Como se livrar da flatulência naturalmente em casa

É importante saber como aliviar o inchaço no estômago, porque distúrbios no sistema digestivo podem realmente incomodá-lo e interferir em suas atividades diárias. O estômago inchado não é exceção. Felizmente, existem vários remédios naturais para a flatulência que você pode experimentar em casa. Embora natural, você também precisa se lembrar de ter mais cuidado ao experimentá-lo, especialmente se algum dos ingredientes abaixo for alérgico.

Como se livrar da flatulência naturalmente

Além da medicação, você também pode seguir algumas etapas simples para se livrar do inchaço no estômago. Veja como lidar com a flatulência considerada eficaz. Nozes podem aumentar os gases no estômago

1. Evite alimentos que aumentam os gases no estômago

A primeira maneira de aliviar o inchaço no estômago é prestar atenção à ingestão de alimentos. Quando você está inchado, você deve evitar alimentos como feijão, repolho, cebola, brócolis, couve-flor, cogumelos, a alimentos feitos de grãos inteiros. Isso ocorre porque esses alimentos podem aumentar os níveis de gases no estômago.

2. Evite alimentos gordurosos

Para superar a flatulência, você também precisa reduzir o consumo de alimentos gordurosos. Porque além de aumentar o peso, os alimentos gordurosos também demoram mais para serem digeridos. O alimento ficará mais tempo no estômago, aumentando assim a produção de gases no estômago.

3. Evite alimentos ricos em fibras por um tempo

A fibra oferece muitos benefícios para o corpo. No entanto, também existem alimentos ricos em fibras que contêm uma grande quantidade de gases. Depois de interrompê-lo por um tempo, você pode começar a adicionar fibras lentamente à sua dieta diária.

4. Removendo os ventos do corpo

O excesso de gás no corpo é uma das causas mais comuns de flatulência. Então, quando você está inchado, você não deve se conter para expelir o gás existente. Arrotar ou exalar, pode ser feito. [[Artigo relacionado]]

5. Não atrase a defecação

A defecação pode ser uma forma de aliviar a flatulência. A razão é que, ao fazer essa atividade, o movimento no intestino grosso ocorrerá mais rapidamente, de modo que o gás pode sair do estômago mais rapidamente.

6. Beba chá

Quando o estômago estiver inchado, consuma chá feito de gengibre, hortelã-pimenta, e as vinhas de flores podem ser uma opção. Porque, acredita-se que esses ingredientes ajudam a reduzir o acúmulo de gases no estômago. Mesmo assim, você deve evitar o anis estrelado se tiver diarreia com facilidade.

7. Comprima o estômago com uma toalha quente

Compressas quentes na área dolorida do estômago ou usando uma almofada térmica podem ser uma opção para lidar com a flatulência que você pode tentar em casa. Esse método pode relaxar os músculos do trato digestivo e ajudar a reduzir o desconforto causado pelo inchaço.

8. Praticar exercícios leves

Os exercícios leves podem ser uma forma de lidar com a flatulência que vale a pena tentar. Ao fazer atividade física, o desconforto devido ao acúmulo de gases no estômago será reduzido. Caminhar é um exemplo de exercício simples que você pode fazer. Ao caminhar, os músculos do estômago ficarão relaxados, de modo que o excesso de gás preso no estômago possa ser liberado. Outro exercício que você pode tentar como forma de aliviar o inchaço no estômago é a ioga.

9. Respire fundo

A realização de técnicas de respiração profunda usando o diafragma pode ajudar a superar a flatulência. Para sentir os benefícios, você precisa praticar essa técnica de respiração lenta e regularmente.

10. Massageando o estômago

Massagear o estômago pode reduzir o inchaço. Massageie o abdômen por 15 minutos, duas vezes ao dia, durante três dias. No entanto, se estiver grávida, deve ter mais cuidado ao fazer a massagem.

11. Não fale enquanto come

Você sabia que impedir que muito ar entre no corpo pode ser uma forma eficaz de lidar com a flatulência? Falar enquanto se alimenta é um hábito que pode causar isso.

12. Consumir probióticos

Probióticos são microrganismos vivos ou bactérias boas que podem fornecer benefícios no trato digestivo. Exemplos de probióticos que você pode consumir são iogurte, kefir, tempeh e kimchi.

13. Comer especiarias

Consumir vários tipos de especiarias também pode ser uma forma natural de aliviar a flatulência. Especiarias que podem ser usadas para aliviar a flatulência incluem gengibre, cominho e folhas de manjericão.

14. Evite alimentos salgados

Consumir muito sal pode causar flatulência. Porque o sódio do sal pode fazer o corpo reter água em excesso.

15. Limitando o hábito de mascar chicletes

O açúcar na goma de mascar pode causar inchaço em algumas pessoas. Além disso, a goma de mascar fará automaticamente o corpo engolir mais ar, que se acumulará no estômago e, eventualmente, causará inchaço.

16. Evite refrigerantes

O refrigerante contém uma grande quantidade de gases que podem se acumular no estômago. O dióxido de carbono contido no refrigerante também pode encher o estômago de gases. O mesmo acontece com açúcar e adoçantes artificiais contidos nele. Portanto, evitar refrigerantes é uma maneira simples, mas eficaz de lidar com a flatulência.

17. Limitando porções de comida

Muitas pessoas sentem-se inchadas depois de comer grandes porções. Portanto, para que o inchaço diminua rapidamente, você deve comer porções menores, mas com mais frequência. Engolir muito rápido também pode fazer com que mais ar entre no trato digestivo. Além disso, hábitos como beber com um canudo aumentam a quantidade de gases no estômago. Portanto, para evitar que a flatulência piore, você deve evitar beber com canudinho.

Consulte um médico imediatamente se a flatulência for acompanhada por esses sintomas

Na verdade, a flatulência não é uma condição séria e, na maioria dos casos, resolve bem. No entanto, se depois de seguir as maneiras de lidar com a flatulência acima, essa condição não ceder, você deve consultar um médico para um tratamento eficaz. Também é aconselhável consultar um médico, se a condição de flatulência for acompanhada por outros sintomas, como:
  • Diarréia
  • Dor extrema
  • Sangramento durante as evacuações
  • Cor das fezes diferente do normal
  • Há perda de peso
  • Aparece dor no peito
  • Sem apetite ou enchendo-se rapidamente
Os sintomas acima podem ser um sinal de outros distúrbios digestivos que precisam ser observados. Assim, o exame médico pode ajudar a identificar o tipo de indigestão que ocorre, de forma adequada.