Diferenças entre Arábica e Robusta e seus benefícios para a saúde

Existem mais de 100 tipos de café no mundo, mas dois deles que dominam o mercado mundial são o café Arábica e o café Robusta. Na verdade, qual é a diferença entre Arábica e Robusta? Para os amantes do café, saber a diferença entre esses dois tipos de café é crucial. O motivo é, diferentes tipos de café, o sabor também é diferente porque o conteúdo dos dois tem uma diferença significativa. Este conteúdo traz benefícios para a saúde do café arábica (Coffea arabica) e café robusta (Canephora de café) também tem uma diferença.

Diferença entre arábica e robusta

Aqui estão as diferenças básicas entre o café Arábica e Robusta:

1. Origem do café

O café arábica é uma planta que foi descoberta pela primeira vez na Etiópia. No entanto, esse café é amplamente cultivado em áreas com altitude de 610-1830 metros acima do nível do mar. Por outro lado, o café robusta pode ser cultivado nas terras baixas. Indonésia, Vietnã e Brasil são os três principais países exportadores desse tipo de café.

2. Preço

O café arábica controla 70% do mercado mundial de café com um preço mais alto do que o café robusta. Isso ocorre porque o cuidado do café arábica é mais complicado porque essa planta só pode crescer em um ambiente fresco, mas morrerá se o tempo estiver muito frio. Por outro lado, o café robusta pode crescer em climas quentes e não é suscetível a parasitas, por isso requer uma manutenção mais barata do que o arábica. No mercado, o café Robusta costuma ser processado em café instantâneo. As plantas de café arábica também são mais suscetíveis a pragas do que o café robusta. A diferença entre o arábica e o robusta também é observada em termos de produção, ou seja, a colheita do café arábica é de apenas cerca de 1.500-3.000 kg / hectare, enquanto o café robusta pode atingir até 2.300-4.000 kg / hectare.

3. Forma física

Fisicamente, o café Arábica é mais plano e oval do que os grãos de café Robusta. O café robusta que não foi moído em si tem formato ligeiramente redondo e tamanho menor do que o Arábica.

4. Prove

Para os amantes do café, o sabor dos grãos de café após a fermentação é o principal. Nesse caso, o café Arábica é considerado superior ao café Robusta porque tem um sabor mais leve do que o café Robusta. Um dos motivos da diferença entre o Arábica e o Robusta em termos de sabor é o teor de cafeína nos grãos de café. O café robusta contém 2,7 por cento de cafeína, enquanto o café arábica contém apenas 1,5 por cento de cafeína, de modo que o sabor do café robusta será mais amargo. A diferença entre o arábica e o robusta em termos de sabor também é influenciada pelo conteúdo lipídico dos mesmos. O café Arábica contém 60% mais lipídios e quase duas vezes mais açúcar natural do que o Robusta, o que torna o sabor do café Arábica mais doce. [[Artigo relacionado]]

Benefícios do café arábica e café robusta

A diferença no conteúdo do café Arábica e do café Robusta torna seus benefícios para a saúde também diferentes. O café arábica, por exemplo, é classificado como melhor em termos de melhoria da concentração e da memória, porque contém mais ácido clorogênico (CGA) do que o café robusta. Por outro lado, outro estudo revelou que o café Robusta tem um efeito melhor do que o café arábica em termos de prevenção de cáries. Isso ocorre porque a combinação do conteúdo de cafeína e fenol no Robusta é comprovadamente capaz de inibir a proliferação de bactérias. Lactobacillus acidophilus que contribuem para a cárie dentária. Além das diferenças entre o arábica e o robusta, ambos são tipos de café que geralmente trazem benefícios à saúde, tais como:
  • Reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2, especialmente quando tomado sem adição de açúcar
  • Reduz o risco de desenvolver a doença de Parkinson devido ao seu conteúdo de cafeína
  • Previne doenças do fígado e câncer de fígado
  • Manter a saúde cardíaca, como insuficiência cardíaca.
No entanto, você não deve consumir café Arábica ou Robusta em excesso, pois pode causar problemas de saúde indesejáveis.