O que é um episódio maníaco ou mania? Reconheça os sintomas próximos ao bipolar

O transtorno bipolar é um transtorno mental bastante comum na sociedade. Este distúrbio faz com que a pessoa experimente uma mudança humor dentro de um determinado período de tempo. Os sofredores terão episódios maníacos ou maníacos, hipomania e vice-versa, nomeadamente episódios depressivos. O que é um episódio maníaco ou maníaco? Em que é diferente da hipomania?

O que é uma conta?

Um episódio maníaco ou mania é um período caracterizado por aumento humor e sinta-se feliz por isso ter acontecido de forma anormal. Episódios maníacos também são caracterizados por comportamento excessivo, pensamentos intermitentes, facilmente distraídos e podem ser acompanhados por sintomas de psicose (alucinações e delírios). Os episódios maníacos podem durar uma semana ou mais. Esses episódios às vezes são intercalados com períodos de depressão em oposição à mania. Em episódios depressivos, os sofredores experimentam fadiga mental, tristeza excessiva e desesperança. Além da mania, existe uma outra condição relacionada chamada hipomania. A hipomania é uma forma branda de mania. Ou seja, a hipomania e a mania são condições quase semelhantes, mas a mania é mais intensa. Episódios maníacos não são classificados como transtornos mentais. No entanto, essa condição está intimamente relacionada a um transtorno mental chamado transtorno bipolar. O transtorno bipolar é caracterizado por mudanças em humor entre episódios maníacos, episódios hipomaníacos e episódios depressivos. Embora esteja intimamente relacionado ao transtorno bipolar, os episódios de mania também podem ser causados ​​por outros fatores, incluindo:
  • Parto (psicose pós-parto)
  • lesão cerebral
  • Tumor cerebral
  • Demência
  • Encefalite
  • Altos níveis de estresse
  • Lúpus
  • Efeitos colaterais de drogas
  • Abuso de drogas ou álcool
  • Falta de dormir
  • acidente vascular encefálico
  • Trauma ou abuso

Sintomas de um episódio maníaco

A seguir estão alguns dos sintomas associados a um episódio maníaco ou maníaco:

1. Diminuição do desejo de dormir

Episódios maníacos vivenciados por pessoas que sofrem de bipolaridade podem desencadear distúrbios do sono. Pessoas que apresentam episódios de mania costumam ter uma diminuição da vontade de dormir. Por exemplo, o indivíduo fica acordado até as quatro da manhã, mas pode acordar às oito da manhã. Episódios maníacos vivenciados por pessoas com transtorno bipolar podem desencadear distúrbios do sono e vice-versa.

2. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo

Pessoas com transtorno bipolar que apresentam episódios maníacos tendem a ficar inquietas e procuram maneiras de canalizar o excesso de energia. Ele será capaz de fazer muitas coisas ao mesmo tempo - que em condições normais ele não seria capaz de concluir. Este sintoma é chamado multitarefa com esteróides

3. Fale alto e rapidamente

Episódios de mania nos estágios iniciais também podem ser caracterizados por fala rápida em voz alta. A fala rápida pode ser muito diferente da maneira como o sofredor fala todos os dias.

4. Rima com palavras que não fazem sentido

Outro sintoma típico de mania em pessoas bipolares é a rima das palavras quando falam. As rimas dessas palavras são realmente ilógicas quando usadas em conjunto. No entanto, pessoas com episódios de mania de repente se tornarão boas em rimar palavras com finais semelhantes. Por exemplo, ele dizia algo como: “Ontem comi peixe. Ele é infantil. Jogadores sazonais ... ”A frase acima soa poética, embora não tenha contexto e não“ conecte ”.

5. Aumento do desejo sexual

O aumento do desejo sexual também é um sintoma característico em episódios de mania e hipomania. Esses desejos são vulneráveis ​​a serem canalizados por meio de comportamentos sexuais de risco, como fazer sexo com prostitutas.

6. Comportamento impulsivo

As compras por impulso tendem a ser feitas por pessoas que estão entrando em um episódio de mania. Alguém que passa por um episódio de mania corre o risco de realizar ações impulsivas. Por exemplo, ele vai comprar coisas de que não precisa, comer demais ou jogar.

7. Pensamentos reluzentes

Além de falar rápido e alto, alguém que está entrando em um episódio maníaco também terá pensamentos intermitentes rapidamente. Mudanças nas idéias de pensamento ocorrem em um curto espaço de tempo. Por exemplo, ele pensará em maneiras de viver feliz sem trabalhar. No entanto, alguns segundos depois, ele pensou em um plano para adotar um animal de estimação. Nos próximos segundos, ele filosofará e questionará a essência da presença humana na Terra.

8. Mostrar sinais de ilusão

A ilusão é uma falsa crença na qual ele acredita que as coisas não estão realmente acontecendo. Os delírios costumam ser mostrados por pessoas com transtorno bipolar quando experimentam episódios de mania ou hipomania. O comportamento delirante pode ser demonstrado de várias maneiras. Por exemplo, a pessoa que sofre pode acreditar que é namorada de uma celebridade ou celebridade famosa.

9. Facilmente ofendido

Mesmo que a mania seja marcada por humor no pico e exultantes, os sofredores às vezes também mostram um comportamento irritável. Não para por aí, comportamento de ódio e hostilidade também podem ser mostrados por pessoas que estão passando por um episódio de mania.

10. Pensamentos suicidas ocorrem

Em alguns casos, as pessoas apanhadas em um episódio maníaco também se sentem desesperadas e expressam pensamentos suicidas.

Gestão de episódios maníacos

Ao lidar com um episódio maníaco, seu médico pode prescrever medicamentos para controlar os sintomas acima. Os sofredores também podem precisar de terapia e implementar mudanças no estilo de vida.

1. Drogas

Vários grupos de drogas precisarão ser tomados pela pessoa que está passando por um episódio maníaco. Os medicamentos são basicamente, a saber:
  • drogas antipsicóticas, como risperidona, olanzapina, aripiprazol e quetiapina
  • Estabilizador humor, como lítio, divalproex de sódio e carbamazepina
  • Pílulas para dormir

2. Terapia

A psicoterapia será orientada por um profissional de saúde mental treinado para ajudar o paciente a identificar mudanças humor e o gatilho. A terapia também pode otimizar a eficácia dos medicamentos e melhorar a qualidade de vida do paciente. Existem vários tipos de terapia para tratar um episódio maníaco, incluindo:
  • Terapia cognitivo-comportamental (TCC)
  • Terapia comportamental dialética (DBT)
  • Terapia familiar

Notas de SehatQ

Mania ou mania é um episódio quando humor alguém está aumentando anormalmente. Essa condição está intimamente relacionada ao transtorno bipolar e exigirá tratamento de um psiquiatra. Você pode pergunte ao médico no aplicativo de saúde da família SehatQ para entender mais sobre mania e transtorno bipolar. O aplicativo SehatQ está disponível em Appstore e Playstore para fornecer informações confiáveis ​​sobre saúde mental.