Estas são as causas dos cálculos das amígdalas e como eliminá-los

Além das pedras nos rins e na vesícula, você sabia que existe uma doença chamada pedras nas amígdalas? Os cálculos amídicos se formam quando restos de comida, células mortas e várias outras substâncias ficam presas nas amígdalas. Também conhecido como cálculos amígdalas e tonsilólitos, os cálculos das amígdalas costumam ser tão invisíveis que as pessoas não percebem que os possuem. Os caroços da amígdala variam em tamanho, desde o tamanho de um grão de arroz até o grande de uma uva.

Causas de pedras da amígdala a serem observadas

As amígdalas consistem em fissuras, túneis e aberturas conhecidas como criptas de amígdalas. Vários tipos de detritos, desde restos de comida, células mortas, muco e saliva, podem ficar presos nele e se acumular. Essa condição desencadeia o surgimento de bactérias e fungos, causando odores desagradáveis. Com o tempo, os detritos que se acumulam nas amígdalas endurecem e se transformam em pedras amígdalas. As causas das pedras da amígdala podem ser causadas por vários fatores abaixo:
  • Má higiene oral
  • Têm amígdalas grandes
  • Problemas crônicos de sinusite
  • Tonsilite crônica.

Sintomas de pedras amígdalas

Embora os cálculos das amígdalas sejam difíceis de detectar, os pacientes podem apresentar vários sintomas. Os sintomas de pedras da amígdala incluem:
  • Mal hálito
  • Dor de garganta
  • Difícil de engolir
  • Dor no ouvido
  • Tossir constantemente
  • Amígdalas inchadas
  • O aparecimento de flocos brancos e amarelos nas amígdalas.
Os cálculos pequenos da amígdala geralmente não causam sintomas. Enquanto isso, pedras grandes da amígdala têm maior probabilidade de causar os sintomas acima.

Os cálculos da amígdala podem causar complicações?

A maioria dos casos de pedras de amígdala não causa complicações. Mesmo assim, os cálculos das amígdalas podem fazer com que os pacientes se sintam desconfortáveis. Embora os cálculos das amígdalas raramente causem complicações, sua presença pode ser um sinal de higiene oral deficiente. Pessoas que nunca escovam os dentes regularmente correm mais risco de desenvolver pedras de amígdala. A bactéria que causa o cálculo da amígdala também pode causar vários problemas, como doenças gengivais, infecções orais e cáries. Outra coisa que você precisa estar ciente é que os cálculos das amígdalas podem ser um "playground" para bactérias. Um estudo encontrou semelhanças entre os cálculos das amígdalas e a placa dentária, que costumam causar cáries e doenças gengivais.

Uma maneira poderosa de remover pedras da amígdala

Uma forma de se livrar dos cálculos das amígdalas é gargarejar com água salgada. A boa notícia é que existem várias maneiras de remover os cálculos das amígdalas que são eficazes e podem ser feitas em casa, a saber:
  • Gargarejo com água salgada

Fazer gargarejos com água salgada pode aliviar o desconforto na garganta e ajudar a remover os cálculos das amígdalas. Além disso, acredita-se que gargarejar com água salgada seja eficaz na eliminação de odores desagradáveis ​​causados ​​por pedras de amígdala. Dissolva 1/2 colher de chá de sal em 240 mililitros de água morna e gargareje.
  • Tosse

Algumas pessoas só percebem que têm pedras nas amígdalas quando tossem. Isso ocorre porque acredita-se que a tosse expele as pedras da amígdala da boca. Portanto, se você sofre de pedras nas amígdalas, tente tossir lentamente para removê-las da boca.
  • Levante você mesmo

Relatórios da Healthline, usando cotonetes (Cotonete) pode ser usado para remover pedras da amígdala. No entanto, você deve ter cuidado ao fazer isso porque as amígdalas são os tecidos delicados do corpo. Nunca remova pedras de amígdalas com um objeto duro, como uma escova de dentes. Isso pode causar sangramento e infecção. É uma boa ideia consultar um médico antes de tentar remover os cálculos das amígdalas por conta própria. Dessa forma, o médico pode recomendar uma maneira mais segura de remover os cálculos das amígdalas.
  • Criptólise de laser de amígdala

Neste procedimento, o médico utilizará um laser para remover a parte da amígdala onde está fixada a pedra amígdala. Antes de ser submetido a este procedimento, o paciente receberá um anestésico local.
  • Amigdalectomia (amigdalectomia)

A amigdalectomia ou amigdalectomia é realizada para remover as amígdalas. Os médicos podem usar um bisturi ou laser para fazer isso. No entanto, esse procedimento geralmente só é feito se outras maneiras de remover os cálculos das amígdalas não funcionarem. O procedimento cirúrgico é considerado o último recurso se os cálculos das amígdalas forem graves e crônicos.
  • Antibióticos

Em alguns casos, os médicos também podem prescrever antibióticos para reduzir o número de bactérias nas amígdalas. Infelizmente, esses antibióticos não curam a principal causa dos cálculos das amígdalas. Além disso, os antibióticos não devem ser tomados por muito tempo, para que os cálculos das amígdalas possam voltar.

Como prevenir pedras de amígdala

As pedras da amígdala podem ser evitadas seguindo as seguintes etapas:
  • Sempre mantenha a higiene oral, incluindo a limpeza de bactérias que podem estar na parte de trás da língua
  • Parar de fumar
  • Gargarejo com água salgada
  • Beba água regularmente para manter o corpo hidratado.
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

As pedras da amígdala não são consideradas doenças perigosas, mas os sintomas podem causar desconforto ao paciente. Portanto, não subestime essa condição. Mantenha sua higiene bucal regularmente para evitar sua chegada. Se você tiver uma reclamação médica, não hesite em perguntar a um médico no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe-o na App Store ou Google Play agora!