Terapia de água japonesa típica para a saúde, é eficaz?

Manter o corpo hidratado é muito benéfico para a saúde. É por isso que os japoneses acreditam que a terapia da água pode trazer benefícios à saúde. Na verdade, afirma-se que a terapia com água pode curar doenças mortais, uma das quais é o câncer. É verdade que foi provado clinicamente? Vamos descobrir a resposta juntos!

O que é terapia da água?

A terapia da água no estilo japonês é a atividade de consumir água em temperatura normal ou morna, logo após acordar de manhã com o estômago vazio. O objetivo é limpar o sistema digestivo e manter a saúde intestinal. Se o sistema digestivo e a saúde intestinal forem mantidos, acreditam os seguidores da terapia da água no estilo japonês, muitas doenças podem ser tratadas. Nesta terapia, a água fria é estritamente proibida. Seus seguidores consideram a água fria ruim para a saúde, pois corre o risco de endurecer as gorduras e óleos dos alimentos no trato digestivo, retardando a digestão e causando doenças. Para aqueles de vocês que estão curiosos, aqui está como fazer terapia da água:
  • Beba água normal ou morna, 4-5 vezes em um copo de 160 mililitros (ml), com o estômago vazio.
  • Não escove os dentes antes de beber água.
  • Depois de consumir água, espere cerca de 45 minutos até poder finalmente tomar o pequeno-almoço.
  • Cada refeição, limite sua duração a 15 minutos. Em seguida, espere 2 horas antes de comer ou beber qualquer coisa.

Doenças que afirmam ser tratáveis ​​com terapia hídrica

A terapia da água supostamente cura o câncer. De acordo com seus seguidores, toda doença que se acredita ser tratável com essa terapia da saúde tem um tratamento diferente. Aqui está a explicação:
  • Prisão de ventre: fazer hidroterapia por 10 dias
  • Pressão alta: fazer hidroterapia por 30 dias
  • Diabetes tipo 2: fazer hidroterapia por 30 dias
  • Câncer: fazer hidroterapia por 180 dias
Beber água regularmente e não excessivamente tem seus próprios benefícios para a saúde. Mas, infelizmente, não há pesquisas que comprovem que a terapia da água pode curar algumas das doenças acima.

A terapia da água tem algum benefício?

Embora esta terapia ainda não tenha fortes evidências para ser usada como um tratamento para algumas das doenças acima, beber água regularmente tem muitos benefícios para a saúde, você sabe. Algumas das coisas abaixo são os benefícios para a saúde que podem ser sentidos ao se submeter a esse tipo de terapia de saúde.
  • Melhorar a saúde do corpo

Se antes você não bebia água regularmente, depois de fazer essa terapia, talvez você tenha um padrão mais regular de beber água. Além disso, beber água regularmente pode melhorar a função cerebral, manter o corpo hidratado, manter a resistência e controlar a pressão arterial. Além disso, consumir água também pode prevenir prisão de ventre, dores de cabeça e pedras nos rins.
  • Potencial para perder peso

Fazer terapia de água no estilo japonês tem o potencial de ajudá-lo a perder peso, pois evita o excesso de calorias. Primeiro, se você substituir bebidas como suco de frutas ou refrigerante por água, automaticamente o número de calorias que entram no corpo diminuirá. Além disso, neste tipo de terapia é necessário dar um intervalo de cerca de 2 horas a cada refeição, o que mais uma vez pode reduzir o número de calorias no corpo. No entanto, mais pesquisas são necessárias para elucidar a relação entre beber água regularmente e perda de peso.

Efeitos colaterais e riscos da terapia hídrica

Beber muita água é prejudicial à saúde. Beber muita água pode causar envenenamento. Essa condição também é conhecida como hiperidratação. Isso acontecerá se você beber muita água em um curto período de tempo. Quando o corpo é composto principalmente de água, pode ocorrer inchaço das células do corpo, especialmente nas células cerebrais. Como resultado, a pressão no crânio aumenta, dando origem a:
  • Dor de cabeça
  • Jogar fora
  • Enjoativo
Na verdade, podem ocorrer condições fatais, como aumento da pressão arterial, dificuldade em respirar, fraqueza muscular e incapacidade de identificar informações sensoriais. Em casos mais graves, o envenenamento por água também pode causar convulsões, danos cerebrais, coma e até a morte. Além disso, consumir muita água pode reduzir os níveis de sal no corpo, causando hiponatremia (baixos níveis de sódio no sangue). Os seguintes sintomas adversos também podem ocorrer:
  • Nausea e vomito
  • Dor de cabeça
  • Confusão
  • Perda de energia, sono e cansaço
  • Inquieto e irritado
  • Músculos fracos
  • Convulsões
  • Coma
Por segurança, não consuma mais de 1 litro de água em 1 hora. Pois, 1 litro é a quantidade máxima que pode ser acomodada pelos rins de pessoas saudáveis.

A terapia da água pode cumprir sua promessa?

A terapia da água afirma ser capaz de tratar várias doenças mortais, como o câncer. Mas foi provado clinicamente? Em conclusão, não há nenhuma evidência forte que possa apoiar as afirmações da terapia da água no estilo japonês. Além disso, também não há evidências para fundamentar as alegações de que esta terapia pode limpar os intestinos e regular a saúde intestinal. Além disso, a afirmação de que a terapia da água com água fria pode ter um impacto negativo também não é totalmente verdadeira. Beber água fria pode diminuir a temperatura do trato digestivo e aumentar a pressão arterial em algumas pessoas. No entanto, beber água não causa o endurecimento da gordura no trato digestivo. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ:

Antes de tentar a terapia da água japonesa para curar várias doenças, como câncer, diabetes tipo 2 e constipação, é uma boa ideia consultar um médico primeiro. Lembre-se também de não usar a terapia da água como substituto dos medicamentos administrados por especialistas médicos. Pois, não há pesquisas que possam comprovar a eficácia desse tipo de terapia de saúde.