10 causas de contração muscular abdominal de acordo com a saúde

Você já sentiu seu estômago revirar? A contração estomacal é uma condição na qual ocorrem contrações nos músculos abdominais ou na área do trato digestivo. Isso pode variar de leve a grave. Pode ser causado por problemas musculares, digestivos ou psíquicos. Normalmente, espasmos abdominais não são um sinal de uma condição médica séria. No entanto, se começar a interferir nas suas atividades ou se vier acompanhado de outros sintomas, é claro que você deve ficar atento.

Causas de espasmos do estômago

Os espasmos abdominais direito e esquerdo podem confundi-lo quanto ao motivo disso acontecer. As causas dos espasmos do estômago, incluindo:

1. Tensão muscular

Quando os músculos abdominais são muito frequentes ou muito difíceis de trabalhar, isso pode fazer com que se contraiam. É provável que essa condição ocorra em pessoas que fazem exercícios extenuantes com frequência, especialmente abdominais e flexões . Além de espasmos abdominais, você também pode sentir dor no abdômen que piora com o movimento.

2. Constipação

A contração estomacal é um sintoma comum de prisão de ventre. Essa condição também é frequentemente caracterizada por defecar menos de três vezes por semana, fezes duras, flatulência e dificuldade para defecar.

3. Desidratação

A perda de eletrólitos devido à desidratação pode causar espasmos musculares em todo o corpo, incluindo o estômago. Quando você não tem eletrólitos suficientes, seus músculos começam a funcionar de forma anormal. Além de espasmos no estômago, outros sintomas de desidratação incluem sede, dor de cabeça, tontura e urina escura.

4. Acúmulo de gás no estômago

O excesso de gás que se acumula no estômago pode ser a causa dos espasmos enquanto os músculos do intestino tentam expelir o gás. Também pode fazer você se sentir inchado, com vontade de peidar e com dor de estômago.

5. Gastrite e gastroenterite

A gastrite é a inflamação do estômago, enquanto a gastroenterite envolve a inflamação do estômago e dos intestinos. Geralmente, essa condição é causada por uma infecção. A gastrite e a gastroenterite podem causar sintomas como espasmos abdominais, distensão abdominal, náuseas, dor abdominal e vômitos.

6. Doença inflamatória intestinal

As doenças inflamatórias intestinais, como a colite ulcerosa e a doença de Crohn, são condições inflamatórias crônicas. Ambas as condições podem causar espasmos no estômago. Além disso, outros sintomas de doença inflamatória intestinal incluem cólicas ou dores abdominais, diarreia, perda de peso, fadiga, suores noturnos, prisão de ventre e vontade frequente de urinar.

7. Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável (SII) é um grupo de sintomas associados à irritação do cólon. No entanto, ao contrário da doença inflamatória intestinal, essa condição não causa alterações no tecido intestinal. Mesmo assim, os sintomas são quase os mesmos que dores ou cólicas abdominais, espasmos abdominais, distensão abdominal e diarreia que às vezes se alternam com prisão de ventre.

8. Ileus

Íleo é uma condição em que os intestinos ficam "preguiçosos" para trabalhar. Isso pode ocorrer por vários motivos, como infecção, inflamação, cirurgia abdominal, uso de narcóticos, doença grave e falta de atividade física. Íleus faz com que os intestinos se encham de ar e fluidos, resultando em inchaço, dor e espasmos.

9. Estresse

O estômago embrulhado também pode ser um sinal de estresse. Essa é a maneira do corpo reagir à emoção. O corpo capta os sinais de estresse e estimula reações nervosas erráticas.

10. Ansioso

Quando você está ansioso, pode sentir um desconforto no estômago. Também pode ser acompanhada por uma sensação abdominal latejante. Não sem razão, a ansiedade pode afetar o sistema nervoso, causando espasmos. Os efeitos colaterais de certos medicamentos também podem causar cólicas estomacais. Além disso, algumas mulheres grávidas às vezes têm espasmos no estômago. Isso ocorre devido a mudanças no corpo durante a gravidez, contrações Braxton-Hicks (falsas contrações), aumento do hormônio progesterona, alongamento dos músculos uterinos e abdominais ou o movimento do feto no útero. [[Artigo relacionado]]

Como lidar com um estômago embrulhado

Para superar uma contração do estômago, é claro, depende da causa. No entanto, existem alguns remédios caseiros que você pode tentar aliviar:
  • Descanso . Os espasmos no estômago podem diminuir ao descansar e evitar exercícios que envolvam os músculos abdominais
  • compressa quente . Colocar uma garrafa de água ou uma compressa quente pode relaxar os músculos e aliviar a barriga.
  • Massagem . Massagear suavemente os músculos abdominais pode aumentar o fluxo sanguíneo e aliviar espasmos e cólicas estomacais
  • Beber água . Continue se certificando de que o corpo está hidratado bebendo mais água para que as contrações possam desaparecer lentamente
  • Banho de sal Epsom . Tomar banho com água morna usando sais de Epsom é um remédio caseiro amplamente usado para tratar cólicas e cólicas estomacais. A água quente pode relaxar os músculos, enquanto o sal de Epsom ajuda a aliviar as cólicas
  • Gerenciar o estresse . Mude sua ansiedade para algo mais positivo, como fazer exercícios, ler um livro e ligar para amigos para bater um papo e esquecer suas preocupações.
  • Consumo de fibra . Como o estômago embrulhado pode ser causado por prisão de ventre, o consumo de frutas e vegetais é capaz de manter um trato digestivo saudável e facilitar os movimentos intestinais
No entanto, se os espasmos abdominais não melhorarem, piorarem ou forem acompanhados por outros sintomas que interferem nas atividades, você deve consultar um médico. O médico fará um exame para determinar a causa e determinar o tratamento apropriado para sua reclamação.