8 maneiras de diminuir a creatinina para que os rins não prejudiquem

Como reduzir a creatinina é certamente necessário para manter os rins saudáveis ​​e funcionando adequadamente. Porque altos níveis de creatinina no sangue podem causar muitas doenças fatais. Conheça as várias maneiras de reduzir a creatinina abaixo para manter a saúde dos rins.

Como diminuir a creatinina que é fácil de fazer em casa

Existem várias maneiras de reduzir a creatinina que são fáceis de fazer em casa. A creatinina é um produto residual produzido pelos músculos. Quando os níveis de creatinina no sangue estão altos, os rins a filtram e excretam pela urina. Se uma pessoa tem problemas renais, a creatinina pode se acumular no sangue. Claro, você não quer que isso aconteça, quer? Algumas maneiras de reduzir a creatinina abaixo não são difíceis de fazer em casa. Vamos identificar os caminhos, por rins mais saudáveis!

1. Reduza o exercício extenuante

A primeira maneira de diminuir a creatinina é fazendo exercícios. Praticar exercícios regularmente é uma atividade saudável para o corpo. No entanto, se exercícios extenuantes forem realizados em excesso, os níveis de creatinina no sangue podem aumentar. Um estudo revelou que exercícios muito intensos podem aumentar a creatinina em resposta ao dano muscular durante o exercício. Converse com seu médico sobre os exercícios adequados e quão intensos eles devem ser.

2. Evite suplementos de creatina

Normalmente, os atletas e desportistas tomam suplementos de creatina para aumentar os níveis de creatinina no corpo, para melhorar o desempenho físico e muscular. Se você tem problemas renais e pretende diminuir o nível de creatinina, evite tomar suplementos de creatina.

3. Manter a hidratação corporal

Beba água regularmente A desidratação não é uma condição médica que deve ser ignorada. Além de causar sede, tontura e fraqueza, a desidratação pode prejudicar a saúde do coração e de outros órgãos importantes. Na verdade, a desidratação também pode aumentar os níveis de creatinina no corpo. Consumir bastante água é a forma mais adequada de prevenir a desidratação, para que o corpo evite níveis elevados de creatinina.

4. Reduza a porção de proteína

A próxima maneira de diminuir a creatinina é reduzir a porção de proteína. Muitos estudos demonstraram que o consumo de quantidades excessivas de proteína pode aumentar temporariamente os níveis de creatinina. Um dos alimentos protéicos que devem ser reduzidos é a carne vermelha. Se você costuma comer carne vermelha e outros alimentos ricos em proteínas (como laticínios), não se surpreenda se seus níveis de creatinina ficarem altos.

5. Coma alimentos fibrosos

Alimentos fibrosos, a chave para os níveis normais de creatinina A próxima maneira de diminuir a creatinina é comer alimentos fibrosos, como frutas e vegetais. Estudos demonstraram que alimentos fibrosos (frutas e vegetais) podem reduzir os níveis elevados de creatinina em pessoas com doença renal crônica. Embora mais pesquisas ainda sejam necessárias, não há nada de errado em comer alimentos fibrosos saudáveis.

6. Consumir plantas de sálvia

Os chineses acreditam que a planta da sálvia miltiorrhiza pode tratar a insuficiência renal e reduzir os níveis de creatinina. No entanto, o uso de sálvia miltiorrhiza tem efeitos colaterais, como coceira e dor de estômago.

7. Reduza o sódio

Uma dieta rica em sódio pode causar hipertensão e retenção de água. Isso causa altos níveis de creatinina no corpo. Portanto, reduza a dieta que contém sódio para que seus rins continuem a funcionar corretamente.

8. Beba chá de ervas

Chás de ervas como camomila, dente de leão ou folha de urtiga podem atuar como diuréticos. Beber um desses chás pode ajudar a reduzir os níveis de creatinina na urina ao urinar.

Causas de creatinina alta

Além dos problemas renais, existem outras causas de creatinina elevada que precisam ser conhecidas. Se você já sabe como diminuir a creatinina, saber a causa da creatinina elevada também é muito importante, para que possa evitá-la no futuro. A seguir estão as causas da creatinina alta:
  • Certos medicamentos, como antiinflamatórios não esteróides e antibióticos, como trimetoprima
  • Tomar suplementos de creatina
  • Comer alimentos ricos em proteínas com muita frequência
  • exercício extenuante
  • Função renal prejudicada
  • Pressão sanguínea baixa
  • Desidratação
Além dos fatores acima, existem doenças que causam níveis elevados de creatinina, a saber:
  • Diabetes
  • Tumor
  • Infecções como hepatite B e C, HIV, sífilis
  • Lúpus
Se você sofre de alguma das doenças acima, exames de sangue ou urina devem ser realizados regularmente para determinar o nível de creatinina no sangue.

Como você sabe seu nível de creatinina?

Os níveis de creatinina no corpo podem ser determinados por meio de exames de sangue ou urina. Ambos têm procedimentos diferentes. Porque os níveis normais de creatinina no sangue e na urina também são diferentes.
  • Exame de sangue de creatinina

O médico colherá seu sangue para uma amostra que poderá ser examinada posteriormente em um laboratório.

O nível normal de creatinina no sangue é de 0,6-1,2 miligramas por decilitro (mg / dL) para homens adultos e 0,5-1,1 (mg / dL) para mulheres adultas.

  • Teste de creatinina na urina

O seu médico irá pedir-lhe para colher uma amostra de toda a urina que passa ao urinar, dentro de 24 horas. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Além de saber como diminuir a creatina acima, exames de sangue e urina para determinar os níveis de creatinina no corpo são muito importantes. Porque, se estiver muito "relaxado" e não incomodar, você pode ser embalado e devorado pelos altos níveis de creatinina no corpo. Por isso, continue a consultar o seu médico sobre os seus níveis de creatinina, para que os seus rins se mantenham saudáveis ​​e evitem todo o tipo de doenças.