O peido é uma atividade comum a todos. No entanto, essa atividade é frequentemente considerada nojenta por muitas pessoas. A razão é que os peidos geralmente causam um odor desagradável que pode incomodar outras pessoas ao seu redor. Embora possa causar um odor desagradável, o peido ou em termos médicos conhecido como flatulência é um processo natural que faz parte do sistema digestivo e é bom para a saúde. Então, quais são os benefícios de peidar para a saúde? [[Artigo relacionado]]
Os benefícios dos peidos são bons para a saúde do corpo
Seu corpo geralmente produz gases como parte da decomposição e processamento dos alimentos nos intestinos. Você também engole ar ao falar, comer, mastigar ou engolir. Um gastroenterologista do Massachusetts General Hospital, dr. Kyle Staller, revelou que o humano médio armazena cerca de 0,5 a 1,5 litros de gás em seu trato digestivo todos os dias. Todo o gás e ar se acumularão em seu sistema digestivo. Parte do gás e do ar intermediários são absorvidos naturalmente, mas o gás restante precisa ser liberado de alguma forma, como arroto ou peido. O vento que passa ou peido é um processo natural que indica que o sistema digestivo está funcionando de acordo com sua função. No entanto, não é apenas parte do sistema digestivo; há vários outros benefícios do peido que você também precisa saber.
1. Um sinal de que a comida consumida é equilibrada
Um dos benefícios do peido é que ele dá um sinal de que a comida que você consome é equilibrada. Uma dieta balanceada inclui alimentos que contenham proteínas, baixo teor de gordura, vegetais, frutas e grãos inteiros. Porém, no processo de digestão dos alimentos, vários tipos de alimentos irão produzir uma grande quantidade de gases para que você passe o vento. Por outro lado, alguns tipos de carboidratos, como os carboidratos complexos, não podem ser decompostos diretamente no trato digestivo. Como resultado, o alimento é fermentado primeiro no intestino grosso antes de ser excretado. O processo de fermentação também produzirá gás, que fará com que você solte um peido.
2. Reduza a dor de estômago
O próximo benefício de peidar é reduzir a dor de estômago. Sim, quando você come, mastiga, engole e processa alimentos, todas essas atividades produzem gases no trato digestivo. Quando uma grande quantidade de gás é produzida e acumulada, com o tempo você se sentirá desconfortável e sentirá dor. Quando você expele um gás, ele é liberado no trato digestivo, reduzindo a pressão. Assim, a dor no estômago pode ser reduzida.
3. Superar a flatulência
Lidar com a flatulência é um dos benefícios de peidar. Um trato gastrointestinal problemático costuma causar flatulência. Pode ocorrer flatulência porque o ar preso no trato digestivo não pode ser expelido do corpo. Essa condição geralmente ocorre porque você come muitos alimentos que contêm gases, como nozes. Se houver muito gás no trato digestivo, o estômago ficará inchado e desconfortável. Expulsando o vento, a flatulência pode ser superada. Isso ocorre porque quando você solta um peido, o ar preso no trato digestivo sai do corpo.
4. Manter a saúde do cólon Quando você está em uma multidão, às vezes você segura o seu peido porque é muito tímido para deixá-lo ir. Ao passo que armazenar gases no estômago por muito tempo pode não apenas causar desconforto, mas também irritar o intestino grosso. Portanto, apenas deixe o peido sair do corpo para que a saúde do cólon possa sempre ser mantida.
5. Detectar alergias alimentares
Quando você come alimentos que têm alergia, o corpo dá sinais ou sintomas para avisar que seu trato digestivo está sendo perturbado. Alguns dos sinais ou sintomas em questão, incluindo diarreia, náuseas, distensão abdominal ou excesso de gases. Se você costuma sentir excesso de gases após comer certos tipos de alimentos, seu corpo pode estar tentando sinalizar que o alimento está causando uma alergia ou intolerância em seu sistema digestivo.
6. Indica um trato digestivo saudável
Um trato digestivo saudável significa que ele é habitado por mais tipos de bactérias boas. Essas bactérias atuam comendo e quebrando os alimentos que você ingere no trato digestivo. Condições saudáveis do trato digestivo e colônias de bactérias em crescimento produzirão mais gás.
Quantas vezes por dia é considerado normal?
O ser humano médio peida 14-23 vezes por dia. Você pode peidar menos ou mais, dependendo do que você come e do seu estilo de vida. Peido excessivo se ocorrer mais de 25 vezes ao dia. Mesmo que você não perceba a quantidade de peido que solta, pode prever quando é demais para liberar gases.
O ser humano médio peida de 14 a 23 vezes por dia. Se você acha que o número de peidos liberados em um dia está aumentando, acompanhado de dor abdominal, náusea, vômito ou diarreia, consulte um médico. O motivo é que essa condição pode ser um sinal ou sintoma de problemas digestivos. Geralmente, os peidos tendem a ser inodoros. No entanto, se seu peido cheirar mal, isso significa que ele pode conter enxofre ou enxofre de bactérias do cólon. [[Artigo relacionado]]
Quando você deve ir ao médico?
O peido é um processo natural normal, até bom para o corpo. O peido excessivo nem sempre é ruim, mas pode ser um sinal de problemas no trato digestivo ou na dieta inadequada. No entanto, se você sentir dor no estômago ou se sentir desconfortável, nunca é demais consultar um médico imediatamente. O médico fornecerá o diagnóstico e o tratamento corretos de acordo com sua condição. Dessa forma, você pode sentir os benefícios de peidar da maneira ideal mais tarde.