Nos últimos anos, houve momentos nas notícias e nas redes sociais sobre um punhado de casos exibicionistas que incomodaram o público. Os perpetradores exibiram deliberadamente seus órgãos genitais para a vítima, de um local tranquilo a um local público onde havia relativamente muitas pessoas. Porém, nem todo mundo sabe o que realmente significa exibicionismo, então essa perversão sexual precisa ser entendida para evitar que outros casos potenciais apareçam.
O que significa exibicionista?
Exibicionismo vem da palavra exibicionismo, que é uma condição caracterizada pelo desejo, fantasia e ação de mostrar órgãos genitais a estranhos sem o consentimento da pessoa. Os exibicionistas têm um forte desejo de serem observados por outras pessoas quando se envolvem em atividades sexuais. Infelizmente, isso pode até torná-los mais excitados sexualmente. Essa condição está incluída no transtorno da parafilia ou desvio sexual. Os exibicionistas têm prazer em surpreender suas vítimas. No entanto, os exibicionistas geralmente se limitam a mostrar os órgãos genitais. O contato sexual direto com a vítima é raro, mas o perpetrador pode se masturbar enquanto se expõe e tem satisfação sexual com seu comportamento. O surgimento do exibicionismo geralmente começa na adolescência. Relatado de Manuais MSD , a maioria dos perpetradores, surpreendentemente, era casada, mas seus casamentos costumavam ter problemas. Os perpetradores costumam mostrar seus órgãos genitais a crianças pré-púberes, adultos ou ambos.Causa de exibicionista
Existem vários fatores que podem fazer com que uma pessoa experimente distúrbios exibicionistas. Esses fatores incluem transtorno de personalidade anti-social, abuso de álcool e tendências pedofílicas. Além disso, outros fatores podem estar associados, nomeadamente vivência de abuso sexual e emocional na infância ou prazer sexual na infância. Alguns perpetradores também têm outros desvios sexuais. Uma pessoa pode experimentar exibicionismo se atender aos seguintes critérios:- Tenha fantasias, desejos ou comportamentos repetitivos para aumentar a excitação sexual, expondo os órgãos genitais a estranhos por pelo menos 6 meses.
- Sentir-se tão pressionado pela necessidade de fazer esse comportamento que não consegue viver bem a vida (inclusive na família, no ambiente ou no trabalho).
Tratamento exibicionista
A maioria das pessoas com transtorno exibicionista não busca e recebe tratamento até serem apanhadas pelas autoridades. Se você ou alguém próximo a você tem transtorno exibicionista ou mostra sinais disso, é necessário um tratamento precoce. O tratamento geralmente envolve:Psicoterapia
Drogas
Grupo de suporte