A esclera do olho ou a parte branca do olho forma a parede de suporte do globo ocular. Esta parte branca é coberta pela conjuntiva ou membrana mucosa transparente que ajuda a lubrificar o olho. A esclera consiste em três partes. A primeira é a episclera, um tecido conjuntivo frouxo logo abaixo da conjuntiva. O segundo é
esclera adequada é o tecido branco denso que dá cor à área. Final,
lâmina fusca , ou a zona mais profunda consistindo de fibras elásticas.
Cor escleral
Se a esclera ficar amarela, consulte um médico imediatamente. A esclera geralmente é branca. Se a cor da esclera for amarela, significa que a pessoa tem problemas de fígado, como insuficiência hepática. Essa condição é chamada de icterícia e indica que o fígado não é mais capaz de filtrar o sangue adequadamente. Em casos raros, a esclera pode ficar azul. Este é um sintoma de doença
osteogênese imperfeita. Isso é causado pelo uso prolongado de drogas. Se você notar uma descoloração da esclera, chame seu médico imediatamente.
Doenças que afetam a esclera
A seguir estão algumas das doenças comuns que afetam a esclera do olho:
1. Esclerite
A esclerite é uma inflamação ao redor da esclera que faz com que o olho fique vermelho. Acredita-se que a esclerite seja o resultado de uma reação exagerada do sistema imunológico, fazendo com que os olhos ardam e doem. Alguns dos sintomas da esclerite são olhos lacrimejantes, visão reduzida, visão turva, sensibilidade à luz e vermelhidão da esclera.
2. Episclerite
A episclerite é a inflamação do revestimento da esclera do olho. Essa inflamação faz com que os olhos pareçam vermelhos e irritados. A episclerite geralmente parece olho-de-rosa ou conjuntivite, mas a episclerite não causa secreção ocular e a doença pode desaparecer por si mesma.
3. Alergias oculares
Os sintomas de alergia ocular podem ser causados por cosméticos, medicamentos ou poeira. Alergias oculares graves podem causar danos aos olhos e ameaçar a visão. As alergias podem causar inflamação crônica que danifica a córnea permanentemente. A causa das alergias oculares geralmente se deve a alergias sazonais ou sensibilidade a cosméticos, medicamentos ou poeira. Os colírios de venda livre contêm anti-histamínicos ou descongestionantes que podem reduzir os sintomas.
4. Calázio (cisto de pálpebra)
Um calázio (cisto meibomiano, cisto do tarso ou granuloma conjuntival) é uma inflamação das pequenas glândulas císticas nas pálpebras que geralmente incham. O calázio pode cobrir a esclera, interferindo na atividade. Mesmo assim, o calázio pode ser tratado com compressas mornas de antibióticos. Se o calázio piorar e causar alterações persistentes na visão, pode ser tratado cirurgicamente.
5. Melanose
A melanose é um depósito excessivo de melanina (pigmento) na superfície da esclera. Essa condição pode causar inflamação e desconforto na esclera do olho.
6. Coloboma escleral
O coloboma escleral é uma doença ocular que ocorre quando o bebê ainda está no útero. Essa doença é causada pela perda de tecido em uma parte do olho, como a íris, o cristalino ou a pálpebra.
7. Ectasia
Ectasia é o afinamento e protrusão da esclera. A ectasia ocorre como efeito colateral de trauma ou inflamação.
8. Chiqueiro (estilo de olho)
O chiqueiro é uma infecção das glândulas sebáceas na base dos cílios. Normalmente, os sintomas que surgem são espinhas vermelhas projetando-se nas bordas das pálpebras, cobrindo a área da esclera. Esta condição causa dor, vermelhidão, inchaço e irritação do globo ocular ou como se alguém o tivesse esfregado devido ao inchaço da pálpebra. O tratamento para o terçol é com uma compressa quente que é colocada na área dos olhos por 10 minutos. Se o chiqueiro vazar pus, limpe-o com água e sabão. A ruptura desse chiqueiro faz com que ele se torne plano. No entanto, se o chiqueiro crescer, doer e afetar sua visão, consulte um médico imediatamente. [[artigos relacionados]] Proteja sua visão e olhos com proteção para os olhos para evitar lesões. Use óculos de sol para se proteger dos raios ultravioleta. Pessoas com mais de 40 anos devem fazer um exame oftalmológico a cada dois anos. Já as pessoas com mais de 60 anos devem ter seus olhos examinados todos os anos. Se sentir os sintomas ou distúrbios acima, consulte um médico imediatamente para tratamento posterior. Para uma discussão mais aprofundada sobre a esclera do olho,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play.