O significado de exibicionismo, comportamento sexual desviante que precisa ser abordado imediatamente

Nos últimos anos, houve momentos nas notícias e nas redes sociais sobre um punhado de casos exibicionistas que incomodaram o público. Os perpetradores exibiram deliberadamente seus órgãos genitais para a vítima, de um local tranquilo a um local público onde havia relativamente muitas pessoas. Porém, nem todo mundo sabe o que realmente significa exibicionismo, então essa perversão sexual precisa ser entendida para evitar que outros casos potenciais apareçam.

O que significa exibicionista?

Exibicionismo vem da palavra exibicionismo, que é uma condição caracterizada pelo desejo, fantasia e ação de mostrar órgãos genitais a estranhos sem o consentimento da pessoa. Os exibicionistas têm um forte desejo de serem observados por outras pessoas quando se envolvem em atividades sexuais. Infelizmente, isso pode até torná-los mais excitados sexualmente. Essa condição está incluída no transtorno da parafilia ou desvio sexual. Os exibicionistas têm prazer em surpreender suas vítimas. No entanto, os exibicionistas geralmente se limitam a mostrar os órgãos genitais. O contato sexual direto com a vítima é raro, mas o perpetrador pode se masturbar enquanto se expõe e tem satisfação sexual com seu comportamento. O surgimento do exibicionismo geralmente começa na adolescência. Relatado de Manuais MSD , a maioria dos perpetradores, surpreendentemente, era casada, mas seus casamentos costumavam ter problemas. Os perpetradores costumam mostrar seus órgãos genitais a crianças pré-púberes, adultos ou ambos.

Causa de exibicionista

Existem vários fatores que podem fazer com que uma pessoa experimente distúrbios exibicionistas. Esses fatores incluem transtorno de personalidade anti-social, abuso de álcool e tendências pedofílicas. Além disso, outros fatores podem estar associados, nomeadamente vivência de abuso sexual e emocional na infância ou prazer sexual na infância. Alguns perpetradores também têm outros desvios sexuais. Uma pessoa pode experimentar exibicionismo se atender aos seguintes critérios:
  • Tenha fantasias, desejos ou comportamentos repetitivos para aumentar a excitação sexual, expondo os órgãos genitais a estranhos por pelo menos 6 meses.
  • Sentir-se tão pressionado pela necessidade de fazer esse comportamento que não consegue viver bem a vida (inclusive na família, no ambiente ou no trabalho).
A prevalência de exibicionista não é conhecida com certeza, mas estima-se que ocorra em cerca de 2 a 4 por cento da população masculina. No entanto, esse comportamento pode diminuir com a idade. Enquanto nas mulheres, essa condição é rara. [[Artigo relacionado]]

Tratamento exibicionista

A maioria das pessoas com transtorno exibicionista não busca e recebe tratamento até serem apanhadas pelas autoridades. Se você ou alguém próximo a você tem transtorno exibicionista ou mostra sinais disso, é necessário um tratamento precoce. O tratamento geralmente envolve:
  • Psicoterapia

A pesquisa mostra que a terapia cognitivo-comportamental é eficaz no tratamento do transtorno exibicionista. Essa terapia pode ajudar os indivíduos a identificar os gatilhos que causam os impulsos exibicionistas e a administrar esses impulsos de uma forma mais saudável, de modo que não mostrem mais seus órgãos genitais a outras pessoas. Outras abordagens psicoterapêuticas possíveis são o treinamento de relaxamento, treinamento de empatia, estratégias lidar (superação e controle de situações ou problemas) e reestruturação cognitiva (identificação e mudança de pensamentos que levam ao exibicionismo).
  • Drogas

Além da psicoterapia, os medicamentos também podem ser usados ​​para ajudar no tratamento dos exibicionistas. Essas drogas podem bloquear os hormônios sexuais, resultando na diminuição do desejo sexual. Essas drogas podem incluir leuprolida e acetato de medroxiprogesterona. Os exibicionistas devem obter aprovação de um médico para o uso dessas drogas. Periodicamente, o médico fará exames de sangue para monitorar o efeito do medicamento na função hepática. Além disso, o médico também realizará outros testes para medir os níveis de testosterona. Alguns medicamentos são comumente usados ​​para tratar a depressão e outros transtornos do humor, como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), também pode reduzir o desejo sexual, de modo que pode ser usado por médicos para tratar esse distúrbio sexual.
  • Grupo de suporte

Além de psicoterapia e medicamentos, os exibicionistas também receberão grupo de suporte ou aconselhamento em grupo. Esse aconselhamento envolve pessoas com o mesmo problema, mas também pode envolver profissionais de saúde mental. Este grupo tem como objetivo apoiar-se mutuamente para se livrar imediatamente do comportamento desviante. O aconselhamento em grupo pode ser muito útil para os perpetradores se recuperarem rapidamente, porque pode incentivá-los a parar de praticar seus maus hábitos, para que possam ser aceitos pela comunidade quando suas vidas voltarem ao normal. Portanto, para aqueles que têm potencial ou tendência para serem exibicionistas, contate imediatamente um psicólogo para obter a ajuda certa.