Reconhecer os sintomas da miopia e como superá-la

A dificuldade em ver objetos de perto é comum em idosos. No entanto, isso não significa que a miopia só possa ser experimentada por pessoas que se enquadram nessa faixa etária. A miopia também pode ocorrer em indivíduos jovens e até em crianças. Como outras condições de hipermetropia, a hipermetropia também pode ser tratada com o uso de óculos e cirurgia LASIK. Essa condição é um distúrbio que tende a ocorrer em famílias. Se seus pais são míopes, o risco de ter uma condição semelhante também será maior.

Causas da miopia

A miopia ocorre quando a luz que entra no olho fica atrás da retina. Em condições normais, essa luz incidirá diretamente na retina. O tamanho do globo ocular de pessoas com hipermetropia geralmente é menor do que o normal. Não raro, você vê crianças que desde cedo tiveram que usar óculos. Isso pode acontecer porque a criança nasce com o tamanho do globo ocular muito curto. No entanto, não é incomum que crianças com essa condição melhorem sozinhas, quando o globo ocular começa a crescer até seu tamanho normal. A miopia ainda é frequentemente difícil de distinguir da hipermetropia. A razão é que ambos têm características semelhantes, nomeadamente dificuldade em ver objetos próximos do olho. [[Artigo relacionado]]

Miopia e sua diferença com a hipermetropia

Quem sofre de miopia apresenta um distúrbio que força os músculos oculares a trabalharem mais para conseguir ver os objetos com clareza. Isso causará sintomas de miopia, como:
  • Dor de cabeça
  • Olhos cansados
  • Dificuldade de concentração ou foco em objetos que estão próximos
  • Sensação de cansaço ou tontura depois de realizar atividades que exigem que você se concentre em ver de perto, como ler
As características da hipermetropia acima são, na verdade, quase iguais às da hipermetropia ou o que é comumente chamado de presbiopia. Mesmo assim, existem diferenças básicas que você precisa saber, a saber, a causa e a idade da pessoa que sofre.

1. Causas da hipermetropia

A miopia é causada por uma anormalidade estrutural do olho, que faz com que a luz incida atrás da retina. Enquanto isso, a principal causa da miopia é o processo de envelhecimento. À medida que envelhecemos, o cristalino do olho torna-se mais espesso e menos elástico. Isso faz com que o olho fique mais difícil de focar em um objeto de perto.

2. Idade dos pacientes com miopia e hipermetropia

Como o nome sugere, a miopia geralmente ocorre em idosos ou na idade avançada. Essa condição geralmente começa a ser sentida por alguém ao entrar na idade de 40 anos ou mais. Enquanto isso, a hipermetropia pode ser experimentada por todas as faixas etárias.

Como lidar com a hipermetropia corretamente

Para superar a hipermetropia, a direção da luz que entra no olho deve ser alterada para o lugar certo. Para atingir esse objetivo, existem várias maneiras que podem ser feitas para superar essa deficiência visual, desde o uso de óculos, lentes de contato, até a cirurgia.

1. Copos

Óculos para tratar a miopia com lentes especiais são uma vantagem. Esses óculos são diferentes dos óculos para miopia. Para tratar a miopia, os óculos que você usa têm lentes negativas. Quanto maior for o número positivo necessário na lente, mais grave será o dano ao olho.

2. Lentes de contato

Mesmo com os óculos, as lentes de contato utilizadas também serão ajustadas à condição de visão. Quanto mais severo o dano ocorre, a lente com um positivo maior é necessária.

3. Cirurgia LASIK

LASIK é uma abreviatura de ceratomileuse in situ assistida por laser. Neste procedimento, o médico fará uma pequena incisão no globo ocular e ajustará a forma curva da córnea usando um laser. Em geral, essa cirurgia é escolhida com mais frequência como forma de tratar a hipermetropia. Pois, além de um tempo de cicatrização mais rápido, esse procedimento deixa o paciente mais confortável.

4. Cirurgia LASEK

LASEK ou ceratectomia subepitelial assistida por laser, Também pode ser usado para tratar a miopia. Diferente do LASIK, esse procedimento é realizado ajustando a forma da camada externa da córnea, mudando sua curva e substituindo o epitélio. Antes de ajustar a forma da camada córnea, o médico fará uma abertura na camada epitelial do globo ocular.

5. Operação fotorrefrativa

Este procedimento cirúrgico é semelhante à cirurgia LASEK. A diferença é que, nesse procedimento, a camada epitelial do globo ocular é removida. Como resultado, a camada crescerá sozinha, seguindo a forma curva da córnea que foi ajustada pelo laser. Para determinar a forma mais adequada de tratar a miopia, você precisa consultar um oftalmologista. Seu médico explicará os prós e os contras de cada procedimento e ajudará a determinar o tratamento mais adequado para sua condição.