Estas 7 causas do aumento do apetite que você precisa compreender

Para a maioria das pessoas, a atividade de comer não é feita apenas para a sobrevivência, mas ao mesmo tempo se torna uma atividade divertida. Principalmente se a comida consumida for saborosa e despertar o apetite. Infelizmente, um aumento do apetite também pode causar problemas. Você pode ficar com fome e ter potencial para ganhar peso. Além disso, o apetite excessivo pode ser um sinal de certas doenças.

Causas do aumento do apetite

Um aumento temporário no apetite pode ser resultado de estresse ou ansiedade devido a um evento específico. Isso desaparecerá por si só quando a fonte de estresse ou ansiedade puder ser superada. No entanto, existem algumas condições que podem causar aumento do apetite. Aqui estão algumas condições que podem desencadear um aumento do apetite, a saber:

1. Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é uma condição em que a glândula tireoide produz muito do hormônio tiroxina, o que acelera o metabolismo do corpo. Às vezes, essa aceleração metabólica pode levar à perda de peso e batimento cardíaco irregular. Os sintomas do hipertireoidismo não são apenas perda rápida de peso e batimento cardíaco irregular, mas também aumento do apetite.

2. Doença de Grave

Existem várias causas de hipertireoidismo, uma das quais é a doença de Grave. A doença de Grave é uma doença autoimune que ataca a tireoide e causa um aumento na produção do hormônio tireoidiano. A doença de Grave tem os mesmos sintomas do hipertireoidismo e, portanto, também causa aumento do apetite.

3. Hipoglicemia

Os níveis de açúcar no sangue podem não apenas subir, mas também cair. Os níveis de açúcar no sangue muito baixos são conhecidos como hipoglicemia. A diminuição dos níveis de açúcar no sangue pode ser causada por várias coisas, mas geralmente é sentida por pessoas com diabetes. A hipoglicemia causa sintomas na forma de aumento do apetite, náuseas, tremores, fome, suores frios e coração acelerado.

4. Diabetes

O aumento do apetite pode ser um sinal de diabetes, uma doença bastante comum na sociedade. O diabetes é uma condição em que o corpo não consegue processar o açúcar no sangue. Em termos gerais, o diabetes é dividido em dois, ou seja, diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2, os quais podem causar aumento do apetite. [[Artigo relacionado]]

5. Gravidez

Um aumento do apetite pode não ser o sintoma mais importante da gravidez, pois as mulheres grávidas têm maior probabilidade de sentir náuseas, cólicas ou dores de cabeça. No entanto, pode ocorrer aumento do apetite durante a gravidez. A fome e o aumento do apetite geralmente aparecem no início do segundo trimestre. Durante o primeiro trimestre, as mulheres grávidas geralmente experimentam uma diminuição do apetite ou até mesmo nenhum apetite.

6. Síndrome pré-menstrual

O aumento do apetite e o desejo por certos alimentos podem aparecer quando uma mulher tem síndrome pré-menstrual. As mulheres que estão passando pela síndrome pré-menstrual geralmente desejam alimentos gordurosos, doces ou ricos em carboidratos. Isso se deve a mudanças nos hormônios estrogênio e progesterona no corpo antes da menstruação, o que resulta em aumento do apetite.

7. Depressão

A principal característica da depressão é um sentimento de profunda tristeza que torna difícil para os sofredores aproveitar a vida. No entanto, você sabia que existem diferentes tipos de depressão? Um tipo é a depressão atípica, caracterizada por uma melhora no humor deprimido quando ocorrem eventos positivos. Outros sintomas de depressão atípica incluem aumento do apetite, sensação de rejeição, sensação de peso nas coxas e braços e sono em excesso.

Como controlar o apetite?

O apetite é um assunto muito complexo, porque envolve a interação do cérebro e dos hormônios e é influenciado por hábitos, estímulos externos e emoções. No entanto, você deve saber como controlar seu apetite para que não prejudique sua saúde, incluindo:
  • Conheça o seu apetite. Você quer comer quando está com muita fome? Se sim, coma e pare imediatamente quando se sentir satisfeito.
  • É melhor não se acostumar a comer quando não está com fome. Comer quando não está com fome pode fazer você comer mais para se sentir melhor.
  • Não se acostume a não comer quando estiver com fome. Não comer quando está com fome pode realmente aumentar seu apetite e você pode acabar comendo mais na próxima vez.

Consulte um médico

Se o aumento do apetite experimentado piorar ou for difícil de controlar, consulte um médico para exame e tratamento adequados. O médico fará um exame físico, pesará você e fará algumas perguntas sobre sua saúde, dieta e outros sintomas que você está experimentando, além do aumento do apetite. O seu médico pode pedir-lhe para fazer análises ao sangue e à tiróide para medir e ver como a hormona tiroideia está a funcionar no seu corpo.

Notas de SehatQ

O aumento do apetite pode ser um problema para algumas pessoas, algumas das causas do aumento do apetite são:
  • Hipertireoidismo
  • Doença de Grave
  • Hipoglicemia
  • Diabetes
  • Gravidez
  • síndrome pré-menstrual
  • Depressão
O aumento do apetite é geralmente administrável e temporário. Consulte um médico se o aumento do apetite persistir ou piorar.