Aqui estão os diferentes tipos de mosquitos e seus perigos a serem observados

A estação das chuvas também pode ser interpretada como a estação de reprodução dos mosquitos. Para isso, é necessário conhecer os tipos de mosquitos e seus perigos, bem como o manejo adequado para evitar as diversas doenças transmitidas por esses mosquitos. Apesar de seu tamanho muito pequeno, os mosquitos são um dos animais mais perigosos do mundo porque podem transmitir vários tipos de doenças mortais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) observou que, em 2015, o número total de mortes causadas pela malária sozinho atingiu 438.000 pessoas. Para não mencionar, outro surto de doença relacionada ao mosquito Aedes aegypti, como dengue hemorrágica, zika e chikungunya. Ironicamente, muitas dessas doenças transmitidas por mosquitos ocorrem na Indonésia.

Conheça os tipos de mosquitos e seus perigos

No mundo existem muitos tipos de mosquitos e os perigos de cada um. Especialmente na Indonésia, os tipos de mosquitos que geralmente causam surtos de doenças são: Aedes aegypti e Anopheles.

1. Anopheles

Mosquito Anopheles conhecido como portador da malária (vetor) em todo o mundo, incluindo a Indonésia. Esse mosquito transfere a doença mortal sugando primeiro o sangue de um paciente com malária, que contém o parasita. Então, quando ele pousa e se alimenta do sangue de outra pessoa, um mosquito Anopheles ao transferir o parasita da malária que transporta para outros humanos. No entanto, apenas mosquitos Anopheles mulheres que podem transmitir esta doença mortal. Os sintomas de uma pessoa afetada pela malária são os seguintes:
  • Sem apetite e não consigo dormir
  • Suor frio
  • Febre alta repentina de 40,6 graus Celsius ou mais
  • Tremendo
  • Respiração rápida.
Quando a febre baixar, as pessoas que sofrem de malária suam em profusão. Este ciclo de calafrios pode se repetir a cada 2-3 dias. Se o parasita da malária chegar ao cérebro, o paciente terá uma convulsão ou desmaiará. Este parasita também pode prejudicar a função renal do paciente.

2. Aedes aegypti

Não subestime os tipos de mosquitos e os perigos causados ​​por eles Aedes aegypti. O motivo é que ele é um vetor de vários surtos de doenças que se espalharam na Indonésia, como dengue, Zika e chikungunya.
  • Dengue

Esta doença provoca sintomas semelhantes aos da gripe em geral, nomeadamente febre alta, cefaleia, dores musculares e articulares, aparecimento de manchas vermelhas, náuseas e vómitos. No total, são cinco tipos de vírus da dengue que podem ser transmitidos por mosquitos Aedes aegypti, alguns dos quais podem causar doenças fatais que levam à morte.
  • Zika

Vírus que também são transportados por mosquitos Aedes aegypti Isso havia causado inquietação na comunidade há vários anos. Ao contrário da dengue, o vírus Zika causa apenas sintomas leves, como febre, dores nas articulações e olhos vermelhos. No entanto, esse vírus é muito perigoso quando ataca mulheres grávidas. Um feto infectado com o vírus Zika nascerá com um defeito congênito denominado microcefalia, que é um pequeno perímetro cefálico e lesão cerebral.
  • Chikungunya

O surto de chikungunya também chocou o país há vários anos. Os sintomas desta doença são semelhantes aos das doenças transmitidas por mosquitos em geral, nomeadamente febre, erupção cutânea, dor nas articulações e dor de cabeça. No entanto, esses sintomas podem persistir por semanas, até meses ou anos. Além de mosquitos Aedes aegypti e Anopheles, também tem mosquitos Culex que causa encefalite japonesa. Foi relatado que a doença se espalhou em Bali em 2018, mas o Ministério da Saúde negou a notícia. [[Artigo relacionado]]

Como prevenir o surgimento desse tipo de mosquito e seus perigos?

O manejo de doenças causadas por mosquitos geralmente não é específico. Os médicos só darão medicamentos para aliviar os sintomas que os acompanham, como febre e dores nas articulações, e monitorar complicações que possam surgir. Por outro lado, existem muitas formas de prevenir a propagação deste tipo de mosquito e seus perigos. As etapas que você pode realizar são:
  • Instale redes mosquiteiras nas janelas, feche as portas ou use redes mosquiteiras quando dorme.
  • Use camisas de mangas compridas, calças compridas, meias e sapatos quando estiver ao ar livre.
  • Limite as atividades fora de casa quando estiver escuro, quando os mosquitos estão ativos.
  • Use uma loção repelente de mosquitos que contenha DEET ou picaridina. Você também pode usar repelentes naturais de mosquitos, como eucalipto-limão, capim-limão e flores de lavanda.
Também certifique-se de não deixar espaço para os mosquitos se reproduzirem. Os mosquitos colocam seus ovos em água estagnada, por exemplo, em baldes, latas de lixo e pneus velhos. O próprio Ministério da Saúde da Indonésia frequentemente faz campanha pelo movimento de Erradicação de Ninhos de Mosquito (PSN), drenando, fechando e reciclando reservatórios de água. Se necessário, borrife larvicida (pó de abate) naquele local. Para prevenir a transmissão de doenças por certos tipos de mosquitos, você também pode receber algumas vacinas. Até o início de 2020, as vacinas disponíveis são para prevenir a dengue, a encefalite japonesa e febre amarela.