisina são potencialmente úteis para inserção no tratamento da osteoporose. A lisina também tem o potencial de proteger os ossos e está envolvida no controle do movimento do cálcio no corpo.

4. Acelere a recuperação da ferida

Basicamente, a lisina é necessária na formação de colágeno. O colágeno é uma proteína que dá suporte e estrutura à pele e aos ossos. Para esta função, a lisina também está associada aos seus benefícios para acelerar a recuperação de feridas. Acredita-se que a lisina também atue como um agente de ligação. Este efeito ajuda a aumentar o número de novas células na área da ferida para uma recuperação mais rápida. A lisina também promove a formação de novos vasos sanguíneos. O mecanismo de cicatrização de feridas é complexo e envolve muitos fatores, incluindo vitaminas, minerais e lisina. Sem a presença de lisina, o processo de cicatrização da ferida será interrompido.

Fonte de lisina de alimentos saudáveis

As fontes de lisina podem ser obtidas de alimentos como a páprica. Como a lisina é basicamente um componente da proteína, esse aminoácido também está contido em fontes de proteína de alimentos saudáveis. A lisina é encontrada principalmente em fontes de proteína animal, como carne e laticínios - e em menor grau em fontes de proteína vegetal. Aqui estão algumas fontes de lisina que você pode consumir regularmente:
  • Carne: Carne de Vaca, Frango e Cordeiro
  • Frutos do mar: amêijoas, camarões e ostras
  • Peixes: Salmão, Bacalhau e Atum
  • Produtos lácteos: leite, queijo e iogurte
  • Legumes: Batatas, pimentões e cebolinhas
  • Frutas: abacates, damascos secos e peras
  • Leguminosas: soja, feijão e grão de bico

Efeitos colaterais de tomar suplementos de lisina

Além de alimentos saudáveis, algumas pessoas podem querer tomá-los na forma de suplemento. Em geral, os suplementos de lisina podem ser tomados com segurança. No entanto, efeitos colaterais como dores de estômago e diarreia ainda estão em risco. Consulte um médico antes de decidir tomar um suplemento de lisina. Ainda não está claro se os suplementos de lisina são seguros para mulheres grávidas e lactantes - portanto, certifique-se de não tomá-los descuidadamente. Pessoas com doença renal, intolerância à proteína lisinúrica ou pessoas com osteoporose também devem consultar um médico. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A lisina é um aminoácido essencial que o corpo não consegue produzir por conta própria. Se ainda tiver dúvidas sobre nutrição e alimentação saudável, você pode pergunte ao médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. O aplicativo SehatQ está disponível em Appstore e Playstore que sempre acompanha fielmente o seu estilo de vida saudável.