O colesterol é uma substância na forma de gordura encontrada nas células do corpo. O colesterol é necessário ao corpo para formar hormônios, vitamina D e ácidos biliares na digestão dos alimentos. Além de ser produzido pelo organismo, o colesterol também pode ser obtido a partir de fontes de alimentos de origem animal, como gemas de ovo, carnes e queijos. O colesterol no sangue consiste em HDL e LDL. HDL significa lipoproteína de alta densidade, nomeadamente o tipo de colesterol classificado como colesterol bom. O HDL transporta o colesterol de outras partes do corpo de volta para o fígado. O fígado então remove o colesterol do corpo. Enquanto LDL significa lipoproteína de baixa densidade, também conhecido como colesterol ruim. A razão pela qual esse tipo de colesterol é conhecido como colesterol ruim é que altos níveis de LDL podem causar o acúmulo de placas nas artérias. O teor de colesterol muito alto pode formar placas quando se combina com outras substâncias nos vasos sanguíneos. Esta condição causa estreitamento e endurecimento das artérias (aterosclerose), o que pode levar a ataques cardíacos e derrames. Relatado de Mulheres saudáveisO colesterol alto é um dos principais problemas de saúde vividos pelas mulheres. No entanto, muitas mulheres correm o risco de ter colesterol alto, mas não percebem isso. A seguir estão as medidas do colesterol total que são classificadas como normal, limite alto ou alto:
- Normal: menos de 200 mg / dL
- Limite alto: 200 a 239 mg / dL
- Alto: 240 mg / dL ou mais.
A razão pela qual as mulheres devem observar seus níveis de colesterol
Em geral, as mulheres têm níveis mais elevados de HDL ou colesterol bom do que os homens. Isso ocorre porque o hormônio estrogênio parece desempenhar um papel no aumento do HDL. No entanto, essa condição muda na menopausa. Muitas mulheres experimentam mudanças drásticas, onde os níveis de colesterol total e LDL aumentam, enquanto o colesterol HDL diminui. Após a menopausa, os níveis de colesterol flutuam. O colesterol também tende a aumentar à medida que as mulheres envelhecem. Além disso, os triglicerídeos (gorduras no sangue) também apresentam maior risco nas mulheres do que nos homens. Isso faz com que as mulheres tenham um risco maior de doenças cardíacas e derrames. Além disso, fatores genéticos e de estilo de vida também influenciam.Sintomas de colesterol alto em mulheres
Freqüentemente, não há sintomas femininos específicos de colesterol alto, então você pode nem notar. Os sintomas só aparecerão depois que o colesterol alto causar distúrbios nos vasos sanguíneos, como:- dor no peito (angina)
- fraqueza ou dormência nas mãos e pés
- distúrbios visuais em um olho
- dor ao caminhar.
Como lidar com o colesterol alto
Se o seu nível de colesterol estiver alto, há várias maneiras de superá-lo.1. Administração de drogas
A administração de medicamentos para baixar o colesterol, como as estatinas, é baseada no risco geral de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral decorrente do colesterol alto. Incluindo fatores não relacionados ao colesterol, como idade, genética, pressão arterial, tabagismo e açúcar elevado no sangue. Se você tiver certas condições, como:- Existe doença vascular
- Provado aterosclerose
- Alto risco de doenças cardíacas.
2. Dieta e estilo de vida
Aqui estão alguns exemplos de um estilo de vida saudável para aumentar os níveis de colesterol saudáveis e diminuir os níveis de colesterol ruim:- Mantenha o peso corporal ideal
- Não fume
- Faça exercícios por 30 minutos pelo menos cinco dias ou mais por semana. Um corpo inativo pode causar uma diminuição no nível do bom colesterol HDL.
- Coma alimentos que podem reduzir o LDL, como frutas, vegetais, proteína magra e fibras altamente solúveis, como feijão e grãos inteiros.
- Evite bebidas açucaradas, opte por água sem açúcar e chá.
- Coma alimentos que contenham quantidades adequadas de gorduras mono e poliinsaturadas, como as encontradas no azeite, nozes e peixes gordurosos, como o salmão.