15 causas de dor no peito a serem observadas

A dor no peito certamente pode deixá-lo desconfortável e até mesmo interferir nas atividades que você está realizando. Essa condição também pode ser um sinal de problemas com o coração, respiração, digestão, ossos e músculos e até mesmo saúde mental. Quando você sentir dor no peito ou dor no peito à direita ou à esquerda, você precisa levar isso a sério. Porque pode ser causado por uma condição médica perigosa. Se não for controlado, teme-se que seja fatal.

Causas de dor no peito

A dor no peito pode durar alguns minutos ou por muito tempo. Essa condição também pode ser acompanhada por outros sintomas. Existem várias causas de dor no peito que podem ocorrer, a saber:

1. Ataque cardíaco

Um ataque cardíaco ocorre quando há um bloqueio em uma ou mais artérias que fornecem sangue ao coração, causando a morte das células do músculo cardíaco. Embora semelhante à dor no peito da angina, os ataques cardíacos são geralmente mais graves. Nessa condição, as pessoas com ataque cardíaco sentirão dor no peito à esquerda ou no centro e não vai embora, mesmo depois de descansar. Além disso, você pode sentir náuseas, falta de ar, fraqueza, suores frios e pulso rápido ou irregular.

2. Angina

A angina ocorre quando o suprimento de sangue ao músculo cardíaco é reduzido. Isso causa dor e pressão no peito, como se o coração estivesse sendo pressionado. Além disso, você também pode sentir dor em outras áreas da parte superior do corpo e tonturas. Ao contrário de um ataque cardíaco, a angina não causa danos permanentes ao tecido cardíaco e geralmente desaparece após o repouso.

3. Miocardite

A miocardite ocorre devido à inflamação do músculo cardíaco, geralmente causada por uma infecção viral. Essa condição causa uma leve dor no peito ou uma sensação de pressão. Além disso, você também pode sentir falta de ar, inchaço nas pernas, febre, fadiga e coração disparado.

4. Pericardite

A pericardite ocorre quando o saco fino que envolve o coração fica inflamado devido a uma infecção viral ou bacteriana. Essa condição causa forte dor no peito no meio ou à esquerda, às vezes até irradiando para as costas. A dor também pode ser pior quando você respira, engole alimentos ou se deita de costas. Você pode ter outros sintomas, como fadiga, dores musculares e febre baixa.

5. Prolapso da válvula mitral

Prolapso da válvula mitral é uma condição em que as válvulas cardíacas não fecham adequadamente. Isso pode causar dor no peito, palpitações e tonturas. No entanto, em casos leves, você pode não sentir nenhum sintoma.

6. Embolia pulmonar

Uma embolia pulmonar é um coágulo sanguíneo que entra em uma artéria em um dos pulmões. A dor e o aperto no peito devido a uma embolia pulmonar aparecem gradual ou repentinamente e são semelhantes a um ataque cardíaco. Essa condição pode piorar durante a atividade física. Você também pode sentir outros sintomas, como falta de ar, inchaço na parte inferior das pernas e tosse com sangue misturado com muco.

7. Pneumonia

Pneumonia ou abscesso pulmonar podem causar uma dor aguda e lancinante no peito, especialmente quando você inala. Essa condição geralmente é uma complicação da gripe ou de outras infecções respiratórias. Outros sintomas que você pode sentir são febre, calafrios, tosse com catarro ou sangue.

8. Pleurisia

A pleurisia ou pleurisia ocorre quando o revestimento dos pulmões e do tórax fica inflamado ou irritado. Isso pode causar uma forte dor no peito ao respirar, tossir ou espirrar. Você também pode sentir falta de ar, tosse e dor que se irradia por toda a parte superior do corpo.

9. GERD

A dor no peito também pode ser causada por DRGE ou refluxo ácido. A dor no peito resultante também é conhecida como azia porque é acompanhada por uma sensação de ardor que piora ao deitar. Essa condição também pode causar dificuldade para engolir e pode parecer que algo está preso na garganta.

10. Úlcera de estômago

Úlceras gástricas são feridas no interior do estômago que ocorrem devido a infecção bacteriana ou erosão pelo ácido estomacal. Essa condição é mais comum em pessoas que fumam, bebem álcool ou tomam analgésicos. Além da dor no peito, as úlceras pépticas também podem causar estômago cheio, inchaço, náuseas, fezes com sangue, perda de apetite e perda súbita de peso.

11. Tensão do músculo torácico

Levantar algo que é muito pesado ou não levantá-lo corretamente pode causar tensão nos músculos do peito. Seu peito também ficará dolorido por um tempo, mas geralmente melhora depois que você descansa. Se a dor for muito forte, o músculo pode ter se rompido e requer cirurgia.

12. Lesões ou costelas quebradas

Uma lesão na costela ou fratura pode causar forte dor no peito sempre que você inspira, dobra ou torce a parte superior do corpo e aplica pressão na área afetada. Mesmo a área onde as costelas se unem ao esterno pode ficar inflamada.

13. Ataques de ansiedade ou ataques de pânico

Ao experimentar um ataque de ansiedade ou ataque de pânico, o peito sentirá uma dor aguda no meio. Além disso, você também pode sentir náuseas, suores frios, coração acelerado, tontura e dificuldade para respirar. No entanto, os ataques de ansiedade podem ocorrer porque são desencadeados por um evento futuro, enquanto os ataques de pânico ocorrem sem um gatilho óbvio.

14. Costocondrite

É uma condição inflamatória da articulação costocondral ou da cartilagem que conecta as costelas ao esterno. Os sintomas podem incluir dor no peito e outros sintomas que se assemelham a um ataque cardíaco.

15. Pancreatite

A pancreatite é uma doença inflamatória que ataca o pâncreas. Essa condição é caracterizada por dor no abdômen que aparece repentinamente e pode se espalhar para o tórax e costas. Outros sintomas que acompanham a dor no peito na pancreatite são febre, vômito, náusea e pulso acelerado. [[Artigo relacionado]]

Quando você deve ir ao médico se sentir dor no peito?

Citado em WebMD, se a dor no peito e a sensibilidade forem acompanhadas pelos seguintes sintomas, você deve entrar em contato com o seu médico. Aqui estão os sintomas a serem observados:
  • febre, calafrios ou tosse com muco amarelo-esverdeado
  • problemas de engolir
  • forte dor no peito que não passa
Os sintomas que exigem que você vá ao hospital imediatamente são se você sentir dor no peito acompanhada por:
  • uma sensação repentina de pressão, aperto ou esmagamento sob o esterno
  • dor que se irradia para a mandíbula, braço esquerdo ou costas
  • falta de ar, especialmente depois de ficar inativo por um longo tempo
  • náuseas, tonturas, ritmo cardíaco acelerado ou respiração acelerada, confusão, cor pálida ou clareamento excessivo
  • pressão arterial muito baixa ou frequência cardíaca muito baixa

Nota Q saudável

Se a dor no peito não passar após o repouso ou se piorar, procure atendimento médico imediatamente. O médico fará um exame para determinar a causa e o tratamento adequado para sua reclamação. Não o ignore, pois pode ameaçar a sua vida.