4 Alimentos Saudáveis ​​de Fermentação de Ácido Lático

Quando se trata de fermentação de ácido lático, você pode não estar familiarizado com o termo. No entanto, você pode realmente ter ouvido falar com frequência ou até mesmo comido os alimentos produzidos por esse processo. A fermentação do ácido láctico é um processo de processamento de alimentos que usa bactérias lácticas do grupo de bactérias Gram-positivas. As bactérias selecionadas neste processo também devem ser não respiratórias e não formar esporos para produzir ácido láctico a partir do conteúdo de carboidratos do alimento fermentado. Historicamente, as bactérias utilizadas no processo de fermentação do ácido láctico são geralmente bactérias Lactobacillus, Leuconostoc, Pediococcus, e Streptococcus. Mas agora, outras bactérias também podem ser usadas no processo, embora não sejam muitas. As bactérias nesta fermentação agem alterando a cultura alimentar para ser tão ácida que outros microorganismos não podem sobreviver na comida. Bactérias Leuconostoc e estreptococo, por exemplo, pode diminuir o pH dos alimentos para 4 ou 4,5 enquanto Lactobacillus e Pediococcus capaz de baixar o pH para 3,5.

Quais alimentos passam pelo processo de fermentação do ácido lático?

A fermentação do ácido láctico é indiscutivelmente um dos processos mais simples de processamento de alimentos, mas produz um sabor distinto no produto final. Além de melhorar o sabor dos alimentos, a fermentação também é realizada para dar a certos ingredientes alimentares uma vida mais longa. Não surpreendentemente, a fermentação do ácido láctico é um dos processos de processamento de alimentos mais populares na Ásia. Começando com peixe, arroz, vegetais, frutas e leite, pode-se processar adicionando bactérias boas para melhorar a qualidade e o sabor desses alimentos. Alguns dos alimentos produzidos a partir deste processo incluem:
  • Iogurte

Um dos produtos superiores produzidos a partir da fermentação do ácido lático é o iogurte. O iogurte é feito de leite de vaca fermentado com bactérias do ácido láctico e bifidobactérias. Embora feito de leite de vaca, o iogurte é seguro para consumo por pessoas com intolerância à lactose porque o processo de fermentação converteu a lactose em ácido láctico. Esse processo é o que faz com que o iogurte tenha um sabor azedo. O iogurte em si tem muitos benefícios para a saúde, como ossos saudáveis. Em crianças, acredita-se que dar iogurte natural também alivia a diarreia e outros problemas digestivos.
  • Tempe

Alimentos processados ​​com fermentação de ácido lático geralmente têm gosto azedo, mas não tempeh. Este alimento indonésio tem um sabor distinto, que é uma combinação de soja com cogumelos ou fermento usado na fermentação. O tempeh é muito popular como substituto da carne pelos vegetarianos. A razão é que esse alimento é rico em vitamina B12, normalmente encontrada na carne animal, peixe e seus derivados, como leite e ovos. [[Artigo relacionado]]
  • Kimchi

Com base nos resultados da pesquisa, este alimento sul-coreano feito de repolho também é feito por fermentação de ácido lático, usando bactérias para ser mais preciso Lactobacillus kimchii. Embora tenha um gosto azedo e picante, o kimchi tem benefícios para um sistema digestivo saudável. O repolho que é processado em kimchi também é rico em várias vitaminas e minerais, incluindo vitamina K, riboflavina (vitamina B2) e ferro. Todos esses ingredientes irão beneficiar sua saúde.
  • Picles

Se outros alimentos precisam de bactérias adicionais no processo de fermentação, o mesmo não ocorre com os picles. O motivo é que o pepino já contém suas próprias bactérias probióticas, que podem azedar o gosto da polpa do pepino quando misturadas com água e sal, que então são deixadas por algum tempo. Pickles são muito pobres em calorias e são uma boa fonte de vitamina K. Infelizmente, esses alimentos também são ricos em sódio, por isso não é bom consumi-los em excesso. Além dos ingredientes alimentares acima, a fermentação do ácido láctico também pode ser feita em vários outros alimentos e produzir alimentos com um sabor distinto. Alguns desses alimentos incluem pão branco, queijo, leite fermentado, kefir, missô, molho de soja e salame.