11 causas de dor, dor e tensão na mama

A causa da dor ou sensibilidade nos seios pode ser causada por muitas coisas. Uma das causas mais comuns de seios sensíveis e tensos é devido a alterações hormonais. Para não fazer suposições erradas sobre a saúde, vamos dar uma olhada nas avaliações a seguir sobre seios doloridos ou doloridos. Quando seus seios doem, você pode se preocupar se está sofrendo de uma doença grave, como o câncer de mama. Mas, na verdade, essa queixa é muito comum vivenciada por mulheres em todo o mundo e a maioria não é causada por uma condição grave. No mundo médico, a condição de mama dolorida também é conhecida como mastalgia. A mastalgia pode assumir a forma de seios doloridos ao toque, uma sensação de queimação ou uma sensação de aperto nos seios. [[artigo relacionado]] Mastalgia pode ser contínua ou ocasional. A dor pode ser de leve a insuportável. Qual é o verdadeiro gatilho por trás dessa condição?

O que faz com que os seios frequentemente pareçam doloridos e tensos?

Muitas coisas podem causar dor no peito. Aqui estão algumas das possíveis causas da sensibilidade mamária e sensibilidade ou dor quando pressionada.

1. Mudanças hormonais

O ciclo menstrual nas mulheres resultará em mudanças nos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona no corpo feminino. Esses dois hormônios podem desencadear alterações na mama, incluindo inchaço, rigidez e dor. Quando há alterações nesses dois hormônios, a dor no peito geralmente é sentida dois a três dias antes da menstruação. Às vezes, a dor pode durar enquanto ocorre a menstruação. Se você quiser ter certeza de que a dor nos seios que está sentindo é realmente devido à influência desses fatores hormonais, é necessário anotar cuidadosamente a data da menstruação e a sensibilidade nos seios. Depois de passar por dois períodos menstruais, você encontrará um padrão de seios doloridos antes desse período.

2. Cisto

Você já deve ter ouvido falar do movimento BSE. Este termo significa auto-exame das mamas e serve para detectar caroços ao redor dos seios. Se você encontrar um caroço durante uma BSE, você deve consultar um médico. Mas não há necessidade de entrar em pânico porque um caroço não significa necessariamente câncer de mama. Essa condição pode ser um cisto mamário. Conforme as mulheres envelhecem, a estrutura dos seios também muda. As glândulas mamárias da mama serão substituídas por gordura. Este processo é conhecido como involução. Como efeito colateral do processo, podem se formar cistos mamários. O local de aparecimento do cisto é geralmente na parte superior da mama e seu tamanho aumentará quando a paciente entrar no período menstrual. Embora nem sempre causem dor nas mamas, os cistos podem aumentar a sensibilidade das mamas.

3. Mastite

A mastite é uma infecção que ocorre nas glândulas mamárias. Essa condição pode ser causada pelo bloqueio das glândulas mamárias, de modo que o leite não pode sair suavemente. As bactérias podem então crescer na glândula bloqueada e desencadear uma infecção. Uma vez infectada, a mastite pode fazer com que os seios fiquem muito doloridos e inchados. O mamilo também pode estar vermelho, rachado, quente como queimação e com bolhas. As mães que amamentam podem até sentir febre com uma temperatura corporal de mais de 38,5 graus Celsius. Se essas condições ocorrerem, seu médico pode prescrever antibióticos para tratar a mastite. Não se esqueça de consultar seu médico sobre a segurança do uso desses antibióticos durante a amamentação. Por exemplo, se você pode continuar a amamentar seu bebê ou ter que desmamar mais cedo.

4. Outros problemas de saúde

Além dos problemas acima, o aparecimento de sintomas de seios doloridos também pode ocorrer se você sentir irritação na área ao redor dos seios, se tiver seios de tamanho desproporcional ou se tiver feito recentemente uma cirurgia de mama. Uma dieta desequilibrada também está associada ao aparecimento de dor no peito. Da mesma forma, se você está tomando certos medicamentos e fumando.

5. Sutiãs que não cabem

Um tamanho de sutiã muito pequeno ou muito grande pode realmente fazer com que os seios fiquem doloridos e apertados, o que pode causar desconforto. É por isso que aconselhamos sempre experimentar primeiro um sutiã, antes de comprá-lo.

6. Certos medicamentos

Certos medicamentos podem causar dor e desconforto nos seios, como medicamentos que afetam os hormônios reprodutivos, medicamentos para tratar distúrbios mentais e cardiovasculares (cardíacos). Consulte um médico para procurar medicamentos que não causem efeitos colaterais. Nunca interrompa a medicação sem a permissão do médico!

7. Lesão na mama

Assim como outras partes do corpo, os seios também podem sofrer lesões. Lesões mamárias geralmente ocorrem devido a acidentes, durante esportes ou cirurgias mamárias. A dor da lesão geralmente será aguda e aguda por vários dias a várias semanas. Consulte um médico se a dor ou sensibilidade não diminuir.

8. Complicações devido a implantes mamários

As complicações dos implantes mamários, sejam eles feitos de silicone ou soro fisiológico, podem causar dor. Uma das causas mais comuns de dor após a cirurgia de implante mamário é quando o tecido se acumula muito apertado ao redor do implante. A sensibilidade nos seios também pode ser uma indicação de que um de seus implantes se rompeu. Converse com seu médico se a dor persistir para determinar se está relacionada a implantes mamários ou não.

9. Amamentação

A amamentação às vezes pode ser uma fonte de dor na mama. Algumas das coisas que fazem você sentir dor durante a amamentação incluem a maneira inadequada do bebê de sugar o mamilo, mordê-lo ou sentir pele seca e rachada. Dor durante a amamentação é comum. Mas se a dor não passar, você deve consultar um médico para ajudá-lo a resolver o problema.

10. Câncer de mama

A pior coisa que pode acontecer quando seus seios estão doloridos é por causa dos sintomas do câncer de mama. Geralmente, o câncer de mama não é incomum para causar dor, mas isso não significa que seja impossível. Como câncer de mama inflamatório ou câncer de mama inflamatório, citados em Medicina Johns Hopkins, esse tipo de câncer causa dor, mas é raro, sendo responsável por 1 a 5 por cento dos casos de câncer nos Estados Unidos. O câncer de mama inflamatório faz com que a mama fique vermelha ou descolorida, inchada ou pesada e dolorida. A pele da mama também pode engrossar ou formar covinhas. Se você estiver preocupado com câncer inflamatório ou inflamação da mama, consulte seu médico imediatamente para exames adicionais.

11. Drogas

Existem vários medicamentos que podem causar dor nas mamas, por exemplo:
  • Drogas que afetam os hormônios reprodutivos
  • Medicamentos prescritos para saúde mental
  • Tratamento cardiovascular.
Alguns diuréticos, anadrol e medicamentos para infertilidade também podem causar dor nas mamas. Consulte seu médico se esses medicamentos causarem efeitos colaterais, como seios doloridos. Dessa forma, os médicos podem prescrever outros medicamentos com efeitos colaterais mínimos.

Quando você deve ir ao médico para um exame doloroso da mama?

Você deve entrar em contato com o seu médico se sentir dor juntamente com qualquer um dos seguintes sintomas:
  • descarga de sangue ou líquido claro do mamilo
  • Novos caroços com início de dor, caroços que não desaparecem após o período menstrual
  • Dor contínua nos seios
  • Experimentando sinais de infecção mamária, como vermelhidão, pus ou febre
  • Vermelhidão da pele da mama que pode aparecer como erupção, poros dilatados e possível espessamento da pele
Em geral, você não precisa se preocupar se sentir os seios doloridos ou sensíveis. A causa pode ser alterações hormonais e não uma doença grave como o câncer. Mas se a dor no peito não passar e for seguida pelos sintomas ou sinais mencionados acima, você deve consultar um médico. Dessa forma, a causa da dor pode ser identificada com certeza e o tratamento pode ser administrado imediatamente.