Conheça os tipos de toupeiras e os riscos dos perigos que podem ocorrer

Todos devem ter pintas em algumas partes do corpo de cor preta ou marrom. As toupeiras podem aparecer sozinhas ou em grupos. A maioria das pessoas tem manchas desde a infância e assim permanecerão por 25 anos. Geralmente, o número de moles que uma pessoa possui chega a 10-40 pontos.

Causas do aparecimento de toupeiras

As manchas aparecem quando as células da pele crescem em um local e não se espalham pela pele como deveriam. Essas células, conhecidas como melanócitos, são o que dão pigmento à pele. A cor das toupeiras pode ficar preta ou marrom quando exposta ao sol, na adolescência ou durante a gravidez. Com o tempo, algumas toupeiras mudarão de forma, terão cabelos crescendo nelas ou até mesmo desaparecerão. No entanto, deve-se notar que as manchas também podem ser um sintoma de câncer.

Tipos de toupeiras, aparentemente não apenas um

Existem pelo menos dois tipos de manchas, a saber, nevos congênitos e nevos displásicos.

1. Nevos congênitos

Os nevos congênitos são manchas que estão presentes desde o nascimento e ocorrem em 1 em cada 100 pessoas. Este tipo de toupeira tem maior probabilidade de se transformar em melanoma (câncer), em comparação com as manchas que aparecem após o nascimento. Moles maiores que o diâmetro de uma borracha de lápis geralmente devem ser verificados imediatamente para evitar a propagação do câncer.

2. Nevo displásico

Os nevos displásicos são manchas maiores do que o tamanho real, com formato irregular. A cor da toupeira não é a mesma. É marrom escuro no centro, com bordas mais claras e textura irregular. Este tipo de toupeira também pode causar câncer. Uma pessoa que tem mais de dez manchas desse tipo terá 12 vezes mais probabilidade de ter câncer do que aquelas que têm apenas uma ou duas manchas.

Como descobrir o potencial de câncer em uma toupeira?

Freqüentemente, preste atenção ao formato de sua toupeira. Se necessário, você pode pedir ajuda à pessoa mais próxima para observá-lo. Preste mais atenção às toupeiras que são facilmente expostas à luz solar. Por exemplo, nas mãos, braços, tórax, pescoço, rosto, orelhas, pernas e costas. Se você acha que a mancha não mudou, as chances de desenvolver câncer são menores e você não precisa se preocupar muito com isso. A seguir estão os sinais de uma toupeira que pode se transformar em câncer. Você pode se lembrar disso com o termo ABCDE.
  • assimetria. Uma parte da toupeira não é igual às outras partes.
  • fronteira. As franjas ou bordas da toupeira são irregulares, desiguais ou difusas.
  • Cor. Por não terem a mesma cor, algumas peças ficam com uma cor mais clara, mais escura ou mesmo avermelhada.
  • Diâmetro. O diâmetro da toupeira excede o tamanho normal.
  • Evolução. As toupeiras mudam em termos de forma, tamanho e cor.
As manchas que parecem diferentes ou estranhas de outras manchas em seu corpo devem ser suspeitas de serem câncer. Quando a verruga mudar de tamanho (aumentar) e causar coceira, consulte imediatamente um médico. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Existem dois tipos de nevos, a saber, nevos congênitos e nevos congênitos. Ambos correm o risco de se transformar em câncer. No entanto, o que se deve suspeitar de risco de se transformar em câncer é o que parece diferente ou estranho, em comparação com outras manchas em seu corpo.