Gostaria de consumir carne de coelho, conheça os benefícios e os perigos primeiro

Com textura semelhante à da carne de frango e sabor não menos delicioso, a carne de coelho tem seus próprios leques. Além disso, o teor de proteína da carne de coelho tende a ser maior do que o de outras carnes. Por outro lado, não há necessidade de se preocupar porque a carne de coelho tem menos calorias. Não é fácil encontrar carne de coelho em supermercados, ao contrário de carne bovina ou frango. No entanto, a carne de coelho ainda é fácil de encontrar e muito procurada pelo seu sabor apetitoso. [[Artigo relacionado]]

Benefícios da carne de coelho

Os coelhos têm baixos níveis de gordura corporal, especialmente os coelhos, incluindo animais que se movem muito, ao contrário das vacas. Os alimentos consumidos pelos coelhos também são ricos em fibras, como trigo, cenoura, grama ou sementes. Em 85 gramas de coelho, existem apenas 96 calorias, 18 gramas de proteína e nenhum carboidrato. Além disso, o teor de gordura também é muito menor. Alguns dos benefícios de comer carne de coelho incluem:

1. Baixo teor de gordura

Se você deseja comer proteínas com baixo teor de gordura, a carne de coelho pode ser uma opção. Além do mais, consumir muita gordura pode aumentar rapidamente a ingestão diária de calorias. Na verdade, a chave para manter um peso corporal ideal é não ingerir mais calorias do que queima.

2. Previna doenças cardíacas

O consumo de proteínas com alto teor de gordura saturada, como carne bovina e suína, pode colocar uma pessoa em risco de doença cardíaca. É por isso que as pessoas devem substituir ou reduzir a ingestão de gordura saturada sem sacrificar a quantidade de proteína consumida.

3. Perder peso

Para as pessoas que estão perdendo peso, mas ainda desejam ingerir proteínas, a carne de coelho pode ser uma alternativa. Em um estudo de 2015 publicado no International Journal of Pharmacy & Biomedical Research, a carne de coelho é tão nutritiva quanto peixe.

4. Rico em proteínas

A carne de coelho é rica em proteínas e fácil de digerir. Ao contrário de outras carnes, que em algumas pessoas tendem a ser difíceis de digerir, a carne de coelho pode ser digerida facilmente. Pelo menos em 33 gramas de carne de coelho há 66% de proteína.

5. Reduzindo a pressão arterial

A carne de coelho contém níveis mais baixos de sódio, por isso não causa o acúmulo de líquido, ao mesmo tempo que mantém a pressão arterial normal. Para pessoas que sofrem de pressão alta ou hipertensão, a carne de coelho pode ser uma escolha segura de proteína.

6. Tem um gosto delicioso

Para quem tem curiosidade em saber o sabor da carne de coelho, a pele tem uma textura crocante e um sabor salgado. Na verdade, muitos admitem que é mais saboroso do que frango com menos fibras. [[Artigo relacionado]]

Existe algum perigo em comer carne de coelho?

Embora a carne de coelho contenha muitos nutrientes que são benéficos para o corpo, há algumas coisas a serem observadas:
  • Envenenamento por proteína

Se uma pessoa comer apenas carne de coelho, existe a possibilidade de envenenamento por proteínas. Esta é uma condição em que o corpo experimenta excesso de proteína sem ser compensado por gordura e carboidratos. Se durar por muito tempo, pode causar toxinas no sangue.
  • Contaminação potencial

É aconselhável consumir carne de coelho de fontes naturais de gado para evitar contaminação potencial pelo consumo de carne de coelho selvagem
  • Em processamento
Qualquer carne deve passar por um processo de processamento adequado. Igual a perigos de comer carne crua, A carne de coelho deve ser fervida 2 a 3 vezes antes do processamento para garantir que esteja completamente limpa e cozida. Para quem nunca processou carne de coelho, descubra muito bem como fazê-lo, pois não é tão comum quanto processar carne de frango. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A escolha de viver um estilo de vida consumindo proteína animal, como carne de coelho, ou não comer proteína animal é direito de cada indivíduo. Lá fora, há muitos protestos de grupos de direitos dos animais relacionados ao processo desumano de pecuária para o abate de carne de coelho. Mas, apesar da controvérsia, a carne de coelho pode ser uma opção de proteína animal com baixo teor de gordura que não adiciona muita ingestão calórica. Não se esqueça de equilibrar isso com muito movimento e comer fontes de alimentos saudáveis, como vegetais e frutas.