Glaucoma é uma doença ocular que freqüentemente assombra os idosos. Embora essa doença possa começar em qualquer idade, o glaucoma é mais comum em pessoas com mais de 60 anos. O glaucoma tem vários tipos e geralmente é causado por pressão ocular anormalmente elevada. Por ser uma doença ocular que corre o risco de desencadear a cegueira, certamente nos perguntamos se o glaucoma pode ser curado.
O glaucoma pode ser curado?
Por enquanto, não há cura ou terapia para o glaucoma. No entanto, essa doença pode ser controlada com vários tipos de tratamento, incluindo colírios, medicamentos orais e cirurgia. Esses tratamentos ajudam a retardar a progressão do glaucoma, de forma que o risco de perda da visão pode ser minimizado. Como o glaucoma é incurável, incluindo o risco de cegueira permanente, os exames oftalmológicos de rotina são muito importantes para reduzir a gravidade da doença do paciente. Se o glaucoma for detectado precocemente, a perda de visão pode ser retardada ou evitada.
Colírio para controlar o glaucoma
Como afirmado acima, o glaucoma não pode ser curado. No entanto, o colírio de um médico pode ajudar a controlar essa doença ocular. Essas opções de colírio incluem:
1. Prostaglandinas
Os colírios de prostaglandina atuam aumentando o fluxo de saída do fluido no olho (
humor aquoso ) Alguns exemplos de colírios na categoria de prostaglandinas são:
- Latanoprost
- Travoprost
- Tafluprost
- Bimatoprost
O colírio de prostaglandina é geralmente usado uma vez ao dia. Converse com seu médico sobre o risco de efeitos colaterais.
2. Beta-bloqueadores
Embora não possa curar o glaucoma, os colírios são classificados como
bloqueadores beta pode reduzir a produção de fluido no olho - diminuindo assim a pressão ocular. Exemplos de quedas
bloqueadores beta nomeadamente timolol e betaxolol.
Bloqueadores beta geralmente prescrito para uso uma ou duas vezes ao dia, dependendo da condição do paciente.
3. Agonistas alfa-adrenérgicos
Os agonistas alfa-adrenérgicos ajudam a reduzir a produção de
humor aquoso e aumentar o fluxo de fluido no olho. Alguns exemplos de colírios nesta categoria são a apraclonidina e a brimonidina. Os agonistas alfa-adrenérgicos são geralmente usados duas ou três vezes ao dia.
4. Inibidor da anidrase carbônica
Inibidor da anidrase carbônica cai (
inibidor da anidrase carbônica ) atua reduzindo a produção de fluido no olho. Exemplos de gotas nesta categoria são dorzolamida e brinzolamida. Os inibidores da anidrase carbônica são geralmente administrados por gotejamento duas ou três vezes ao dia.
5. Inibidor de Rho quinase
Inibidores de Rho quinase (
inibidor de rho quinase ) ajuda a diminuir a pressão ocular ao inibir a enzima rho quinase, uma enzima que desencadeia um aumento no fluido. O tipo que inclui os inibidores da rho quinase é o netarsudil e é prescrito para uso uma vez ao dia.
6. Agentes mióticos ou colinérgicos
Agentes mióticos ou colinérgicos ajudam a aumentar o fluxo de saída do olho em pessoas com glaucoma. Um exemplo de droga nesta categoria é a pilocarpina e geralmente é tomada até quatro vezes ao dia. No entanto, devido aos riscos do uso dessas gotas, os agentes mióticos ou colinérgicos raramente são prescritos pelos médicos.
Medicamentos para controlar o glaucoma
Se o colírio acima não reduzir a pressão ocular do paciente ao nível desejado, o médico também pode prescrever um medicamento oral da categoria de inibidores da anidrase carbônica. Converse com seu médico sobre os riscos e advertências de tomar inibidores da anidrase carbônica - porque esses medicamentos podem causar alguns efeitos colaterais.
Cirurgia e outros tratamentos para controlar o glaucoma
Como os medicamentos, a cirurgia e outros tipos de terapia também ajudam a melhorar a qualidade de vida do paciente - embora o glaucoma não possa ser curado. Algumas das outras opções de tratamento (incluindo cirurgia) para pacientes com glaucoma são:
1. Terapia a laser
A terapia de trabeculoplastia a laser pode ser uma opção para pacientes com glaucoma de ângulo aberto. Neste tipo de glaucoma, o ângulo de fluxo formado pela córnea e íris permanece aberto, mas o tecido do olho é denominado
malha trabecular parcialmente bloqueado. Essa condição faz com que a pressão no olho aumente gradualmente e, em seguida, danifique o nervo óptico. A terapia a laser é realizada para abrir o canal bloqueado em
malha trabecular - usando um pequeno laser.
2. Cirurgia de filtração ou trabeculectomia
A trabeculectomia é uma operação em que o médico faz uma abertura na parte branca do olho ou da esclera - e depois remove certos pedaços de tecido.
malha trabecular . A criação dessas aberturas pode abrir novos canais que criam atalhos para
malha trabecular para reduzir a pressão ocular.
3. Inserção do tubo de drenagem
Como o nome indica, o cirurgião ocular irá inserir
shunt tubo pequeno no olho do paciente. Esta inserção de tubo tem como objetivo drenar o excesso de fluido para diminuir a pressão ocular.
4. Cirurgia de glaucoma minimamente invasiva
Cirurgia de glaucoma minimamente invasiva ou
cirurgia minimamente invasiva de glaucoma (MIGS) são tipos de cirurgia desenvolvidos para reduzir algumas das complicações de muitas cirurgias padrão para glaucoma. No entanto, as ações na categoria de cirurgia minimamente invasiva do glaucoma ainda são relatadas como eficazes na redução da pressão no olho.
A importância dos exames oftalmológicos de rotina desde a infância
Exames oculares regulares abrangentes podem detectar o glaucoma em seus estágios iniciais - incluindo a presença ou ausência de danos ao olho. A American Academy of Ophthalmology recomenda exames oftalmológicos abrangentes a cada cinco a dez anos para pessoas com menos de 40 anos de idade. Então, para pessoas de 40 a 54 anos, os exames oftalmológicos podem ser feitos a cada dois a quatro anos. Para pessoas com idade entre 55 e 64 anos, um exame oftalmológico é recomendado por um a três anos. Por último, os exames oftalmológicos podem ser feitos a cada um ou dois anos, se você tiver mais de 65 anos. Como afirmado acima, exames regulares aos olhos podem minimizar o impacto desta doença - embora o glaucoma não possa ser curado neste momento. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Para responder se o glaucoma pode ser curado, é importante saber que ele é incurável - pelo menos por enquanto. Mesmo assim, vários tratamentos médicos podem controlar o glaucoma, incluindo colírios, medicamentos orais e cirurgia.