Localização normal do útero e tipos de anormalidades que podem aparecer

A localização do útero normal de uma mulher pode mudar de acordo com as condições. Em mulheres grávidas, a localização do útero certamente será diferente de mulheres que acabaram de entrar na puberdade. Mesmo assim, ainda existem limites que distinguem as posições uterinas normais e anormais. Mulheres com útero localizado de maneira anormal podem apresentar vários sintomas, como dor vaginal, dor durante a menstruação e desconforto durante o sexo. Anormalidades na localização do útero também podem ser causadas por doenças como endometriose e miomas uterinos.

Esta é a localização normal do útero no corpo da mulher

O útero faz parte dos órgãos reprodutivos femininos que desempenham um papel no processo menstrual para a gravidez. O útero tem três partes, nomeadamente o fundo do útero (a parte superior do útero), o corpo do útero que é a parte média e o colo do útero ou colo do útero na parte inferior, perto da vagina. A posição normal do útero é na parte superior posterior da bexiga e na frente do reto, que é chamada de anteversão uterina. Em adultos, a posição do útero tende a se inclinar para a frente, em direção ao estômago. No entanto, a localização normal do útero pode realmente mudar ligeiramente, dependendo da condição da bexiga. Quando a bexiga está vazia, o útero parece um pouco mais avançado. Então, quando a bexiga começar a encher, com o tempo sua posição mudará ligeiramente para trás.

Retroversão uterina, uma posição anormal comum do útero

A posição anormal do útero que freqüentemente ocorre é a retroversão do útero. Isso significa que o útero, normalmente localizado voltado para o estômago, agora está ligeiramente inclinado para trás e, portanto, voltado para a coluna. Mulheres com essa condição não podem ser chamadas de útero anormal. Porque a única coisa que muda é a sua posição e não a sua função. A retroversão uterina não torna difícil para uma mulher engravidar. No entanto, às vezes essa condição pode ser um sinal de anormalidades nos órgãos reprodutivos, como endometriose, por exemplo. A endometriose é o que afetará a fertilidade e não a localização do útero. A maioria das mulheres com retroversão uterina não apresenta sintomas. No entanto, alguns outros podem apresentar sintomas como:
  • Dor na vagina ou parte inferior das costas durante o sexo
  • Dor durante a menstruação
  • Dificuldade em usar tampões
  • Micção frequente
  • A bexiga parece pressão
  • Ter uma infecção do trato urinário
  • A parte inferior do abdômen parece um pouco para baixo

As anomalias uterinas podem ser evitadas?

Se a retroversão uterina ocorrer desde o nascimento, é claro que isso será muito difícil de prevenir. Anormalidades na localização do útero que ocorrem sem serem desencadeadas por qualquer doença e sem sintomas não são, na verdade, uma condição perigosa. No entanto, você pode prevenir doenças que podem fazer com que o útero vire de cabeça para baixo, como miomas e endometriose. Veja como.

1. Exercite-se regularmente

Praticar exercícios regularmente, pelo menos 4 horas por semana, pode ajudar a eliminar os níveis de gordura do corpo. Com a redução da gordura, a circulação do hormônio estrogênio no corpo será mais suave e a endometriose pode ser prevenida. Os exercícios também tornam o fluxo sanguíneo para o útero mais suave, para que o útero seja mais saudável.

2. Evite o consumo excessivo de álcool

O consumo excessivo de álcool pode aumentar os níveis de estrogênio no corpo. O excesso de estrogênio tem sido associado a um risco aumentado de endometriose.

3. Limitar o consumo de cafeína

O consumo excessivo de cafeína também pode aumentar os níveis de estrogênio no corpo. Reduzir a ingestão diária de cafeína pode prevenir a endometriose e os miomas uterinos ao mesmo tempo.

4. Aumente o consumo de vegetais

Comer muitos vegetais, especialmente brócolis, couve-flor e repolho pode ajudar a melhorar a circulação do estrogênio no corpo. [[artigos relacionados]] A localização do útero normal e anormal pode ser determinada com certeza por meio de um exame médico. Se você sentir alguns sintomas relacionados à função reprodutiva, consulte imediatamente um ginecologista (Sp.OG).