Fazer macarrão instantâneo é rápido e fácil. Não é à toa que esse lanche costuma ser uma solução instantânea sempre que a fome bate. No entanto, qualquer coisa em excesso será prejudicial ao corpo. Quando o macarrão instantâneo é consumido em excesso, várias doenças, como obesidade, diabetes e até derrame cerebral, podem ser o alvo. O macarrão instantâneo também contém ingredientes que não são bons para a saúde, como sódio e MSG. O consumo desses materiais, se não for limitado, também desencadeará vários problemas de saúde. Reconheça os perigos de comer macarrão instantâneo em excesso para ficar mais alerta.
Os perigos de comer macarrão instantâneo demais para a saúde
Comer muito macarrão instantâneo pode aumentar o risco de obesidade. Existem muitos motivos pelos quais você não deve comer muito macarrão instantâneo, como os seguintes:
1. Feito de muitos materiais que são prejudiciais à saúde
O macarrão instantâneo é um tipo de fast food de alto teor calórico. Além disso, o macarrão instantâneo também é processado com muito sal, mecina, até conservantes e corantes. Alguns tipos de macarrão instantâneo contêm butilhidroquinona terciária (TBHQ), um conservante que, se consumido em excesso, pode causar doenças do fígado e danos aos nervos. As matérias-primas do macarrão instantâneo tendem a ser seguras se consumidas em quantidades pequenas ou limitadas. No entanto, quando os níveis são excessivos, o risco de distúrbios de doenças que podem ser causados deve ser observado, especialmente a longo prazo.
2. Desencadeia a obesidade
Uma pesquisa conduzida pela Sociedade Coreana de Nutrição e pela Sociedade Coreana de Nutrição Comunitária mostra que a obesidade é uma das consequências de comer muito macarrão instantâneo. Porque o macarrão instantâneo é feito de farinha de trigo com um teor calórico bastante alto. Com base no cálculo de Nutrição Balanceada do Ministério da Saúde, o conteúdo calórico de uma porção de macarrão instantâneo pode chegar a 168 kcal. No entanto, diferentes marcas, tamanhos de porção e variantes de sabor podem conter diferentes quantidades de calorias. O conteúdo calórico médio do macarrão instantâneo vendido no mercado pode variar de 300-500 kcal e acima. De acordo com a American Heart Association, os alimentos com alto teor calórico são classificados como alimentos que contêm 400 ou mais calorias. Se comermos alimentos com alto teor calórico, mas não formos equilibrados com a atividade física, o excesso de energia será armazenado na forma de gordura. Essa gordura ao longo do tempo causa obesidade.
3. Causa diabetes
Comer muito macarrão instantâneo também pode causar diabetes. O macarrão é conhecido por ter um alto teor de carboidratos. No corpo, os carboidratos serão convertidos em glicose. Portanto, as pessoas que comem macarrão instantâneo duas ou mais vezes por semana são mais suscetíveis à síndrome metabólica. Um dos fatores desencadeantes da síndrome metabólica é a obesidade abdominal. A obesidade estava intimamente relacionada às altas calorias do macarrão instantâneo. A maioria das pessoas com síndrome metabólica não consegue produzir insulina. Na verdade, a insulina funciona para converter a glicose em energia. Se o corpo não tem insulina, o açúcar no sangue aumenta e aumenta o risco de diabetes tipo 2.
4. Aumenta o risco de acidente vascular cerebral
A maioria de comer macarrão instantâneo desencadeia um derrame. O conteúdo do macarrão instantâneo que desencadeia o derrame é sal ou sódio. Em um pacote de macarrão instantâneo, há um teor de sódio de 1.722 gramas ou cerca de 9-11 colheres de sopa. Se você come principalmente macarrão instantâneo, os níveis excessivos de sódio no corpo absorvem água para os vasos sanguíneos e aumentam o volume sanguíneo. Este aumento no volume sanguíneo faz com que os vasos sanguíneos funcionem mais intensamente, resultando em hipertensão. Neste caso, a hipertensão faz com que o sangue dos vasos sanguíneos coagule e fique bloqueado. Isso bloqueia o fluxo sanguíneo para o cérebro e causa um derrame.
5. Causar ataques de asma
A maioria dos que comem macarrão instantâneo corre o risco de causar ataques de asma, que são desencadeados pelo alto teor de aromatizante de glutamato monossódico (MSG). Uma pesquisa publicada no The Journal of Allergy and Clinical Immunology relata que o MSG pode desencadear ataques de asma em pessoas que já têm a doença. Neste estudo, os asmáticos foram testados com alimentos contendo MSG. Após 1 a 12 horas depois, eles experimentam
Complexo de sintomas de MSG , asma e uma combinação de ambos.
Sintomas de MSG complexo é uma reclamação que surge como resultado do consumo de muito MSG, como depois de comer muito macarrão. Você pode ter dor de cabeça, suor, pele ruborizada e náuseas. No entanto, são necessárias mais pesquisas sobre essa condição. O limite para o consumo diário de MSG permitido pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) é de no máximo 30 miligramas por peso corporal. Se uma pessoa pesa 60 quilos, sua ingestão diária de MSG é de apenas 1,8 gramas ou 1.800 miligramas.
Uma alternativa mais saudável ao macarrão em vez do macarrão instantâneo
substituir o macarrão instantâneo por macarrão de trigo sarraceno ou shirataki é mais saudável. A maioria do macarrão instantâneo causa vários tipos de doenças. Como resultado de comer frequentemente macarrão instantâneo pode ser perigoso. No entanto, aqui está uma alternativa ao macarrão instantâneo em uma versão mais saudável.
1. Macarrão Shirataki
Os noodles Shirataki são brancos, tendem a ser transparentes e longos. Este tipo de macarrão é feito de tubérculo konnyaku, que é baixo em calorias. Na verdade, em certos produtos, o macarrão shirataki não contém nenhuma caloria, também conhecido como zero calorias. O macarrão Shirataki é rico em fibra de glucomanano, que pode estabilizar o açúcar no sangue e manter a sensação de saciedade por mais tempo. Isso nos faz comer menos, então não sentimos necessidade de comer mais macarrão. O glucomanano é uma fibra espessa que leva muito tempo para ser digerida pelo corpo. Portanto, o açúcar no sangue não aumenta drasticamente e os nutrientes são absorvidos de forma mais otimizada pelo corpo. Ou seja, você é mais capaz de evitar o risco de doenças ao comer principalmente macarrão instantâneo. O glucomanano também ajuda a reduzir o colesterol no corpo, removendo o excesso durante as evacuações. Portanto, a quantidade de colesterol que é reabsorvida no sangue é menor. O glucomanano reduz o colesterol ruim (LDL) em uma média de 16 m / dL e a gordura no sangue em uma média de 11 mg / dL.
2. Macarrão de trigo sarraceno
O macarrão de Soba é feito de farinha de trigo sarraceno (
trigo sarraceno ) O macarrão de soja tem menos calorias do que o macarrão instantâneo feito de farinha, mas o conteúdo de fibra e proteína é mantido. Em uma porção de macarrão de trigo sarraceno cozido pesando 56 gramas, há 7 gramas de proteína e 3 gramas de fibra. Em 100 gramas de macarrão de trigo sarraceno, as calorias são menores do que no macarrão instantâneo, variando de 300 a 400 calorias. O trigo sarraceno tem um baixo índice glicêmico (IG), por isso não aumenta drasticamente o açúcar no sangue. O risco de comer muito macarrão é reduzido, portanto, este macarrão é adequado para diabéticos. A revista, publicada pelo Multidisciplinary Digital Publishing Institute, mostrou que o consumo de 40 gramas de trigo sarraceno por dia durante quatro semanas foi capaz de reduzir o colesterol e os triglicerídeos. O macarrão de trigo sarraceno também contém um composto chamado rutina, que pode fortalecer e aumentar a flexibilidade dos vasos sanguíneos. Os vasos sanguíneos se contraem com menos facilidade e evitam a formação de coágulos sanguíneos.
3. Macarrão de trigo integral
Em 340 gramas de massa de trigo integral, existem 174 calorias, 37 gramas de carboidratos e 6,3 gramas de fibra. O macarrão de trigo integral é muito mais nutritivo do que o macarrão de trigo normal, que contém 221 calorias, 43 gramas de carboidratos e 3 gramas de fibra. Essa quantidade maior de fibra pode retardar a absorção de açúcar do trato digestivo. O açúcar no sangue não aumentou drasticamente. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Comer muito macarrão aumenta o risco de várias doenças. Basicamente, qualquer ingestão em excesso tem um impacto negativo no corpo. Mas se você gosta de macarrão instantâneo, este hobby pode ser enganado. Além de escolher um substituto para o macarrão instantâneo, o risco de comer muito macarrão ainda pode ser superado com o processamento de um macarrão instantâneo mais saudável. Por exemplo, você pode fazer seu próprio tempero de macarrão instantâneo usando caldo de galinha com baixo teor de sal. Adicione também
coberturas (recheio) com alta nutrição, como vegetais e proteínas, como tofu, peixe ou frango. Com a adição de "acompanhamentos" saudáveis, o risco de doenças devido ao consumo excessivo de macarrão pode ser reduzido.