5 causas de seios dolorosos e medidas de tratamento

Para aqueles que pensam que estão sofrendo de uma doença mortal quando têm dores nos seios, as boas notícias a seguir irão aliviar suas preocupações. Sim, a Fundação do Câncer de Mama dos Estados Unidos afirma que muitas coisas podem causar dor nos seios, mas a maioria dessas causas não é câncer. Dor na mama (mastalgia) é um desconforto, sensibilidade ou dor no peito ou ao redor das axilas. A dor na mama pode ocorrer em uma ou em ambas as mamas. Mesmo que não seja câncer, não faz mal saber as várias causas da dor nos seios. A razão é, diferentes causas, diferentes maneiras de tratar a dor.

Causas de dor no peito

Ao sofrer de dores no peito, você não é a única mulher que já passou por isso. Na verdade, essa dor é uma das queixas mais comuns vivenciadas por mulheres de todas as faixas etárias, que vão desde dores que ocorrem contínua ou ocasionalmente. Como mencionado acima, muitas coisas podem ser a causa da dor no peito. Aqui estão algumas das causas que geralmente ocorrem em mulheres:
  • Efeito dos órgãos reprodutivos

Quando a função dos órgãos reprodutivos está no auge (fértil ou grávida), não é incomum sentir dor nos seios. Os sintomas incluem: seios pesados ​​e com coceira, inchaço e ocorre em ambos os seios. Para aquelas de vocês que não estão grávidas, a dor será mais intensa nas 2 semanas antes da menstruação, ou seja, ao entrar no período fértil.
  • Desequilíbrio hormonal

Quando os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona em seu corpo estão desequilibrados, seus seios podem doer. Essa condição geralmente ocorre quando você está passando pela puberdade, síndrome pré-menstrual (TPM), grávida (especialmente no primeiro trimestre), está amamentando ou se aproxima da menopausa.
  • O tamanho do peito é muito grande

Além da cirurgia de aumento dos seios, as mulheres também podem realizar a cirurgia de redução dos seios se seus seios forem muito grandes, o que pode causar dor nos seios. Não apenas os seios que estão doloridos, as costas, o pescoço e os ombros também sentirão o mesmo desconforto se essa condição acontecer com você.
  • Fatores não hormonais

Além dos hormônios, você pode sentir dor nos seios por outros motivos. Este fator não hormonal é geralmente caracterizado por dor em queimação, dormência ou aperto no peito. Normalmente, isso é causado por distúrbios musculares. A dor na mama também ocorre continuamente fora do ciclo menstrual, atinge apenas uma das mamas, você não está grávida, está amamentando e já passou pela menopausa.
  • Infecção

A infecção mamária mais conhecida é a mastite, que é um bloqueio dos dutos de leite em mães que amamentam. As mulheres que não estão amamentando também podem contrair uma infecção mamária se germes ou bactérias entrarem na mama através de um mamilo machucado e, em seguida, entrarem em contato com esses germes através de roupas íntimas sujas.
  • Dor extramamária na mama

Essa dor na mama não vem da mama, mas sim da área ao redor, como a parede torácica. Essa dor geralmente desaparece por conta própria após você descansar, tomar analgésicos ou, em alguns casos, injeções de cortisona. [[Artigo relacionado]]

Como lidar com seios doloridos?

Aliviar a dor nos seios pode ser feito com etapas simples, como usar um sutiã que suporte bem os dois seios. Você também pode tomar suplementos que contenham cálcio ou medicamentos que contenham hormônios ou analgésicos, como ibuprofeno e paracetamol. Entretanto, se a dor nos seios for causada por coisas não hormonais, deve consultar um médico porque a medicação a tomar será ajustada à sua queixa. Procure não tomar remédios descuidadamente, principalmente se estiver em tratamento para curar certas doenças ou se estiver grávida ou amamentando. Não perca tempo para consultar um médico se sentir sintomas de dor nos seios, como:
  • Um ou ambos os seios estão mudando de tamanho
  • A forma do mamilo também muda (por exemplo, para que vá para a mama)
  • Descarga (não leite materno) do mamilo
  • Existem nódulos ao redor dos mamilos
  • A superfície da pele da mama está enrugada
  • Você sente um caroço ou inchaço em uma ou ambas as partes sob a axila ou no próprio seio.
Se a sua dor no peito não melhorar ou piorar após 2 semanas de tratamento, faça um novo exame.