Explicação Protista Completa: Traços para Classificação

Protistas são seres vivos que não estão incluídos no grupo de animais, plantas, fungos e humanos. Este organismo possui muitos tipos. Alguns são úteis para a vida, outros são prejudiciais aos humanos porque podem ser a causa do surgimento de doenças. Os protistas do reino são divididos em três grupos principais, a saber, protistas semelhantes a animais ou protozoários, protistas semelhantes a fungos e protistas semelhantes a plantas ou algas. Esses seres vivos podem viver na água do mar, água doce ou parasitar outros seres vivos.

Características gerais de protistas

Cada tipo de protista tem suas próprias características especiais. Mas, em geral, existem características de protistas que podem ser conhecidas, tais como:
  • A respiração ocorre aerobicamente ou anaerobicamente
  • Alguns são autótrofos e alguns são heterótrofos
  • Geralmente unicelular, embora alguns sejam multicelulares, como algas marinhas
  • São coisas vivas eucarióticas porque já têm uma membrana nuclear
  • Pode reproduzir-se sexualmente e assexuadamente
  • Viva livremente ou em simbiose

Classificação de protistas

Os protistas do reino são classificados em três, a saber, protistas semelhantes a animais, protistas semelhantes a plantas e protistas semelhantes a cogumelos. Cada tipo de protista possui uma estrutura diferente.

1. Protistas semelhantes a animais

Protistas semelhantes a animais são o que chamamos de protozoários. Os protozoários podem se mover tão ativamente quanto os animais e podem se reproduzir sexualmente ou assexuadamente. A seguir estão as características completas de protistas semelhantes a animais.
  • É um protista unicelular com um tamanho de cerca de 10-200 m
  • A maioria deles são heterótrofos e têm locomoção
  • Não tem parede celular
  • Pode ser encontrado em vida livre ou como parasita de outros organismos
  • A reprodução pode ser feita sexualmente ou assexuadamente
Os protozoários são divididos em quatro tipos, a saber:

• Rhizopods (Sarcodina)

Rhizopods são protozoários que se movem usando pseudópodes (pseudópodes). Protistas desse tipo são heterótrofos e obtêm alimentos comendo outros organismos, como ciliados ou algas unicelulares. Rhizopods podem viver livremente em água doce, água do mar ou solo aquoso e úmido. Protistas desse tipo também podem viver como parasitas que causam doenças nos organismos em que vivem. Exemplos de rizópodes incluem ameba, actinópodes e foraminíferos.

• Flagelados (Zoomastigophora)

Flagelados são protozoários que se movem usando flagelos ou penas de chicote. Esses organismos vivem principalmente como parasitas em corpos humanos e animais. Enquanto uma pequena parte deles vive livremente na água do mar ou água doce. Exemplos de flagelados incluem Trypanosoma evansi, Trypanosoma cruzi, Giardia lamblia, Leishmania donovani e Leishmania tropica.

• Ciliates (Ciliophora)

Ciliados são protozoários que se movem usando cílios ou pêlos vibrantes. Os cílios presentes cobrem toda a superfície dos cílios uniformemente. Além de ajudar na movimentação, os cílios também são usados ​​para inserir alimentos em seu corpo. A forma dos ciliados varia muito em cada espécie. Exemplos de ciliados incluem Paramecium, Bursaria, Didinium, Coleps, Acineto, Stylonichia e Vorticella.

• Esporozoários (Apicomplexa)

Esporozoários são protozoários que não possuem locomoção. No entanto, esses organismos podem se mover de um lugar para outro através da corrente sanguínea do hospedeiro em que vivem. Os esporozoários vivem inteiramente como parasitas em humanos e animais, como pássaros e ratos. Esse tipo de protozoário entra no corpo do hospedeiro por meio de intermediários, como o Plasmodium, que pode entrar no corpo humano por meio de picadas de mosquito.

2. Protistas semelhantes a plantas

Alguns protistas semelhantes a plantas são unicelulares e alguns são multicelulares. Protistas semelhantes a plantas que são unicelulares são chamados de fitoplâncton, enquanto aqueles que são multicelulares são chamados de algas ou algas. Em geral, protistas semelhantes a plantas são divididos em sete, a saber:

• Euglenophyta

Euglenphyta são organismos unicelulares que possuem flagelos vacúolos contráteis, estigmas de captura de luz e cloroplastos. Esses organismos podem viver em heterótrofos ou autótrofos e se reproduzir assexuadamente por meio da fissão binária.

• Crisófita

As crisófitas são freqüentemente chamadas de algas marrom-douradas que vivem principalmente em água doce. Esses organismos têm pigmentos fotossintéticos clorofila A, clorofila C, xantofilas e pigmentos caroteno. Um exemplo desse protista semelhante a uma planta é Dinobryon.

• Bacillariophyta

Bacilliariophyta tem os mesmos componentes de pigmento fotossintético que crisófita e podem ser encontrados tanto na água doce quanto na água do mar. Este tipo de protista semelhante a uma planta também é conhecido como diatomácea. Diferente de outros protistas que tendem a desencadear doenças, as diatomáceas podem ser usadas para várias coisas úteis, como ser um indicador da qualidade da água e um indicador da idade dos fósseis. Exemplos de Bacilliariophyta incluem Triceratium pentacrinus, Arachnoidiscus ehrenbergi e Trinaria regina.

• pirrófita

As pirrófitas têm dois flagelos em forma de chicote, por isso são freqüentemente chamadas de dinoflagelados. Esses organismos geralmente vivem na água do mar. Um exemplo é Ceratium sp. Este protista semelhante a uma planta tem clorofila verde coberta por pigmento vermelho. À noite, ele será visto emitindo uma luz verde-azulada na água.

• rodófita

Rodófitas são algas vermelhas que se parecem com plantas com caules ramificados. Esses protistas funcionam para sustentar a vida dos recifes de coral e são freqüentemente usados ​​como ingredientes em pudins e sorvetes.

• Phaeophyta

Phaeophyta são referidos como algas marrons e só têm pigmentos de xantofila. Essas algas são geralmente usadas como ingredientes alimentares, fertilizantes e ingredientes para fazer cosméticos.

• Clorofita

O último tipo de protista semelhante a uma planta é a clorófita, também conhecida como algas verdes. Vive principalmente como plâncton, em solo úmido, neve ou forma uma simbiose com outros organismos.

3. Protistas semelhantes a fungos

Protistas semelhantes a fungos têm as seguintes características:
  • Eucariótica
  • Não tem clorofila
  • Pode produzir esporos
  • Heterotrófico
As características acima são bastante semelhantes às dos cogumelos. No entanto, esses organismos não são agrupados no reino funcional porque são estrutural e reprodutivamente diferentes dos fungos. Prostistas semelhantes a fungos são divididos em três, a saber, fungos aquáticos ou Oomycota, fungos viscosos ou Myxomycota e Acrasiamycota.

• Myxomicota

Myxomycota são protistas semelhantes a fungos, também conhecidos como fungos viscosos. O nome foi dado por causa de sua forma escorregadia, brilhante e úmida como a gelatina. Esses protistas também são os mais parecidos com cogumelos em comparação com o Oomycota e o Acrasiamycota. A maioria dos fungos viscosos é amarela, mas alguns são brancos e vermelhos. Este fungo tem uma função especial no ecossistema, nomeadamente como decompositor que irá desencadear o processo de decomposição em determinados organismos. Esses protistas semelhantes a fungos são encontrados em solo úmido, madeira podre e folhas.

• Oomycota

Oomycota são protistas semelhantes a fungos, também chamados de fungos. Existem muitos tipos desses organismos, alguns são unicelulares, alguns são multicelulares, que têm hifas finas, não são isoladas e têm muitos núcleos. Oomycota são organismos decompositores que decompõem organismos mortos. Esses protistas também podem viver como parasitas. Exemplos de Oomycota incluem Saprolegnia sp., Phythophthora sp e Phytophthora infestans.

• Acrasiomycota

Acrasiomycota são protistas semelhantes a fungos, quase semelhantes aos Myxomycota. Seu habitat está em locais que contêm sujeira e plantas podres. Esses protistas se reproduzem assexuadamente e sexualmente.

Doenças que podem ser causadas por protistas

Alguns protistas são realmente úteis para a vida humana. No entanto, existem vários tipos que podem desencadear a doença, incluindo:

• Malaria

Protozoários Plasmodium protistas podem causar malária. Ele vive como um parasita no corpo do mosquito e se o mosquito picar um ser humano, esses protistas irão se mover e causar interferência na produção de glóbulos vermelhos.

• Giardíase

A doença da giardíase é causada pelo protozoário protista Giardia e entra no corpo humano como um parasita por meio de alimentos ou água contaminados com fezes infectadas de humanos ou animais. Esse parasita também pode causar diarreia, dor abdominal e febre.

• Doença do sono e doença de Chagas

Os protozoários tirpanossômicos vivem como parasitas no corpo dos insetos e podem desencadear doenças como: doença do sono ou doença do sono e doença de Chagas. Os danos causados ​​por esses protistas podem ser fatais se não forem tratados imediatamente.