7 maneiras de tratar a próstata em casa sem drogas

Experimentar a doença da próstata certamente será muito perturbador. Infelizmente, muitas vezes você não pode evitar esse distúrbio dos órgãos reprodutores masculinos, especialmente se você tiver mais de 50 anos. Em casos leves, a doença da próstata pode não exigir tratamento especial. Existem várias maneiras de tratar a próstata que você pode tentar em casa. No entanto, se tiver causado distúrbios nas funções urinária e reprodutiva, você precisa de ajuda médica para tratá-la.

Como tratar doenças da próstata em casa

O tratamento da próstata é feito sob medida para o tipo de doença. Existem três tipos de doenças que fazem a próstata inchar e apresentar outros problemas, a saber:
  • Aumento benigno da próstata ou Hiperplasia benigna da próstata (BPH)
  • Prostatite (inflamação da próstata)
  • câncer de próstata
Como primeiro passo, como tratar a doença da próstata é fazer mudanças no estilo de vida. Isso pode pelo menos ajudar a reduzir os sintomas causados, bem como melhorar a saúde da próstata. Especialmente se a condição não for muito pesada.

1. Não beba muito à noite

A primeira maneira que você pode fazer para tratar problemas de próstata é não beber muito à noite, exatamente 2 horas antes de ir para a cama, conforme sugerido por serviço Nacional de Saúde (NHS). A razão é que isso fará com que você tenha que ir e voltar ao banheiro no meio da hora de dormir para urinar. O aumento da frequência urinária é, de fato, um dos sintomas comuns das doenças da próstata, como o aumento benigno da próstata. Isso ocorre devido ao aumento da próstata bloqueando o trato urinário (uretra). Como resultado, a bexiga não pode ficar completamente vazia. Isso é o que dá vontade de urinar com frequência, especialmente à noite (noctúria).

2. Reduza as bebidas que contenham refrigerante, álcool e cafeína

A próxima maneira de tratar uma próstata problemática é reduzir o consumo de refrigerantes, álcool ou bebidas com cafeína, como café e chá. Essas bebidas aumentam o risco de irritação da próstata e da bexiga. Em vez de se recuperar, você tem vontade cada vez mais frequente de urinar. É por isso que você deve limitar seu consumo.

3. Coma alimentos que contenham fibras

Pacientes com doenças da próstata, como BPH e prostatite, também são aconselhados a comer alimentos que contenham fibras. O objetivo é prevenir a constipação, aliás movimentos intestinais difíceis (BAB). A razão é que a prisão de ventre pode exercer pressão sobre a bexiga, o que tem um impacto no agravamento dos sintomas de inchaço da próstata. Um estudo de 2016 também mostrou que o consumo regular de frutas e vegetais pode ajudar a aliviar os sintomas da HBP.

4. Esvazie a bexiga

Esvaziar a bexiga é uma forma de tratar os sintomas da próstata que você pode fazer sempre que quiser viajar para longe ou realizar atividades que dificultem a ida e volta ao banheiro. A bexiga cheia pode exercer pressão sobre a próstata, de modo que os sintomas que aparecem podem ser mais pronunciados.

5. Exercícios para a bexiga

O principal sintoma dos distúrbios da próstata é a dificuldade em prender a urina. Portanto, você pode precisar de algum tipo de exercício que visa controlar a bexiga. Seu médico pode pedir que você pratique um intervalo de duas horas entre a micção programada. A esperança é que a bexiga possa acomodar mais urina, para que você não precise ir ao banheiro com tanta frequência para urinar. Além disso, o médico também pode sugerir exercícios respiratórios, exercícios de Kegel ou meditação para treinar sua mente a controlar a vontade de urinar. Este exercício é feito várias vezes dentro de um determinado período de tempo. O médico continuará monitorando cada desenvolvimento que você experimentar até que você finalmente consiga reduzir esse sintoma da próstata.

6. Esportes

de acordo com Harvard Medical School , os exercícios podem ser usados ​​como forma de tratar a próstata naturalmente, especialmente no caso da HBP. Você não precisa de um tipo de exercício extenuante, você só precisa fazer exercícios leves, como caminhar ou andar de bicicleta.

7. Evite certas drogas

Suspeita-se que vários tipos de drogas interferem nos músculos da bexiga, o que, por sua vez, tem impacto no agravamento dos sintomas da próstata. Alguns medicamentos que afetam os músculos da bexiga incluem:
  • Descongestionantes
  • Anti-histamínicos
Se você estiver sob medicação, certifique-se de consultar o seu médico antes de interromper o tratamento. O seu médico pode dar-lhe um medicamento de substituição para tratar o seu problema. Além de usar os métodos acima, há uma série de ingredientes naturais que são considerados remédios à base de ervas para ajudar a aliviar os sintomas da próstata. Alguns deles são viu palmetto, pygeum, e extrair pólen de centeio. No entanto, você deve primeiro consultar seu médico antes de usá-lo. Isso ocorre porque não há evidências científicas suficientes para comprovar sua eficácia.

Quando você deve ir ao médico?

Se você já fez vários métodos para tratar a dor na próstata acima, mas sua condição não melhora, consulte um médico imediatamente. Os médicos precisam primeiro realizar um exame para determinar a causa do distúrbio da próstata que você está apresentando. Com base nos resultados do exame, o médico determinará o método de tratamento da próstata adequado para você. Geralmente, o médico prescreverá uma série de medicamentos para a próstata, como:
  • Bloqueadores alfa-1
  • Inibidores da 5-alfa redutase
  • Anticolinérgico
  • Antibióticos
  • diurético
  • Desmopressinas
Em certos casos, medidas médicas também podem ser necessárias para tratar a doença da próstata que você está enfrentando, como a inserção de cateter, ressecção transuretral da próstata (RTU), para abrir cirurgia de próstata (prostatectomia). Quanto ao câncer de próstata, a forma de tratá-lo é a mesma do câncer em geral, ou seja, quimioterapia, radioterapia, até a cirurgia.

Notas de SehatQ

Converse com seu médico sobre como tratar uma próstata problemática de forma apropriada e eficaz. A função da próstata no sistema reprodutor masculino é muito importante, portanto, quaisquer problemas que ataquem esse órgão devem ser tratados imediatamente. Não hesite em consultar um médico através dos recursos conversa de médico no aplicativo de saúde da família SehatQ relacionado a problemas de próstata e como superá-los. Baixe agora em App Store e Google Play.